home

Teste: Meias Lorpen Xtreme Bike Trail


27 AGO, 2010     Pedro Cury    



A Lorpen é uma empresa espanhola, localizada perto dos Perineus, que começou a produção de meias ainda em 1985, sendo que em 1997 focaram o negócio em meias com tecidos técnicos, estando hoje presente em 50 países.

Testamos o modelo feito especialmente para bike, o Xtreme Bike Trail (X.B.T.F.).

:: CARACTERÍSTICAS

Composição: 75% Coolmax, 15% Nylon 10% Lycra

:: TECNOLOGIAS

- Coolmax - É uma fibra de polyester projetada para que a umidade não se mantenha no pé indo para a camada superior do tecido e assim facilitando a evaporação.

- 10% Lycra - Presente por toda a construção da meia, evita que fique abaixando e se movendo.

- Nylon - Essa fibra resistente a abrasão está presente na parte externa da meia, dando maior durabilidade.

- 2 camadas - A construção da meia é feita em duas camadas estrategiacamente construídas,e não apenas na mistura de materiais. A camada interna é de Coolmax e a externa de Nylon.

- LifeFit (Lorpen’s Innovative Fitting Elements) - É o sistema de ajuste e conforto criado pela Lorpen, seguindo os 5 pontos abaixo, conforme a figura.

1 - Costura sem relevos para o fechamento da meia. Usa um processo manual, mais caro, para proporcionar um conforto e visual diferenciados.

2 - Construção em Multi-Densidade - Ao controlar a densidade e tensão dos fios no processo de fabricação, a Lorpen projeta a meia para atender as necessidades de cada parte do pé. Em partes da sola, a meia é mais densa para proporcionar mais conforto, enquanto na parte superior facilita a saída de suor.

3 - Lycra Plus - 10% de toda a meia é construída com Lycra certificada pela Invista. É o melhor material do mercado para manter a elasticidade constante no produto.

4 - Construção em X - Uma marcação em forma de X na parte superior do pé, indica onde a Lycra se une para moldar a meia, sem costuras e garantindo firmeza. Essa parte do pé é sensível e não pode ter material que fique "enrrugado", para não machucar.

5 - Tecido da junção em X - Além da construção em X, essa parte tem uma densidade e construção diferente, para ajudar a ventilação e evaporação de umidade.

imagem


:: PESQUISA, DESENVOLVIMENTO E ECOLOGIA

A Lorpen mantem um compromisso com a qualidade, já tendo adquirido a certificação ISO 9001 e desenvolvendo seus produtos não só com a ajuda de laboratórios especializados, mas também com atletas de diversas modalidades.

Em relação ao meio-ambiente, a empresa segue algumas diretrizes importantes:

- Embalagens são feitas com material reciclado, assim como a forma de prender as meias na embalagem.
- O vapor d´agua gerado é reaproveitado em forma de água quente, reduzindo o consumo de água e de energia para outros processos.
- O material que é jogado de volta no meio ambiente é água já filtrada, sem detergentes ou pigmentos.
- A fábrica é iluminada com luz natural durante o dia

:: O TESTE

A pergunta que todo mundo faz é: "que diferença faz uma meia ?!?". E realmente é um dos itens de roupa mais subestimados, mas que podem trazer conforto e evitar problemas. Esse conforto pode ser apenas um luxo para quem pedala pouco, mas em muitas horas de pedal e principalmente em situações adversas, como muitas que ocorrem em corridas de aventura, pode sim fazer diferença.

O fato de não ter costuras em alto relevo já pode significar não ter bolhas e feridas no pé. Isso é apenas um luxo ? Assim como as tecnologias usadas na parte superior do pé, onde ter excesso de tecido gera um desconforto bem perceptível.

Porém, a característica que mais valorizamos está no material usado, o coolmax. Umidade e suor é algo que todo mundo nota como desconforto, que no calor é menos perigoso, mas no frio significa ter o pé molhado e maior risco de resfriado. Pedale por horas seguidas no frio e tire suas conclusões!

Como não é um teste simples de uso, deixamos um par para uso constante com o piloto Konrad Warzolek. Este piloto de Madri corre provas de longas distancias, tendo ficado na terceira colocação de uma famosa prova da Espanha, o 24-12, onde revezando com sua equipe, conseguiu a 3a colocação em 2009.

A opinião do piloto foi: "Usei a meia em diversos treinos e posso confirmar suas principais características. Se nota claramente um maior conforto em relação a meias normais".

imagem

:: GARANTIA

As meias tem 6 meses de garantia contra defeitos de fabricação e é distribuída no Brasil pela Proativa: http://www.proativa21.com.br/.

:: CONCLUSÃO

Conforto é subjetivo e cada pé é um pé. É impossível mensurar o quanto as meias podem ser melhores para cada pessoa. Mas sem dúvida, um produto que é projetado para um uso extremo e específico, contando com investimento em pesquisa e desenvolvimento, não tem como não oferecer vantagens! Não podemos comparar uma meia desenvolvida com diferentes tecnologias com a meia usada por nossos avós! O preço está na mesma linha de meias de "grife", que não oferecem qualquer tecnologia. É um investimento muito pequeno para melhorar seu conforto e ter um produto ecologicamente correto e de maior durabilidade.

Para mais informações sobre o produto entre no site oficial da marca: http://www.lorpen.com.br/.


Fotos (9)

foto 0 -  foto 1 -  foto 2 -  Mais Fotos

Comentários





Relacionados