Teste Princeton Tec Corona Extreme

Iluminando seu caminho!


16 JAN, 2008     Pedro Cury    



Com passeios e até provas noturnas cada vez mais frequentes, resolvemos testar o que seria um bom produto para resolver a questão da iluminação. Pode parecer tão simples quanto amarrar aquela lanterna velha no guidon, mas na prática existem alguns problemas mais complicados, como duração das pilhas, resistência a trepidação, resistência a água, alcance e, claro, praticidade.

A linha de bike da marca americana Princeton Tec ainda é desconhecida no Brasil. A marca, especialista na criação de lanternas, já existe há 30 anos no exterior e é mais conhecida por oferecer produtos mais voltados para mergulho, aventura e aplicações militares. Porém, oferece 10 modelos de lanterna exclusivamente voltados para bike, inclusive modelos de altíssima performance. Testamos um modelo intermediário, o Corona Extreme Bike.



:: CARACTERÍSTICAS

- Peso: 382g
- Potencia: 35 Lumens
- Alimentação: 8 pilhas AA
- Sistema de luz: 8 LEDs Ultrabright
- Modos de luz: 8, 5, 3 ou 1 LED em potência máxima, em potência baixa ou piscantes.
- Duração das pilhas: de 70 a 250 horas, dependendo do modo.
- Alcance: de 7 a 28 metros dependendo do modo.
- Encaixes: Guidon e capacete

imagem


:: TECNOLOGIAS

- Heatsink - Dissipador de calor. Com este pequeno dissipador de metal é possível aumentar a vida útil da lanterna. Mesmo os LEDs gerando muito menos calor que outros tipos de lâmpadas, ainda geram calor que podem danificar outros circuitos. Com o dissipador, isto não acontece.

- Regulated LED / Constant Brightness - Com essa tecnologia, a força da luz continua a mesma independente da pilha estar forte ou fraca. Nos sistemas tradicionais a luz fica mais fraca quando as pilhas não estão novas.

- Focused Wide Beam - É um padrão de iluminação que simula a luz do dia e que te faz aproveitar mais da sua visão periférica.

- Waterproof Rating Level 1 - É um nível de resistência à água em que um eletrônico pode receber um banho acidental e rápidas submersões sem ter danos. Ou seja, é totalmente resistente a chuvas das mais fortes.

- Ultrabright Led - É o LED de melhor qualidade fabricado. Tem ótima eficiência e grande brilho. É perfeito para aplicações de curta e médias distâncias.

- Multiple Modes - Diferentes modos de iluminação são ideais para que você possa escolher uma opção que te dê iluminação satisfatória com economia de pilhas. A Corona possui 12 opções diferentes de iluminação. No site oficial da marca (abaixo) existe uma simulação de cada modo de luz.


:: O TESTE

O teste foi feito em Visconde de Mauá, mais precisamente no Vale do Pavão, uma estrada de terra sem iluminação pública. Para piorar, escolhemos uma noite de lua nova, por ser uma noite ainda mais escura.

A lanterna foi presa no guidon do piloto, que estava usando uma bicicleta de cross-country para descer uma estrada de terra que é bem veloz e com pedras soltas, além de alguns trechos mais lentos dentro de um sítio.

O piloto que testou a lanterna foi Ronny Renke: Bi-campeão brasileiro de downhill e tri-campeão estadual do RJ na categoria juvenil. Como todo bom profissional de downhill, Ronny também treina e compete no cross-country. "Mesmo com apenas um led ligado a luminosidade é satisfatória para trechos menos velozes. As diversas opções de iluminação atendem a qualquer situação, seja no cross-country ou no downhill" - declarou Ronny sobre o produto.

Realmente, nem precisamos subir na bike para reparar que as diversas opções de iluminação vão agradar a todos os gostos. Em velocidade, a quantidade de luz também foi suficiente.

Não houve problemas com a presilha de guidon, que é presa por uma porca de fácil manuseio, sem precisar de ferramentas. A presilha também acompanha duas tiras de borracha, que atendem a diferentes grossuras de guidon. A lanterna não afroxou durante a descida.

O suporte para prender a lanterna no capacete também funciona de forma satisfatória. É uma peça de plástico que encaixa na lanterna e tem vãos para que se passe uma tira de velcro. Essa tira é grande e serve para passar entre as ventilações do capacete, para fixação da peça plástica junto com a lanterna.

imagem


:: GARANTIA


A Princeton Tec no Brasil tem garantia de 10 anos.


:: CONCLUSÃO

A Corona Extreme, apesar de não estar no top de linha da marca, é uma opção altamente versátil. As 12 opções de iluminação são mais do que suficientes para agradar os usuários em diversas situações. E mesmo com toda a potência da lanterna, existe autonomia suficiente para competir nos eventos mais exigentes sem ter que carregar um grande estoque de pilhas.

Para informações mais detalhadas sobre o produto entre no site oficial da marca: https://www.princetontec.com.br/


Fotos (17)

foto 0 - foto 1 - foto 2 - foto 3 - foto 4 - Mais Fotos

Comentários





Relacionados