home

Teste - Rack SeaSucker Mini Bomber


16 MAI, 2016     Gustavo Figuereido    



O SeaSucker Mini Bomber é um rack de transporte de bicicletas que aposta em ventosas de sucção para prender-se ao carro, criando um mecanismo que alia praticidade e simplicidade para levar sua bike. A marca é famosa pelo seu rack para transportar uma bike, mas também tem modelos para 3 e, o modelo que testamos, para 2 bicicletas.

imagem
SeaSucker Mini Bomber

A marca é pioneira nessa tecnologia, desenvolvendo e produzindo seus produtos nos Estados Unidos. A marca também atende setores até mais exigentes como a de produtos náuticos, onde o sol e a maresia entram como elementos desafiadores.

Ficha Técnica

- Carrega duas bicicletas de até 20.5kg cada
- Pode ser preso no teto, porta-malas ou traseira do carro
- Fixação em metal, vidro ou fibra de vidro
- Corpo em poliuretano de alta densidade com 3/4" de espessura
- Dois suportes reforçados para eixos de 9mm incluidos
- Quatro ventosas SeaSucker no corpo com capacidade de carga de 95kg cada
- Área de aproximadamente 68,58 X 20 cm
- Peso de aproximadamente 5,4 kg
- Preço: R$ 2,890
- Garantia - A garantia dos racks SeaSucker são as mesmas de qualquer outro rack e cobre danos causados apenas por defeitos de fabricação durante um ano.

imagem
SeaSucker Mini Bomber

Tecnologias

Sistema de fixação
Utilizando a sucção conseguida através de uma bomba embutida em cada ventosa, prender o Mini Bomber é bem simples. Basta limpar com um pano a superfície de instalação, colocar o equipamento no local desejado e acionar a bomba de cada ventosa até atingir a pressão máxima.

Suporte regulável
Para permitir a fixação de bikes com guidão mais largo lado a lado, o suporte do garfo pode ser fixado em 3 ângulos diferentes, garantindo mais espaço.

O Rack

A grande vantagem desse tipo de rack é que ele não é específico para um tipo de carro ou longarina. Temos muitas opções de racks no mercado, mas alguns são extremamente específicos, ou seja, se você trocar de carro, pode ser que tenha que trocar de rack.

imagem
SeaSucker Mini Bomber

Além disso, como a instalação leva menos de 3 minutos, fica fácil usá-lo em outro carro. Então, se você tiver que pegar um carona com um amigo, basta instalar rapidamente o rack no carro dele.

Uma outra vantagem é que apesar da fixação mais comum ser no teto do carro, também é possível fazer algumas montagens alternativas. Em um sedan, é possível colocar apenas a frente da bike no teto e a roda traseira acima da mala - uma posição um pouco mais aerodinâmica e segura. Já em SUV´s, dependendo da altura do veículo, é possível fixar a bike totalmente na vertical, tomando cuidado apenas para não obstruir a placa ou a visão do motorista.

O Mini Bomber é um modelo que pode levar 1 ou 2 bicicletas, desde que elas pesem menos do que 20,5kg cada. Na parte que segura o garfo, ele conta com 4 ventosas de 6 polegadas com grande capacidade de fixação, sendo quase impossível arranca-lo do carro mesmo que propositalmente. Ele ainda vem com duas ventosas equipadas com tiras de 15 cm para a fixação das rodas traseiras. O kit ainda inclui uma ventosa extra.

imagem
Tem um Sedan ou um SUV ? Não se preocupe! Você pode montar o SeaSucker de diferentes formas

Para prender o garfo, o Mini Bomber ainda utiliza um sistema de blocagens simples: em eixos de 9mm x 100mm, basta encaixar o garfo diretamente e apertar a blocagem. Para eixos de 15mm ou 20mm, basta usar um outro suporte que encaixa diretamente essas medidas ou um adaptador, que permite usar os dois tamanhos, sendo mais conveniente. Para os diâmetros maiores, o próprio eixo do garfo é usado na montagem.

O Teste

Instalação
O rack vem praticamente montado, com os copos de sucção já aparafusados no corpo principal. A única parte que é preciso aparafusar é o suporte do garfo no corpo principal. Basta uma chave allen e uma chave de boca para segurar a porca e em menos de um minuto está pronto. Esse suporte não precisa ser mais desmontado, a não ser que você queira usar um outro tamanho de eixo sem usar um adaptador.


