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Teste - Pneu Kenda Pinner Pro AGC

A Kenda foi fundada em 1962 em Taiwan como uma fábrica exclusiva de pneus para bicicleta. Hoje a marca é um dos maiores produtores de pneus do mundo, produzindo modelos para quase todo tipo de veículo com rodas.

Para bike, a marca possui modelos para todas as modalidades, atendendo dos amadores aos profissionais. Ao longo dos anos, a Kenda vem patrocinando diversos atletas no Brasil e no mundo, com modelos de pneus que já subiram no pódio nos principais campeonatos mundiais. No ano passado, fizemos um guia completo dos pneus de MTB Cross-Country oferecidos pela Kenda no Brasil que você encontra aqui.

Dessa vez testamos o modelo Kenda Pinner Pro AGC, tamanho 2.4", voltado para o enduro e downhill. Esse modelo foi projetado em conjunto com o piloto de downhill Aaroon Gwin, que é 5 vezes campeão da Copa do Mundo de Downhill.

Pneu foi desenvolvido com Aaron Gwin
Pneu foi desenvolvido com Aaron Gwin


Entendendo um pouco mais sobre pneus

Fazer um bom pneu não é fácil, ainda mais para os rigores do mountain biking de alto nível. Já explicamos um pouco mais sobre pneus para bike e suas características neste artigo anteriormente. Vale a pena consultar antes de continuar se você ainda tem dúvidas.

Primeiras Impressões - Pneu Kenda Pinner Pro

A Kenda preferiu focar o Pinner Pro como um pneu de alto desempenho, exclusivamente para as modalidades agressivas. Portanto, não há uma variedade grande de versões. Além do tamanho de aro, 27.5 ou 29, o Pinner está disponível em 2.4" e 2.6" de largura e carcaça AGC ou ATC.

Estética
Esteticamente o pneu vem com uma novidade: a Kenda deu uma caprichada no design colocando desenhos de curvas de nível. Um detalhe que não muda em nada o desempenho do pneu, mas traz um toque a mais de beleza. Os pneus são oferecidos apenas com parede preta.

Carcaças AGC ou ATC
De forma simples, a carcaça é a estrutura interna do pneu, responsável por mantê-lo firme, com os cravos no solo, nas diversas situações e pressões escolhidas.

Uma carcaça mais robusta vai permitir que o piloto use pressões mais baixas - o que traz maior aderência e menos fadiga - sem que o pneu dobre em curvas ou saia completamente do aro. Porém, isso traz como consequência um maior peso. O Pinner possui duas opções de carcaça: AGC e ATC.

AGC - A carcaça AGC é a mais robusta, voltada pro downhill e enduro agressivo, sendo a mais forte e leve já desenvolvida pela Kenda. Na construção são colocadas mais camadas de aramida (Kevlar) e um material que a marca chama de Kenda Vector Shield (KVS) abaixo dos cravos e nas laterais, para maior proteção contra cortes e furos. Segundo a marca, o KVS oferece até três vezes mais proteção do que materiais protetivos comuns.

Pneu Kenda Pinner Pro - Indicação de Uso
Pneu Kenda Pinner Pro - Indicação de Uso


Além disso, o pneu conta com um reforço de 20mm por todo o talão para evitar rasgos e dobras em curvas de alta velocidade.

ATC - Pensando em um menor peso, mas sem deixar de focar no uso agressivo, a carcaça ATC possui maior TPI (120 contra 60 da versão AGC) e uma camada de proteção K-Armour apenas abaixo da região dos cravos.

Para o composto, diferente da AGC, essa versão possui uma borracha mais firme nos cravos centrais e mais macia nos cravos laterais. De qualquer maneira, a versão ATC é indicada para uma pilotagem agressiva, mas não tanto quanto em condições realmente casca grossa com muitas pedras.

Design dos Cravos
Tanto a versão AGC quanto a ATC são indicadas para terreno duro (em inglês chamado de Hardpack) e seco, que seria trilhas com pedras, raízes e solo mais compactado, onde os cravos não precisam "afundar" muito no solo. Claro que isso não impede de usá-los em terrenos mais macios / arenosos ou lama, mas nesse caso a Kenda tem modelos mais eficientes.
Pneu Kenda Pinner Pro - Desenho dos cravos
Pneu Kenda Pinner Pro - Desenho dos cravos


Segunda a Kenda, esse design com cravos mais largos e menos espaçados dão uma maior área de contato com o solo, mantendo uma consistência nos diferentes ângulos de inclinação da bike em curvas. Além disso, os cravos mais largos trazem uma maior borda que ajusta na frenagem e curvas.

Tubeless Ready
Todas as versões são compatíveis com Tubeless, basta usar um aro compatível e opcionalmenteselante de sua preferência.

Ficha Técnica

Tamanhos: 29" x 2.4", 27.5" x 2.4"
Carcaças: AGC (testado) e ATC
Compostos: RSR Dual Layer (AGC)
Talão: Kevlar (dobrável)
Tubeless: Compatível com tubeless (Tubeless ready)
TPI: 60 (AGC) ou 120 (ATC)
Peso divulgado: 1.288g (AGC 29") / 997g (ATC 29")
Preço (Setembro 2021): R$ 440,00

Vídeo - Primeiras Impressões - Kenda Pinner Pro



O Teste

Kenda Pinner Pro montado na e-MTB
Kenda Pinner Pro montado na e-MTB    Pedro Cury

Para testar, usamos o pneu em diversas trilhas do Rio e região serrana, incluindo Vargem Grande, Floresta da Tijuca e Montanha Azul Bike Park. Os pneus foram montados em uma e-MTB, a Sense Impulse e-Trail que vem originalmente com pneus limitados para um uso agressivo como estamos mais acostumados. O que nos força a usar pressões mais altas do que gostaríamos.

