A Absolute Bikes surgiu em 2014, como uma marca nacional da distribuidora e importadora ISAPA, com o objetivo de oferecer componentes de qualidade que são tendência no mercado internacional, mas com preços adequados ao mercado brasileiro.
Os produtos não abrem mão da qualidade e aqui no Pedal você confere a história da Absolute e alguns de seus principais produtos, que vão de peças simples, como eixos para cubos e blocagens, sapatilhas até suspensões e quadros.
Dessa vez testamos o pedal Absolute Prime Flat, um pedal plataforma, isto é, sem mecanismo de encaixe como um pedal clip. Já falamos em detalhes sobre pedais plataforma neste artigo.
Ficha Técnica - Pedal Absolute Prime
Material: Corpo em Alumínio / Eixo em cromo
Quantidade de pinos: 14 por pedal (7 em cada lado)
Tipos de pinos: parafusados, substituíveis
Rolamentos: selados
Dimensões Aprox.: 110 mm X 111 mm X 24 mm
Encaixe dos Pinos: Allen 2 mm
Encaixe do Eixo: boca 15 mm ou allen 6 mm
Peso: 350g (declarado), 354g (verificado)
Impressões Iniciais
O Prime Flat tem um acabamento que não deve nada para os modelos der marcas estrangeiras. O corpo em alumínio tem um design bonito, com muitas curvas, que indicam uma usinagem bem pensada e executada.
A instalação e remoção do pedal podem ser feitas tanto com uma chave de boca 15mm quanto com uma allen 6 mm, o que é muito bem-vindo! Para limpeza e manutenção, o eixo pode ser retirado facilmente. Já os pinos, 7 em cada lado de cada pedal, usam chave allen 2mm.
Os pinos são bem altos e afiados, são substituíveis e não possuem regulagem de altura. Vieram 3 pinos extras na embalagem para substituição no caso de amassado.
Peso
O par de pedais pesou 354g na nossa balança, o que é bem leve para um pedal de alumínio e com esse preço. Ponto muito positivo.
O Teste
O Absolute Prime Flat está sendo usado constantemente há pouco mais de 2 meses. Trocamos entre bikes para poder usá-lo na mountain bike, na bike de street e na hibrida de treinos que usamos no asfalto.
Lembramos que esse tipo de pedal é quase unanimidade no BMX, Street, Pumptrack e afins, e também e preferencia de muitos praticantes de Enduro e Downhill
Ao mesmo tempo, pedais flat são uma opção excelente para quem usa a bike para transporte urbano e passeios
Por último, mas não menos importante, bons pedais de plataforma como o Prime Flat podem e devem ser usados no mountain bike “normal”, como estradão e trilhas, pois oferece uma dose extra de segurança para vencer trechos e obstáculos mais técnicos, para desenvolver técnica e, especialmente, para iniciantes que não se sentem prontos para andar clipados (com o pé preso).
Para algumas pessoas, como o caso do nosso piloto de teste, é uma preferência em todas as modalidades (exceto estrada).
Aderencia
Apesar de ter apenas 7 pinos em contato com a sola do calçado, o Absolute Prime tem uma aderência incrível, possivelmente pela altura dos pinos, mas claro que isso também depende da qualidade do calçado utilizado.
Para uso urbano e pedaladas mais leves, um bom tênis com a sola plana é mais do que suficiente.
Para uso mais extremo, sugerimos uma sapatilha específica para pedais flat, que garantirá mais estabilidade e segurança. Usamos na maioria das vezes a a sapatilha Giro Latch específica para pedais flat que já testamos aqui.
Como falamos antes, esses pinos altos são muito bem-vindos, especialmente para as condições mais exigentes, como lama, mas podem machucar se baterem na sua canela. Seria bem-vindo algum tipo de regulagem de altura, como já vimos em modelos mais caros. Mas, como todo pedal desse tipo, é altamente recomendado usar caneleira se for usá-los em modalidades mais radicais.
Durabilidade
Quando falamos de produtos com um preço tão acessível e, nesse caso, sujeito a muito desgaste, sempre ficamos preocupados com a durabilidade.
Até agora não vimos qualquer problema com o Absolute Prime que poderia, por exemplo, ter desenvolvido folga no eixo. De qualquer forma, em caso de necessidade, a substituição dos rolamentos é fácil, especialmente por serem de medida fácil de encontrar, além de selados para evitar desgaste prematuro.
Como falamos, os pedais vêm com 3 pinos extras, o que é muito positivo, mas gostaríamos que fossem mais unidades, já que uma batida forte em uma pedra poderia danificar vários de uma vez.
Pros
- Custo X Benefício
- Alta aderência
- Peso competitivo
Contras
- Pinos sem regulagem de altura
Conclusão
Não é fácil achar um pedal flat com corpo em alumínio, pinos removíveis, pesando pouco e com esse preço. Depois de andar com os Absolute Prime Flat e saber que, além disso, ele tem alta aderência e ótima resistência, fica claro que ele oferece um custo x benefício insuperável no mercado nacional.
Piloto
Piloto: Pedro Cury Perfil no Strava
Vestuário
Capacete Bell 4 Forty
Bretelle La Maglia Race
Camisa Montanha Azul Bike Park
Luvas Giro Trixter
Óculos Shimano
Para saber mais, acesse o site oficial da Absolute Bikes, que é representada oficialmente pela Isapa.
Relacionados