A instalação no carro é ainda mais simples, uma vez que não precisa de ferramentas. Basta limpar a superfície onde será montado (a parte do teto ou o vidro traseiro do carro) com um pano úmido, apoiar cada copo de sucção com uma pequena pressão e bombear através do botão. Como são 4 copos no corpo principal e um para cada roda traseira, basta repetir o processo 5 ou 6 vezes para cada copo. Depois, basta tirar a roda dianteira da bike, prendê-la na blocagem do rack e fixar a roda traseira com o velcro que vem no copo específico.

imagem
SeaSucker Mini Bomber

Todo o procedimento de instalação leva menos de 5 minutos, na verdade, mesmo sem prática, conseguimos instalar o rack + bike em menos de 2 minutos e meio. Para removê-lo, basta puxar com os dedos em uma região específica da borracha do copo. Também não é preciso ferramentas.

Segurança ao estacionar
O rack é leve e fácil de carregar, mas como não é muito grande você pode optar por deixá-lo dentro do carro. A desvantagem desse sistema é que, por não precisar de ferramentas para desinstalar, um ladrão poderia simplesmente roubá-lo com bike e tudo. Pensando nisso, a Sea Sucker oferece algumas soluções.

O corpo do rack tem um pequeno buraco onde é possível passar um cabo de aço. Dessa forma pode-se trancar o rack à bicicleta e/ou ao carro. Para o carro, existem dois tipos de âncoras de metal - uma que pode ser presa ao vidro e outra presa à porta. Basta então passar o cabo de aço por dentro dessa âncora. Uma opção mais simples e segura é passar o cabo de aço pela longarina do carro, mas claro, se esse for um item presente no veículo.

imagem
SeaSucker Mini Bomber

Esse é o único ponto fraco que encontramos no SeaSucker: é preciso comprar um cabo de aço extra e uma âncora, caso você queira parar seu carro na rua com as bikes trancadas. Em termos de segurança das âncoras, a de vidro tem a desvantagem óbvia de que basta quebrar o vidro para comprometer o sistema - porém, nesse caso, o alarme do carro irá tocar. Já o suporte da porta, se bem instalado, vai precisar de alguma ferramenta maior pra ser comprometido. Também é possível usar as duas soluções simultaneamente.

Algumas marcas de rack possuem soluções mais seguras, com estruturas que trancam a bicicleta e rack com chaves, mas também existem racks menos seguros, onde basta desamarrar ou cortar uma tira para roubar as bicicletas. Também vale lembrar que alguns racks vão precisar de um carro com longarina de qualquer maneira. Podemos dizer que o SeaSucker oferece um nível de segurança intermediário.

Em movimento
Usamos o rack em um Honda Fit, montando as bicicletas diretamente no teto. Notamos uma coisa diferente de outros racks ao dirigir: o barulho do teto "afundando" de vez em quando. Como o teto dos veículos é menos rígido no centro da chapa, a SeaSucker recomenda que o rack seja instalado o mais próximo das bordas. De qualquer forma, esse detalhe não atrapalha em nada a direção, é apenas algo perceptível de vez em quando.

Quanto à segurança do rack continuar grudado e não sair voando do teto com bike e tudo, basta ver os vídeos oficiais do produto. Muitos testes foram feitos nas mais diversas situações e a empresa afirma não ter tido um único problema no mundo todo desde o seu lançamento há cerca de cinco anos. E como já dissemos antes, a empresa é pioneira nesta tecnologia, possui fabricação própria e também atende o setor náutico. Vale lembrar que a instalação correta é fundamental de qualquer forma e não se deve tentar instalar numa superfície suja ou deixar de bombear até o limite.

imagem
SeaSucker Mini Bomber

Da nossa parte, já dirigimos mais de mil quilômetros sem nenhum medo. Em uma viagem de pouco mais de 300 quilômetros, todas as vezes que paramos verificamos que todas os copos de sucção estavam totalmente presos. É possível fazer essa verificação simplesmente vendo o botão de acionamento da bomba... ele volta para a posição original mostrando uma parte branca. Já pegamos chuva e estradas de terra com a bike balançando de um lado pro outro, sem qualquer problema.

Manutenção
A única coisa que é preciso fazer com frequência é encaixar uma tampa plástica de proteção dos copos de borracha a cada uso e mantê-las limpas. A SeaSucker também indica que depois de 1 ano (ou se houver um comportamento anormal), se lubrifique cada botão da bomba no copo de sucção. A graxa já vem com o rack.

Vídeo de divulgação



Pros

- Flexibilidade no uso
- Aerodinâmica

Contras

- Itens de segurança opcionais

Conclusão

O SeaSucker Mini Bomber oferece vantagens que nenhum outro sistema consegue igualar. É possível instalar rapidamente em qualquer carro sem precisar de qualquer adaptação. Uma montagem mais aerodinâmica é também possível em carros Sedan e SUVs.

O ponto fraco é que para manter as bicicletas seguras ao estacionar na rua, é preciso comprar separadamente um cabo de aço, e se o seu carro não tiver longarina, âncoras de fixação.

Site Sea Sucker Brasil


Fotos (14)

foto 0 -  foto 1 -  foto 2 -  Mais Fotos

Comentários



Relacionados