home

Teste: Isotônico SUUM


30 JUN, 2010     Pedro Cury    



A importância das bebidas isotônicas durante a prática de esportes já é indiscutível. Essas bebidas repletas de sais minerais ajudam na hidratação do corpo, sendo mais eficientes que beber apenas água. Diversas marcas de bebidas desse tipo surgiram nos últimos anos, porém, não vemos nenhuma novidade, além de diferentes cores e sabores.

Para inovar, surge o SUUM, que é umas pastilha efervescente, que misturada à água, a transforma em uma bebida isotônica. Isso permite uma grande portabilidade, já que não é mais preciso carregar litros e litros de bebidas especiais ou contar com a sorte de encontrá-las em lugares remotos. Para ter essa importante bebida, basta uma pastilha de SUUM e o líquido mais fácil de se encontrar no planeta.

imagem


CARACTERÍSTICAS

As pastilhas vêm em um pequeno tubo, do tamanho certo para 10 unidades. O tubo é resistente a água, desde que bem fechado. A dosagem ideal é uma pastilha para 500ml de água, ou seja, com um tubo é possível fazer 5 litros da bebida. Não é preciso agitar, apenas colocar a pastilhas na garrafa d´água e esperar que se dissolva em poucos minutos. SUUM possui apenas sais minerais e vitaminas, sem carboidratos e açucar. O único sabor oferecido por enquanto é lima-limão.

SUMM é um produto totalmente feito no Brasil e por uma empresa brasileira.

O produto tem as seguintes características:

- Rapidez de Absorção: Um característica importante desse tipo de bebida é a velocidade em que o organismo consegue absorvê-la durante a atividade física. A velocidade com a qual a bebida poderá passar do intestino para o sangue e re-hidratar o corpo é determinada pela concentração de sais e açucares dissolvidos. A fórmula de SUUM permite ao seu organismo absorver a bebida rapidamente.

- Conteúdo de Eletrólitos: SUUM contém 756 mg de sódio por cada litro d´agua, que está na faixa de valores recomendados pelo Colégio Americano de Medicina esportiva para este tipo de bebida. Essa quantidade é até três vezes maior que as bebidas esportivas tradicionais. Junto com outros eletrólitos do SUMM, fica garantida uma reposição adequada para o corpo, ajudando numa melhor performance de maneira segura para a saúde.

- Conteúdo de Carboidratos: Carboidratos podem diminuir a velocidade de absorção dos eletrólitos e assim a hidratação do seu corpo estará prejudicada, baixando seu rendimento. SUUM não contém carboidratos, aumentando a velocidade da absorção e permitindo uma maior flexibilidade e controle na ingestão de carboidratos necessários para a atividade física.

INFORMAÇÕES NUTRICIONAIS

- 378,0 mg de sódio
- 50,0 mg de potássio
- 65,0 mg de magnésio
- 36,0 mg de vitamina C
- 4,0 mg de vitamina B5
- 1,0 mg de vitamina B6
- 1,90 mcg de vitamina B12
- 0 g de carboidratos


IMPORTÂNCIA DOS ISOTÔNICOS NA HIDRATAÇÃO

Durante atividades físicas, o corpo perde minerais (eletrólitos) através do suor. Repondo esses eletrólitos, o organismo consegue prolongar a resistência à fadiga, mantendo a atividade física por mais tempo. O papel da bebida isotônica não é só saciar a sensação de sede, mas prolongar o tempo de exercício e melhorar a performance.

Os rins trabalham para manter as concentrações de eletrólitos constantes no sangue, mas durante um esforço físico intenso as perdas podem ser tais que para sua recuperação é preciso uma ingestão rápida e efetiva de eletrólitos para evitar o colapso do corpo. Particularmente o sódio e o potássio devem ser repostos para conseguir prolongar o esforço e os níveis dos fluídos corporais sejam equilibrados.

Se hidratar apenas com água, não repõe os eletrólitos perdidos em quantidades suficientes e não permite a mesma velocidade de absorção pelo organismo.


O TESTE

A equipe do Pedal está testando o SUUM desde o começo do ano, em treinos, viagens e diversas situações comuns. Para complementar nossa opinião, contamos com a ajuda novamente do piloto espanhol Chus Castellanos, que além de ter diversos títulos no BMX, Downhill, 4X e Motocross, é também professor de spinning. Seus títulos podem ser vistos no seu site pessoal: http://www.chuscastellanos.es.

Sem dúvida a maior vantagem e principal característica do produto é a portabilidade. Nem sempre é fácil encontrar bebidas isotônicas em todos os lugares que pedalamos e mesmo quando encontramos, nem sempre tem o sabor que queremos ou está gelada. Mesmo quando estamos com sorte, é muito menos prático levar 10 garrafas de isotônico (que normalmente são oferecidos em garrafas de meio litro), do que conseguir água em algum lugar ou levar a própria água em garrafas maiores.

Outra vantagem frente a outras bebidas é a ausência de carboidratos. Para quem segue dietas rigorosas, essa é uma vantagem, já que agora se pode separar a ingestão de carboidratos e sais minerais. Dependendo do treinamento pode ser importante tomar carboidratos em intervalos ou quantidades diferentes que os sais minerais, sendo esses últimos ingeridos apenas para ajudar a hidratação.

Em termos de paladar, todos que provaram, aprovaram. O sabor é bem parecido com as bebidas isotônicas populares e não deixa um sabor marcante e doce na boca. Mesmo sendo efervescente, depois de dissolvido, não tem sensação de bebida gaseificada.

Depoimento de Chus Castellanos: "A portabilidade do produto realmente é um diferencial, principalmente em viagens longas de mais de um dia, onde seria impossível carregar muitos litros de isotônicos. O sabor também me agradou bastante, sem ser muito doce."

A única desvantagem que encontramos no produto é a limitação em termos de sabor. Gostamos muito do sabor limão, mas para quem não gosta, não existe outra alternativa.


TESTE VOCÊ TAMBÉM - PROMOÇÃO SUUM

A SUUM está com uma promoção exclusiva para leitores do Pedal e que tenham blog de mountain biking ou ciclismo. Preencha o formulário que está em https://www.pedal.com.br/promocao_suum.asp e se o seu blog for aprovado, a SUUM vai entrar em contato com você e enviar algumas amostras grátis! Mas lembre-se: a promoção é apenas para quem tem blogs de bike!


CONCLUSÃO

Inovação é uma palavra que nunca pensamos em associar à uma bebida. Sabores, composições e embalagens mudam todos os anos, mas a SUUM foi mais longe oferecendo uma forma de ter uma bebida isotônica através de pastilhas e água. Todos os pequenos detalhes que nos fazem escolher entre uma bebida ou outra, foram muito bem trabalhados, nos dando um sabor suave e que não deixa a boca doce durante o treino. E tudo isso feito no Brasil!

Para mais informações sobre o produto entre no site oficial da marca: http://www.suum.com.br/.


Fotos (5)

foto 0 -  foto 1 -  foto 2 -  Mais Fotos

Comentários



Relacionados