Teste - Lanterna Princeton Tec Yukon Extreme Bike


4 FEV, 2011     Pedro Cury    



A marca americana Princeton Tec já tem experiência de mais de 30 anos na criação de lanternas para usos esportivo e militar. Eles possuem uma linha exclusiva pra bike, com 4 modelos de diferentes características. Dessa vez testamos a Yukon Extreme Bike, uma lanterna que usa uma tecnologia com duas lâmpadas diferentes e que encaixa tanto no guidon quanto no capacete.

CARACTERÍSTICAS

Alimentação: 8 pilhas AA
Ajustes: Foco de luz
Resistente à água
Encaixes: Capacete e guidon
Sistema de luz: Lâmpada de Xenon e 3 Leds Super Bright brancos
Modos de luz: Fraco e forte com a lâmpada de Xenon / Fraco e forte com os LEDs. Total: 4
Autonomia: Xenon Forte - 3 a 5 horas, Xenon Fraco: 12 a 15 horas, LED forte - mais de 100 horas, LED fraco - Mais de 200 horas.
Extensão do cabo: 135 cm

imagem


TECNOLOGIAS

- Regulated LED / Constant Brightness - Com essa tecnologia, a força da luz continua a mesma independente da pilha estar forte ou fraca. Nos sistemas tradicionais a luz fica mais fraca quando as pilhas não estão novas.

- Ultrabright Led - É o LED de melhor qualidade fabricado. Tem ótima eficiência e grande brilho. É perfeito para aplicações de curta e médias distâncias.

- Multiple Modes - Diferentes modos de iluminação são ideais para que você possa escolher uma opção que te dê iluminação satisfatória com economia de pilhas. A Yukon possui 4 opções diferentes de iluminação.

- Ajuste de foco - Girando a cabeça da lanterna é possível ajustar o foco, concentrando mais ou menos a luz.

- Waterproof Rating Level 1 - É um nível de resistência à água em que um eletrônico pode receber um banho acidental e rápidas submersões sem ter danos. Ou seja, é totalmente resistente a chuvas das mais fortes.

O TESTE

O teste foi feito em Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro em uma estrada de paralelepipedo sem qualquer iluminação. A lanterna foi presa pelo suporte de guidon, em uma bike de all mountain, com as pilhas presas no tubo superior do quadro.

O piloto de teste foi Diego Knob, atual campeão brasileiro de downhill sub-30. Ele usou a bike para subir e descer diversos trechos da estrada em velocidade alta e moderada. Sobre o produto, ele disse: "A Yukon dá uma iluminação satisfatória em qualquer situação que penso enfrentar e é bem versátil".

imagem

A lanterna oferece quatro opções de iluminação, duas com LEDs e duas com Xenon. São 3 LEDs iluminando ao mesmo tempo em potência fraca ou forte e uma lâmpada de Xenon também com opção de fraca ou forte. A iluminação mais fraca de LED permite enxergar a estrada de forma satisfatória, mas em lugares com maior iluminação (luz de postes por exemplo), uma iluminação mais forte vai deixar mais evidente os buracos. A opção de LED na potência alta é bastante forte e tem uma grande autonomia. A opção de Xenon diminui a autonomia das pilhas, mas oferece a iluminação mais forte de todas e com um tom amarelado que pode ser mais agradável para alguns.

Girando a cabeça da lanterna é possível ajustar o foco de luz, deixando-o mais estreito e concentrado. É uma boa opção se você quer buscar algum ponto de referência mais longe, porém, para bike, preferimos deixar o foco mais aberto para iluminar uma maior área do caminho ao invés de uma distância maior.

A presilha do guidon é apertada por uma porca de plástico e não precisa de ferramentas. Vem acompanhada de duas tiras de borracha para se adequar melhor aos diferentes diâmetros de guidons. Mesmo com a trepidação do paralelepipedo e o peso da lanterna, não houve nenhum problema no teste.

O suporte para prender a lanterna no capacete também funcionou de forma satisfatória. É uma peça de plástico que encaixa na lanterna e tem vãos para que se passe uma tira de velcro. Essa tira é grande e serve para passar entre as ventilações do capacete, para fixação da peça plástica junto com a lanterna. Uma recomendação é que se aperte um pouco mais o capacete e prenda a lanterna mais para o meio que para a frente, para compensar o peso da lanterna.


GARANTIA

A Princeton Tec no Brasil tem garantia de 10 anos.

CONCLUSÃO

A Yukon Extreme Bike é uma lanterna de bastante versatilidade que vai atender a maioria das situações que ciclistas podem enfrentar. Permite escolher diferentes níveis de iluminação de acordo com a autonomia necessária e é robusta para aguentar os rigores de competições. Porém, para atletas que buscam performance, o peso do conjunto poderia ser menor com o uso de uma bateria recarregável no lugar de 8 pilhas AA.

Para informações mais detalhadas e de outros produtos da linha entre no site oficial da marca: https://www.princetontec.com.br/.


Fotos (11)

foto 0 - foto 1 - foto 2 - foto 3 - Diego Knobfoto 4 - Diego KnobMais Fotos

Comentários





Relacionados