O que a Kenda promete sobre esse modelo e queremos por em prova é:
Excelente previsibilidade - Isto é, não escorregar repentinamente quando a bike inclinada em curvas
Otimizado para terreno duro - O desenho dos cravos funciona melhor em solo duro, com pedras / raízes e terra solta cobrindo superfícies duras. Vamos ver então se ele se saiu bem!

Curvas

No 3o dia do Montanha Azul Bike Park, com o sol forte e uso no final de semana, algumas trilhas ficaram com terreno mais solto / arenoso, onde o pneu não tem seu uso recomendado. Mesmo assim, o pneu se mostrou bem previsível, escorregando, porém de forma gradativa dando margem a correções.

Kenda Pinner Pro agarrado na parede
Kenda Pinner Pro agarrado na parede    Ralf Funger


No terreno mais duro, fizemos até um teste extremo - Testamos ir o mais alto possível em um wall-ride de terra. Nessa situação o pneu também ficou grudado na parede.

Pressões mais baixas

Como dissemos anteriormente, um pneu como o Kenda, com uma carcaça mais grossa, vai permitir o uso com menor pressão. Esse foi o ponto crítico do nosso teste.

Uma pressão mais baixa, deixa o pneu com maior aderência, ou seja, menos chance de escorregar. Dessa forma é possível inclinar mais a bike em curvas, com muito menos risco da bike escorregar.

Porém, carcaças macias nessas situações fazem com que o pneu dobre ou mesmo saia do aro, o que é um completo desastre, podendo levar a uma queda.

Uma pressão mais baixa também absorve melhor os impactos, dando maior controle e menor fadiga ao piloto. Da mesma forma, uma carcaça macia pode gerar mais impactos do pneu no aro, podendo fazer vazar selante, furar câmara ou amassar o aro caso não haja proteção.

Kenda Pinner Pro atropelando as pedras
Kenda Pinner Pro atropelando as pedras    Ralf Funger


Para o teste, preferimos usar o pneu com câmara de ar, que é a situação mais arriscada, diminuindo a pressão até chegar em 18 psi, que foi onde encontramos a melhor sensação de uso com nosso piloto pesando 65kg.

Claro que poderíamos usar pressões ainda mais baixas, especialmente com um protetor de aro, mas isso poderia mudar as características originais do pneu dependendo do tamanho e formato do protetor.

Frenagem

Como esperado pelo seu design de cravos, as frenagens mais bruscas com o Pinner Pro foram muito eficientes. Sentimos bem isso no Montanha Azul em nossas primeiras voltas, onde ainda não conhecíamos as curvas e precisamos frear com mais frequência.

Posteriormente, um pouco mais afiados, naquelas freadas bruscas apenas para acertar a traseira da bike também ficamos bem satisfeitos com os Pinner Pro.

Tração e Rolagem

Diferente de um pneu de cross-country, um pneu para enduro / downhill não precisa de tração em subidas, mas também não pode ter uma rolagem ruim ao ponto de comprometer o desempenho nas descidas.

Como mostramos, o desenho dos cravos centrais em rampa favorecem a rolagem. Como usamos o pneu em uma bike elétrica, ficou mais difícil avaliar essa rolagem em situações mais planas. Ao mesmo tempo, com a elétrica, precisamos de aderência em subidas técnicas para chegar no topo das trilhas ou mesmo para tentar linhas que não faríamos com uma bike convencional. Os Pinner Pro se mostraram excelentes também nessa situação.

Peso

Com pouco menos de 1.3 kg na versão AGC, o peso está como esperado para um pneu de competição de downhill / enduro. A versão ATC pode ser considerada leve, já que pesa menos de 1 kg.

Apesar de não termos testado a versão ATC, usá-la na frente com um AGC na roda de trás, pode ser uma excelente opção para quem busca reduzir o peso - considerando que a roda da frente é menos sujeita a furos em muitas situações e pode contar com uma carcaça menos robusta.

Pros

- Previsibilidade em curvas
- Carcaça Robusta

Contras

- Não há opções de escolha de compostos

Conclusão

O pneu Kenda Pinner Pro AGC é um excelente pneu para as modalidades mais agressivas do MTB. Sua carcaça reforçada permite o uso com baixas pressões, sem dobrar e, somado ao desenho dos cravos, permite inclinar bem a bike nas curvas sem surpresas desagradáveis.

Seja para competir ou apenas para não ter surpresas nas trilhas mais técnicas, o Pinner será uma excelente opção.

Vestuário

Kenda Pinner Pro voando nos gaps
Kenda Pinner Pro voando nos gaps    Ralf Funger

Camisa Vortek Racing
Luvas Vortek Flow
Capacete Giro Source Mips
Bermuda Troy Lee Design
Sapatilha Bontrager Flat
Óculos Absolute Bike

Vídeo Oficial - Kenda Pinner Pro



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