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Teste - Grupo LTwoo Arrow 2x10


28 MAR, 2018     Gustavo Figuereido    



O LTwoo Arrow 2x10 é um grupo de origem chinesa que aposta em tecnologias já conhecidas para oferecer até 20 velocidades em um sistema de custo reduzido. A seguir, você conhece os pontos fortes e fracos destes componentes.

Foto 66314

Ficha Técnica

Câmbio traseiro: 10 velocidades / cage longo / sem trava
Câmbio Dianteiro: 2 velocidades / puxada superior ou inferior
Trocador Dianteiro: 2 velocidades
Trocador traseiro: 10 velocidades / até 4 cliques
Cassete: 11/40

Pesagem

O grupo LTwoo Arrow 2x10 foi pesado na oficina H.Bike, localizada na zona sul de São Paulo. O grupo chines pesa um pouco mais do que um Shimano Deore M6000, sendo a maior diferença o cassete - são 500g contra 430g do modelo japonês. No total, as peças testadas pesaram 1205g, sendo que as mesmas peças de um Deore pesam cerca de 1159g.

Câmbio traseiro: 280g
Câmbio dianteiro: 150g
Trocador direito: 140g com cabo
Trocador esquerdo: 135g com cabo
Cassete: 500g
Total:: 1205g

Primeiras Impressões

O LTwoo Arrow é, a primeira vista, um grupo simples mas com um bom acabamento. Suas peças se encaixam bem e não notamos nenhum tipo de rebarbas ou defeitos na parte estética. O grupo utilizado no teste era composto pelos trocadores, câmbios e um cassete com a relação 11-40.

Trocadores - As peças possuem uma tonalidade cinza chumbo e grafismos cinza claro, com a parte de baixo e a alavanca do dedão feitas de metal. Os cabos originais já vem passados pelo trocadores e possuem acabamento anti-atrito.

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O trocador do Arrow 2x10
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Parte de baixo e alavanca grande são de metal

As alavancas de cima e de baixo são acionadas com o dedão, sempre sendo empurradas para frente. A alavanca grande sobe para a coroa grande ou para os pinhões maiores, com até 4 cliques para cima no trocador traseiro. A alavanca pequena é utilizada para descer as marchas.

Câmbios traseiro - De cage longo e sem trava, o componente é predominantemente preto com detalhes em cinza e grafismos em branco, com o dianteiro também em cinza e preto e pode ser puxado por cima ou por baixo.

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Câmbio traseiro LTWoo Arrow 2x10
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A parte posterior do câmbio traseiro

Uma olhada mais detalhada revela buchas de nylon nos parafusos de regulagem do câmbio e roldanas com uma aparência plástica que não inspiram durabilidade. Além disso, o parafuso de fixação não vem com nenhum sistema que mantém ele preso ao corpo do câmbio traseiro. Como vemos em outras marcas, a regulagem de tensão do cabo pode ser feita apenas nos trocadores, já que os câmbios não possuem esta regulagem.

Câmbio Dianteiro - O Arrow tem um formato mais aberto, propício para coroas relativamente maiores do que as 26-36 da pedivela Deore M6000 utilizada no teste. Outro detalhe é o guia do cabo para puxada inferior que pode não entrar em todos os quadros, já que ele pode bater no pneu em modelos com pouco espaço atrás do seat tube.

Foto 66316
Câmbio dianteiro com formato mais aberto

Cassete - Trata-se de um 11-40 todo feito em aço, com um bloco principal contendo quase todos os pinhões, menos os 2 pequenos. Apesar de pesada, a peça possui um bom acabamento com um detalhe em vermelho na porca de fixação.

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Cassete 11-40 funciona como deve mas é pesado

Montagem e Regulagem

Montar e regular o LTwoo Arrow 2x10 foi uma tarefa extremamente simples. O câmbio traseiro pega acerto quase que imediatamente e, graças ao sistema de puxada de cabo 1x1, qualquer ajuste fino é realizado com facilidade.

Apesar de vir com um cassete de 11-40 da própria LTwoo compatível com rodas livre Shimano ou Sram, nosso câmbio precisou receber um prolongador de gancheira para livrar os dois últimos pinhões, algo que realmente não esperávamos mas que não necessariamente vai acontecer em todas as bicicletas, já que isso depende também do tamanho da gancheira.

Assim como aconteceu com o câmbio traseiro, a regulagem dianteira foi feita sem nenhum problema e rapidamente pudemos sair para testar. Mas, se você precisar trocar um cabo, é bom reservar um com a ponta boa e paciência, já que a passagem pelos trocadores é um pouco tortuosa.

