Teste: Mochila Deuter Race EXP Air


1 NOV, 2010     Pedro Cury    



Mais uma vez pedalamos com uma das melhores mochilas do mundo nas costas. Pra quem ainda não sabe, a Deuter é uma marca alemã que existe desde 1898 e já ganhou diversos prêmios internacionais não só nos modelos de MTB, mas também de montanhismo e outras atividades. Desta vez testamos o modelo EXP Air, uma mochila de tamanho médio, bem versátil e acima de tudo confortável.

CARACTERÍSTICAS

- Aircomfort System - Esse sistema é uma das principais características desse modelo. É composto de uma tela que separa a superfície da mochila com as costas do usuário. Isso gera uma maior ventilação, reduzindo em até 25% a transpiração e em até 3 graus a temperatura da pele. A armação da tela é suportada por uma leve estrutura de aço, dentro da mochila, que nunca entra em contato com as costas e mantém a tela tensionada por muitos anos (diferente das estruturas de plástico).

- Alças em tela - A parte de contato das alças da mochila são largas e feitas em tela, aumentando o conforto e ventilação.

imagem

- Porta capacete - Também guardado em um compartimento exclusivo, permite que você pendure seu capacete na parte de fora da mochila, sem ocupar espaço interno.

- Bolso para itens de valor - Dentro da primeira divisão existe uma outra divisão interna de tela e ziper para proteger melhor itens de valor, assim como um porta chaves, sempre muito útil. Na divisão grande, também existe um bolso interno de tela com ziper, maior e ainda mais protegido.

- Espaço para reservatório - A mochila permite que seja usado um reservatório d´água de até 3 litros. A Deuter tem um ótimo reservatório, mas é vendido separadamente.

- Bolsos laterais - Dois bolsos grandes de tela de fácil acesso.

- Ziper de expansão - Permite que a mochila fique compacta se não tiver muito carregada.

- Capa de chuva - Já aprovada em nossos testes anteriores, a capa de chuva vem com a mochila e fica dobrada em um compartimento inferior. É uma capa fina e leve, mas que protege até de chuva forte. É amarela fosforescente, com o intuito de chamar atenção, já que normalmente quando chove, a visibilidade é menor.

imagem

- Refletivos - O logotipo da mochila e um pequeno loop na parte de trás são cobertos de material refletivo. As duas laterais, acima dos bolsos e o logotipo de uma das alças também. Assim, ao pedalar a noite, o ciclista está mais protegido.

- Outras características:
Peso: 950g , Volume: 12 litros
Material: Microrip Nylon
Cores: Preto e cinza ou vermelho e cinza (do teste)

O TESTE

Tivemos novamente o privilégio de ter o piloto espanhol Chus Castellanos para testar a mochila. Este piloto coleciona títulos no BMX, Downhill, 4X e Motocross, além de pedalar por diversos roteiros europeus de quilometragem alta. Seus títulos podem ser vistos no seu site pessoal: http://www.chuscastellanos.es. Chus ficou com a mochila para suas pedaladas semanais, sempre em trilhas, onde é possível passar por situações mais variadas onde a mochila precisa manter seu desempenho.

imagem

O sistema Airconfort funcionou como anunciado, mantendo a mochila longe das costas e evitando não só o excesso de suor, mas também o contato com o reservatório, mantendo a água gelada por mais tempo.

O espaço interno da mochila foi mais do que suficiente para levar todos os itens necessários para uma pedalada: ferramentas, carteira, chave e casaco. Se faltar espaço, ainda existe a opção de usar os bolsos laterais externos (que são bem compridos) e até mesmo o porta-capacete para segurar um casaco grande.

Como ajustes, a mochila tem regulagem na altura das alças, na tira peitoral e na tira da cintura, podendo ser adaptada e bem fixada em qualquer pessoa.

A capa de chuva é a mesma usada nos outros modelos de mochila, que já testamos em diversas situações reais e também forçadas - ao enxarcar a mochila com uma mangueira.

Com essas características, fica claro que a mochila pode ser usada também para outras aplicações, inclusive como uma mochila do dia a dia, já que possui um tamanho satisfatório e é muito confortável.

Nas palavras de Chus: "A mochila cumpre tudo que promete. Sem dúvida o destaque é o sistema Airconfort, que evita que as costas fiquem empapadas de suor com a mochila. Também é uma mochila versátil, podendo ser usada para quase tudo".

GARANTIA

A mochila tem garantia de 3 anos contra defeitos de fabricação.

CONCLUSÃO

Como esperado e baseado na nossa experiência anterior com a marca, não foram encontrados pontos negativos. Adoramos procurar defeitos em produtos, mas com a Deuter é sempre complicado! A experiência da marca aliada com seus testes e projetos detalhados criaram novamente uma mochila para atender as mais variadas necessidades.

NO BRASIL

A Deuter é distribuida pela http://www.proativa21.com.br e tem um site oficial em português: http://www.deuter.com.br/.


Fotos (16)

foto 0 - foto 1 - foto 2 - foto 3 - foto 4 - Mais Fotos

Comentários





Relacionados