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Teste - Pneu Schwalbe Magic Mary

Testamos a versão Evo, Supergravity, TLE, Addix Soft no tamanho 2.6”

A Schwalbe foi fundada na Alemanha em 1922 e hoje tem seus produtos distribuídos em mais de 40 países. É líder em venda de pneus de bicicleta na Europa e faz questão de disponibilizar seus produtos apenas através de bikeshops, para manter sua qualidade.

Pneu Schwalbe Magic Mary
Pneu Schwalbe Magic Mary    Pedro Cury


Para o ciclismo, a Schwalbe é bem consagrada e atende todas as modalidades, com uma variação bem grande de modelos, tanto para o amador, quanto para o profissional. Ao longo dos anos, a marca vem patrocinando muitos atletas e equipes profissionais, incluindo nosso multi-campeão de cross-country Henrique Avancini.

Dessa vez testamos o modelo Magic Mary, um dos mais consagrados para o uso extremo, na versão Evo, Super Gravity, Addix Soft, no tamanho 29" x 2.6".

Parecem muitos nomes, e realmente são! O Magic Mary tem 22 versões diferentes, entre diâmetro, largura, construção e compostos! Sendo 8 no diâmetro 29, mas também com versões 27.5” e 26”.

Entendendo um pouco mais sobre pneus
Se você ainda tem dúvidas sobre quais são as características de um pneu, que citamos acima, vale muito a pena ver nosso artigo sobre tecnologias de pneus para bike e suas características que publicamos aqui anteriormente.

Primeiras Impressões

Características
Como falamos, a Schwalbe tem diferentes versões para um mesmo modelo de pneu. Basicamente o modelo está relacionado ao desenho dos cravos e modalidade para qual é projetado. Abaixo a marca mostra o que esperar de cada versão do Magic Mary, de acordo com sua construção e composto.

Pneu Schwalbe Magic Mary
Pneu Schwalbe Magic Mary


Já o gráfico abaixo mostra as características específicas da versão que testamos e mais abaixo explicamos cada uma dessas tecnologias.
Pneu Schwalbe Magic Mary
Pneu Schwalbe Magic Mary


O Magic Mary tem uma versão também no tamanho 29 x 2.6”, porém com construção Super Trail. Isso faz com que ele perca um ponto em proteção contra furos / rasgos, mas também diminua um pouco de peso.

Tipo de uso
A Schwalbe diz que esse é um dos pneus preferidos pelos seus atletas mais extremos e posiciona o modelo para condições gerais e foco em competição, mas também dá uma maior pontuação para o uso em terreno macio (solto) e macio sobre compactado (hardpack). Ou seja, é um pneu que vai ter um ótimo desempenho na maior parte das pistas de enduro e downhill, perdendo apenas para os de uso específico como lama.

Tecnologias

Design dos Cravos

Pneu Schwalbe Magic Mary
Pneu Schwalbe Magic Mary    Pedro Cury


A Schwalbe já usa esse desenho há alguns anos nas versões menos largas e, agora na largura 2.6”, apenas espaçou mais os cravos.

A marca promete que os cravos laterais mais fortes e os centrais mais espaçados proporciona máxima eficiência de frenagem e aderência em curvas até mesmo em situações de muita lama.

Também afirma que alguns cravos centrais angulados melhoram a eficiência para rolagem. Já o padrão em V dos vãos entre os cravos, permite que cada cravo afunde no terreno para maior aderência.

Construção Super Gravity

A construção Super Gravity conta com 4 camadas de poliamida na carcaça e tecnologia Apex para maior estabilidade, especialmente nas laterais.

Proteção SnakeSkin
Para maior proteção contra cortes e perfurações, conta também com a tecnologia SnakeSkin, traduzido diretamente como "pele de cobra", que dá excelente resistência, no ambiente de pedras pontuadas e afiadas.

Outras construções
Outras versões do Magic Mary contam com a construção Super Trail ou Super Downhill, a primeira com uma menor proteção e a segunda mais robusta. Em contrapartida, quanto melhor a proteção, maior o peso do pneu.

Tubeless Easy - Montagem sem câmara

No mountain biking já está mais do que estabelecido o uso de pneus sem câmara, que permite rodar com menores pressões, aumentando a aderência, conforto e trazendo uma maior proteção contra furos. A marca afirma que sua tecnologia tubeless easy (TLE) permite construir pneus mais leves e rápidos.

Além disso, a Schwalbe diz que com a tecnologia é possível uma instalação mais fácil e segura, com um encaixe perfeito no aro e usando menos líquido de vedação. Confira a página totalmente dedicada a essa tecnologia (em inglês): https://www.schwalbe.com/en/tubeless-technology

Composto Addix

O composto ADDIX promete controle e aderência excelentes para cada modalidade, mantendo uma rolagem solta e eficaz. Segundo a marca, é a fórmula mais avançada de compostos para pneus de bicicleta do mercado, usando níveis altíssimos de qualidade e rigor para entregar o melhor produto possível. A marca tem um site inteiramente dedicado para esse composto (em inglês): https://www.schwalbe.com/addix-compound/

O composto Addix vem em diferentes versões, para cada aplicação e modalidade. Existem os específicos para XC, Trail / All mountain e Enduro / Downhill. Cada um deles vai ter o melhor equilíbrio entre aderência, rolagem e absorção de impactos para cada modalidade ou necessidade. Para identificar cada composto, existe uma pequena linha colorida ao redor do pneu.

Faixas com cores diferentes de acordo com o composto do pneu
Faixas com cores diferentes de acordo com o composto do pneu


Addix Soft - Enduro / Downhill

O Magic Mary tem opções com o composto Addix Soft (que testamos), Addix Ultra Soft e também sem o composto Addix. A diferença é que o Ultra Soft, com borracha mais macia, terá ainda mais aderência, porém perdendo um pouco de durabilidade e tendo uma rolagem um pouco mais lenta.

