A Bontrager Velocis é uma sapatilha projetada para ciclismo de estrada que conta com um fecho de velcro, uma trava BOA IP1 para fixação e sola de dureza 10 de 14 possíveis na classificação do fabricante.
Principais Tecnologias
inForm Pro - Trata-se de um projeto ergonômico que garante um ajuste preciso da sapatilha ao pé, proporcionando transferência imediata de potência sem desconfortos.
Sola Silver Series - Com composição de 70% em fibra de vidro e 30% carbono, a sola proporciona uma boa rigidez, mas mantém flexibilidade suficiente para longas horas de pedal.
Trava Boa IP1 - O modelo possui micro-ajuste tanto para apertar quanto para soltar. Além disso, a amarração pode ser liberada rapidamente ao puxar a trava.
Características
Tamanhos - 41 UE, 42 UE, 43 UE, 44 UE e 45 UE.
Cores - Rosa / Preto ou Branca
Peso aferido - 250g cada pé
Primeiras impressões
A primeira vista, o que chama mais a atenção é a cor vibrante da sapatilha. Com um rosa brilhante na parte anterior do cabebal, trata-se de uma sapatilha que não tem como não ser vista - goste você disso ou não. Se você não for fã do brilho, certamente a versão branca vai agradar mais.
No geral, o acabamento é muito bom, com costuras bem feitas e aparentando resistência. A maior parte da ventilação fica na língua, na ponta e na parte posterior do cabedal, deixando a lateral mais lisa, proporcionando um visual bem limpo para a sapatilha - algo ainda mais notável graças a trava única.
Na parte de baixo, a sola traz apenas a indicação de dureza 10 e uma pequena régua de micro-ajustes. A pequena quantidade de marcações pode dificultar um pouco na hora de trocar os taquinhos
Além disso, a sola fica desencostada da palmilha e existe um duto de ventilação que passa pela região, teoricamente reduzindo a temperatura da parte de baixo do pé. A ponta e a lateral dianteira são feitas de um material um pouco mais emborrachado, que é mais resistente e fácil de limpar. Além disso, a parte preta é reflexiva.

O Teste
A sapatilha Bontrager Velocis foi testada ao longo de 3 meses em pedais na estrada em diferentes condições climáticas e também em treinos no rolo. A sapatilha não foi testada na chuva.
Conforto
A Velocis não apresenta muitas regiões almofadadas por dentro, por isso o conforto do modelo não é super elevado. Todavia, em nenhum momento sentimos formigamentos ou desconfortos maiores - ela apenas é mais "seca" no pé.
Nos primeiros pedais, sentimos uma pequena pressão da língua na curva entre o pé e a canela, mas a sensação era mais presente no começo da pedalada, antes do corpo aquecer. De uma forma ou de outra, depois de alguns pedais, a sapatilha assentou no pé e a maioria dos pontos de pressão
desapareceu.
Mesmo sem pegar dias de calor extremo, pudemos sentir que a Velocis é relativamente quente, provavelmente fruto da pequena quantidade de furos de ventilação. No frio, porém, ela mostrou-se ideal, mantendo os pés bem aquecidos. Todavia, tanto conforto no pé como temperatura são fatores extremamente pessoais.
Na hora de caminhar, a borracha traseira ofereceu um bom suporte e a leve flexibilidade da sola permite andar curtas distâncias sem dificuldades. Mesmo feito de material duro, as borrachas de apoio apresentaram boa aderência em pisos escorregadios e molhados - algo nem sempre comum em sapatilhas de estrada.
Ajuste
O que mais agradou foi a trava BOA IP1 única, que proporciona muita agilidade de ajuste. Aqui, fica uma anotação pessoal. Meu pé incha muito depois de quente e, frequentemente, preciso parar para abrir a sapatilha depois de alguns quilômetros. Com a Velocis, esse problema era facilmente resolvido soltando o botão de regulagem de aperto em alguns clicks.

Na hora dos sprints, brincar de ciclistas profissional e apertar a sapatilha também foi igualmente fácil. Outro destaque é o destravamento rápido da BOA IP1. Para destravar, basta puxar o botão para cima - um fator muito positivo quando chegamos de um pedal cansativo, por exemplo.
Rigidez
Na hora dos sprints, acelerações na subida e nos treinos de explosão no rolo, pudemos sentir a excelente rigidez da sola. Apesar de ser classificada "apenas" como 10 de 14 durezas possíveis, não sentimos problemas de flexão ou perda de potência.

Puxando o pé para cima, a sapatilha fica bem presa, embora a região do calcanhar pudesse oferecer um pouco mais de suporte para evitar a subida do pé.
Pros
-Ajustabilidade
-Rigidez na medida certa
Contras
-Não muito ventilada
Conclusão
A Bontrager Velocis é uma excelente pedida para o ciclista amador que adora desempenho elevado e um equipamento capaz de enfrentar tanto provas quanto treinos. Ela é rígida o suficiente para pedais mais longos e acelerar com força, mas sem perder o conforto para pequenas "caminhadas até o balcão do café", porém ela pode ser um pouco quente para algumas pessoas em dias de mais calor.
Sua trava BOA Ap1, modelo topo de linha, oferece excelente velocidade e precisão de ajuste.
Mais informações no site oficial da Trek.
Relacionados