Funcionamento

Ao longo de sete meses e cerca de 700km de testes, o LTwoo Arrow 2x10 funcionou com ótima precisão, trocando as marchas para cima ou para baixo quase sempre sem reclamar, mesmo sob pressão. O grupo também mantém bem a regulagem e em nenhum momento sentimos perda de precisão nas trocas traseiras.

Foto 66327
Apesar da movimentação da corrente o grupo funciona muito bem

Apesar de trocar corretamente, o formato do câmbio dianteiro por vezes mostrou-se problemático, com a corrente caindo por cima da coroa com mais frequência do que o esperado, principalmente ao trocar para a coroa grande no começo de descidas esburacadas ou com a corrente oscilando muito.

Por falar em oscilação, o LTwoo Arrow 2x10 não possui trava, por isso os barulhos de corrente batendo são elevados - como em qualquer câmbio sem trava e de cage longo. Porém, as trocas nesta situação aconteceram sem problemas e, tirando as esporádicas quedas de corrente na situação citada acima, o funcionamento foi preciso e consistente.

Os trocadores possuem uma boa ergonomia e seu acionamento é suave, com cliques pronunciados e bastante audíveis. A sensação do acionamento não é refinada como um modelo topo de linha, mas está anos luz a frente de modelos básicos como um Shimano Tourney.

O grupo também foi testado com um cassete 11-42 Shimano Deore M6000 e seu funcionamento foi perfeito, com todas as marchas passando sem nenhuma dificuldade e sem problemas de trocas involuntárias.

Preço

O grupo LTwoo Arrow 2x10 como o testado pode ser encontrado na internet por valores próximos à R$700,00, muitas vezes já acompanhado de uma corrente de outra marca. Como comparação, um conjunto de trocadores e câmbios Deore 2x10 custa ao redor de R$800,00 sem o cassete e a corrente.

Obviamente o Deore possui mais qualidade e tecnologias como a trava, e isso justifica a diferença de preço. Se o seu objetivo for ficar nos componentes Shimano, o valor do LTwoo daria para comprar um grupo 3x9 velocidades, talvez um Alivio.

Durabilidade

Embora não tenhamos rodado muitos quilômetros com o grupo, sentimos que o uso mais intenso destes componentes pode resultar em quebras. Um dos pontos fracos certamente são as buchas de nylon nos parafusos limitadores.

Foto 66326
Durante o teste, espanamos uma das buchas do câmbio

Em um dos pedais, uma troca mais forte para o pinhão grande acabou com o câmbio empurrando o parafuso para fora da bucha, espanando a peça no processo. Com isso, a corrente caiu atrás do cassete e a puxada da corrente fez com que o parafuso de limite B também fosse ejetado - então, descobrimos que ele é preso em uma bucha de latão prensada no câmbio.

Por sorte encontramos o parafuso ainda com a bucha no chão da trilha e foi possível reinstalar as peças para terminar o pedal, tomando todo o cuidado do mundo para não derrubar novamente a corrente atrás do cassete. Em casa, resolvemos o problema da bucha e reinstalamos o parafuso limitador, o que permitiu continuar o teste.

Embora o incidente acima muito provavelmente seja resultando do abuso de força na alavanca do trocador, vale ressaltar que um câmbio de MTB está sujeito a empurrões com força nas alavancas, excursões atrás do cassete e batidas em pedras e galhos. Por isso, eles precisam apresentar uma certa resistência a esse tipo de incidente.

Pros

Preço
Facilidade de regulagem

Contras

Formato do câmbio dianteiro
Baixa resistência em uso intenso

Conclusão

O LTwoo Arrow 2x10 é uma boa opção para quem deseja fazer um upgrade partindo de um grupo mais simples de 8 ou 9 velocidades, principalmente graças ao preço atrativo. Seu funcionamento é preciso e a regulagem é muito simples. Embora ele funcione bem se não for forçado, sua resistência no uso intenso não impressionou.

Uma vantagem é que o Cassete 11-40 permite a montagem com apenas uma coroa. Mesmo sem muita amplitude, ele pode ser o suficiente para abranger alguns tipos de uso, dependendo principalmente da escolha correta da relação dianteira.

Piloto: Gustavo Figueiredo - Strava

Capacete ASW Fun 17, Bretelle ASW Active, Camisa ASW Active, luvas ASW Active Fechada, meia ASW Active 17.

No Brasil, a LM Bike é o importador oficial dos grupos LTwoo.


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