home

Teste - Sapatilha Bontrager Velocis 2017


31 AGO, 2017     Gustavo Figueiredo    
     


A Bontrager Velocis é uma sapatilha projetada para ciclismo de estrada que conta com um fecho de velcro, uma trava BOA IP1 para fixação e sola de dureza 10 de 14 possíveis na classificação do fabricante.

Foto 64292

Principais Tecnologias

inForm Pro - Trata-se de um projeto ergonômico que garante um ajuste preciso da sapatilha ao pé, proporcionando transferência imediata de potência sem desconfortos.

Sola Silver Series - Com composição de 70% em fibra de vidro e 30% carbono, a sola proporciona uma boa rigidez, mas mantém flexibilidade suficiente para longas horas de pedal.

Trava Boa IP1 - O modelo possui micro-ajuste tanto para apertar quanto para soltar. Além disso, a amarração pode ser liberada rapidamente ao puxar a trava.

Características

Tamanhos - 41 UE, 42 UE, 43 UE, 44 UE e 45 UE.
Cores - Rosa / Preto ou Branca
Peso aferido - 250g cada pé

Primeiras impressões

A primeira vista, o que chama mais a atenção é a cor vibrante da sapatilha. Com um rosa brilhante na parte anterior do cabebal, trata-se de uma sapatilha que não tem como não ser vista - goste você disso ou não. Se você não for fã do brilho, certamente a versão branca vai agradar mais.

Foto 64293

No geral, o acabamento é muito bom, com costuras bem feitas e aparentando resistência. A maior parte da ventilação fica na língua, na ponta e na parte posterior do cabedal, deixando a lateral mais lisa, proporcionando um visual bem limpo para a sapatilha - algo ainda mais notável graças a trava única.

Foto 64082
Foto 64083

Na parte de baixo, a sola traz apenas a indicação de dureza 10 e uma pequena régua de micro-ajustes. A pequena quantidade de marcações pode dificultar um pouco na hora de trocar os taquinhos

Além disso, a sola fica desencostada da palmilha e existe um duto de ventilação que passa pela região, teoricamente reduzindo a temperatura da parte de baixo do pé. A ponta e a lateral dianteira são feitas de um material um pouco mais emborrachado, que é mais resistente e fácil de limpar. Além disso, a parte preta é reflexiva.

Foto 64291

O Teste

A sapatilha Bontrager Velocis foi testada ao longo de 3 meses em pedais na estrada em diferentes condições climáticas e também em treinos no rolo. A sapatilha não foi testada na chuva.

Foto 64283

Conforto
A Velocis não apresenta muitas regiões almofadadas por dentro, por isso o conforto do modelo não é super elevado. Todavia, em nenhum momento sentimos formigamentos ou desconfortos maiores - ela apenas é mais "seca" no pé.

Foto 64086
Interior da Velocis sem a palmilha

Nos primeiros pedais, sentimos uma pequena pressão da língua na curva entre o pé e a canela, mas a sensação era mais presente no começo da pedalada, antes do corpo aquecer. De uma forma ou de outra, depois de alguns pedais, a sapatilha assentou no pé e a maioria dos pontos de pressão
desapareceu.

Mesmo sem pegar dias de calor extremo, pudemos sentir que a Velocis é relativamente quente, provavelmente fruto da pequena quantidade de furos de ventilação. No frio, porém, ela mostrou-se ideal, mantendo os pés bem aquecidos. Todavia, tanto conforto no pé como temperatura são fatores extremamente pessoais.

Foto 64085
A Velocis não é uma sapatilha super ventilada
Foto 64088
Parte do calcanhar da Velocis

Na hora de caminhar, a borracha traseira ofereceu um bom suporte e a leve flexibilidade da sola permite andar curtas distâncias sem dificuldades. Mesmo feito de material duro, as borrachas de apoio apresentaram boa aderência em pisos escorregadios e molhados - algo nem sempre comum em sapatilhas de estrada.

Ajuste
O que mais agradou foi a trava BOA IP1 única, que proporciona muita agilidade de ajuste. Aqui, fica uma anotação pessoal. Meu pé incha muito depois de quente e, frequentemente, preciso parar para abrir a sapatilha depois de alguns quilômetros. Com a Velocis, esse problema era facilmente resolvido soltando o botão de regulagem de aperto em alguns clicks.

Foto 64084

Na hora dos sprints, brincar de ciclistas profissional e apertar a sapatilha também foi igualmente fácil. Outro destaque é o destravamento rápido da BOA IP1. Para destravar, basta puxar o botão para cima - um fator muito positivo quando chegamos de um pedal cansativo, por exemplo.

Rigidez
Na hora dos sprints, acelerações na subida e nos treinos de explosão no rolo, pudemos sentir a excelente rigidez da sola. Apesar de ser classificada "apenas" como 10 de 14 durezas possíveis, não sentimos problemas de flexão ou perda de potência.

Foto 64294

Puxando o pé para cima, a sapatilha fica bem presa, embora a região do calcanhar pudesse oferecer um pouco mais de suporte para evitar a subida do pé.

Pros

-Ajustabilidade
-Rigidez na medida certa

Contras

-Não muito ventilada

Conclusão

A Bontrager Velocis é uma excelente pedida para o ciclista amador que adora desempenho elevado e um equipamento capaz de enfrentar tanto provas quanto treinos. Ela é rígida o suficiente para pedais mais longos e acelerar com força, mas sem perder o conforto para pequenas "caminhadas até o balcão do café", porém ela pode ser um pouco quente para algumas pessoas em dias de mais calor.

Foto 64280

Sua trava BOA Ap1, modelo topo de linha, oferece excelente velocidade e precisão de ajuste.

Mais informações no site oficial da Trek.



Comentários



Relacionados