home

Teste - Desengraxante Algoo Powersports


26 SET, 2015     Gustavo Figuereido     1    



Algoo PowerSports, um desengraxante multi-uso concentrado que, segundo o fabricante, tem alto poder de limpeza e ainda possui propriedades anti-corrosivas. Além disso, é biodegradável, de manuseio seguro e têm baixa toxicidade.

imagem
Embalagem já vem com bico Spray


Ficha técnica

Fabricante: Algoo
Embalagem: 700ml
Característica:Não inflamável, não corrosivo, pouco tóxico, pouco espumante e biodegradável.
Composição: Alcool etoxilado, coadjuvante, tramponente, veículo e solvente.
Bico Aplicador Spray: Sim
Site do fabricante: http://algoo.com.br/produtos-700-power-sports.php

Vídeo do produto



O Teste

Para testar o produto, realizamos a limpeza completa de uma bicicleta urbana que já estava há mais de um mês sem manutenção não só do quadro, mas também dos componentes da transmissão. Isso quer dizer que, além da sujeira acumulada no quadro, o drivetrain da magrela ainda estava repleto de fuligem e óleo acumulado de diversas aplicações sem limpeza prévia - um verdadeiro terror.

imagem
Transmissão da bike antes da limpeza


Para realizar a limpeza, seguimos a recomendação do fabricante. Na transmissão, aplicamos o produto diretamente com o borrifador. Já no quadro, o Algoo PowerSports foi diluído na proporção 1:3. Além disso, vale a pena mencionar que, durante o teste, utilizamos somente água de captação de chuva.

imagem
Produto aplicado sem diluir


A limpeza foi extremamente simples e o produto foi capaz de retirar manchas que estavam no quadro há bastante tempo. Realmente, o potencial do produto impressiona. Com ele, todos os componentes da bicicleta ficaram bastante limpos sem grandes dificuldades. Nas sujeiras mais persistentes, utilizamos o produto sem diluir e o resultado foi bastante positivo.

Já na transmissão, o processo foi um pouco diferente. O produto foi aplicado diretamente sobre os componentes e ficou agindo por alguns minutos. Depois, utilizamos água e uma esponja para retirar o excesso. Além disso, a boa e velha escova de dentes tratou de limpar os cantinhos de acesso mais complicado. Um balde com água foi a forma que encontramos para limpar as "ferramentas de tralhado" quando estas estavam sujas.

imagem
Resultado final


No fim, a bicicleta ficou bastante limpa e a corrente realmente ficou impecável. Um detalhe importante é não deixar o produto secar sobre os componentes, já que seu excesso fica bastante aparente. Utilizamos o Algoo para limpar uma bicicleta preta fosca e foi preciso utilizar bastante água para eliminar todos os resíduos.

A prova final
Sabe aquela garrafinha de água branca que estava extremamente encardida? Quem já tentou limpar algo assim sabe que trata-se de uma missão quase impossível. Por isso, pegamos uma garrafinha dessas porta-ferramentas (que obviamente só é manipulada em emergências, quando as mãos estão sujas), para testar o Algoo PowerSports. Para isso, aplicamos o produto sem diluir e esperamos alguns minutos. Depois, esfregamos com uma esponja e o resultado você confere nas fotos abaixo.

imagem
Sem muito esforço, a diferença foi brutal


Pontos positivos

- Alto poder de limpeza;
- Gera pouca espuma;
- Tira a sujeira sem precisar esfregar muito;
- Não agride os componentes da bicicleta, segundo o fabricante.

Pontos negativos

- Deve ser bem removido para não deixar resíduos
- Não encontramos selos atestando se o produto realmente é biodegradável
- Deixa a pele um pouco ressecada

Conclusão

O Algoo PowerSports realmente cumpre o que promete. A bike ficou bastante limpa e sem nenhum vestígio de graxa ou óleo. A única ressalva é que realmente ele precisa ser completamente retirado para não deixar manchas depois da lavagem.

Outro ponto que merece ser observado é que, embora a embalagem diga que trata-se de um produto biodegradável, não encontramos nenhum selo que ateste esta afirmação.






Comentários

  • avatar

    Sandro FXBIKE   

    Sandro FXBIKE   

    Aplicar na suspensão não pode ser perigoso? E se cair dentro e contaminar os retentores?
    5 mes(es) atrás - Denunciar




  • Relacionados