A Schwalbe diz que é uma ótima ideia ter cada um dos pneus com compostos diferentes de acordo com a situação de uso. Então, é uma boa ideia ter um Ultra Soft na frente e um Soft na roda de trás para uma corrida em que na pista você precise de aderência excepcional (mesmo gastando bem o pneu) e atrás uma rolagem bem eficiente.

No nosso caso usamos o composto Addix Soft em ambas as rodas.

Teste - Pneu Schwalbe Magic Mary
Teste - Pneu Schwalbe Magic Mary    Pedro Cury


Ficha Técnica - Pneu Schwalbe Magic Mary Super Gravity 2.6”

Uso indicado: Enduro e Downhill
Tamanhos: 29 x 2,6" (oferecido também em outros tamanhos e diâmetros)
Tamanho (ETRTO): 65-622
Tecnologias: Super Gravity, SnakeSkin, TLE
Composto: ADDIX Soft
Compatibilidade com E-bike: sim, para e-bikes até 25 km / h
Pressão recomendada: 17 a 38 PSI (1,2 a 2,6 bar)
Largura recomendada para aro: 30-40 mm
Peso divulgado: 1.370 g
Peso aferido: 1.315g (29" x 2.6”)
Preço (Jan 2022): R$ 829,90

O Teste

Teste - Pneu Schwalbe Magic Mary
Teste - Pneu Schwalbe Magic Mary    Pedro Cury

Testamos o pneu nas piores situações possíveis - as mesmas esperadas para competições de Enduro e Downhill. Passamos alguns dias com eles nas trilhas do Rio de Janeiro, onde o terreno é inclinado e conta com muitas pedras e raízes.

Para ajudar nos testes, convidamos Edgar Freire, da IBS Bikes, que é um piloto que dispensa comentários. Seu currículo, de quase 30 anos de mountain biking, conta com diversos títulos de Campeão Estadual de Downhill do RJ, participações em etapas internacionais do Enduro World Series e 9 temporadas em Whistler.
Schwalbe Magic Mary isntalados na Trek Slash
Schwalbe Magic Mary isntalados na Trek Slash    Pedro Cury


Os pneus foram instalados em uma Trek Slash, usando em torno de 23.5 psi de pressão atrás e 23 psi na frente.

Aderência
Teste - Pneu Schwalbe Magic Mary
Teste - Pneu Schwalbe Magic Mary    Pedro Cury

Como um pneu para modalidades extremas, esperamos máxima aderência nas situações mais casca-grossas possíveis, ou seja, pedras e raízes, secas ou molhadas e em todo tipo de inclinação.

O composto macio proporcionou uma aderência muito melhor do que esperávamos, especialmente em pedras, para pneus com cravos dessa altura. Também notamos um desempenho ainda melhor com o terreno molhado e lameado.

Com sua construção robusta, foi possível usá-los com pressão baixa, sem qualquer problema em dobrar em curvas ou "bater" excessivamente.

O ponto negativo aqui é não ter a opção do composto Ultra Soft, ainda mais macio e aderente.

Frenagem
Teste - Pneu Schwalbe Magic Mary
Teste - Pneu Schwalbe Magic Mary    Pedro Cury

Como esperado para seu desenho e prometido pela marca, a frenagem do Magic Mary é excepcional. Tivemos a chance de passar por muitos trechos inclinados e de alta e o pneu sempre foi fácil de frear e previsível.

Tração e Rolagem
Teste - Pneu Schwalbe Magic Mary
Teste - Pneu Schwalbe Magic Mary    Pedro Cury

Pneus de downhill e enduro não precisam ter boa tração em subidas, diferente do cross-country. Porém, uma rolagem eficiente ajuda a ganhar tempo nas corridas.

O Magic Mary, apesar de ter em sua especificação cravos que ajudam na rolagem, se mostrou na média em relação a outros pneus da categoria que possuem composto macio. É possível sentir ele aderindo ao solo até mesmo no asfalto. Sendo assim, não é um pneu para quem busca rolés mais longos despretensiosos e sim eficiência máxima em situações técnicas.

Peso
Com 1.315 kg na versão testada, o peso está como esperado para um pneu de uso extremo e especialmente no tamanho 2.6”. Vale lembrar que a Schwalbe tem muitos compostos e construções diferentes que afetam diretamente o peso.
Teste - Pneu Schwalbe Magic Mary
Teste - Pneu Schwalbe Magic Mary    Pedro Cury


Pros

- Aderência surpreendente
- Alta variedade de versões

Contras

- Não possui composto Ultra Soft na versão 2.6”

Conclusão

Teste - Pneu Schwalbe Magic Mary
Teste - Pneu Schwalbe Magic Mary    Pedro Cury

O pneu Schwalbe Magic Mary atende muito bem às necessidades do downhill e enduro. Seu desenho, composto e carcaça o colocam como um pneu que vai agradar a grande maioria das situações, perdendo apenas para os modelos mais específicos.

Entendemos que a versão 2.4" com construção super downhill e composto Addix Ultra Soft é o pneu para as piores condições possíveis encontradas nas pistas de nível mundial, com a desvantagem de gastar mais rápido e ter maior peso. Já para a maioria dos praticantes e competidores, a versão testada traz um excelente equilíbrio entre aderência, peso e durabilidade.

Um ponto muito interessante é ter diversas opções de construção e composto, permitindo combinar versões diferentes nas rodas da frente e atrás.

Mais sobre os pneus Schwalbe
Você pode ver mais pneus Schwalbe para Mountain Biking e outros usos no site da Blue Cycle, distribuidora oficial.


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