home

Teste de velocidade - Tom Donhou e ânsia por mais rapidez


4 SET, 2013     Péricles    
     


Criar a bicicleta mais rápida do mundo não é um assunto novo. Durante a década de 1990, o escocês Graeme Obree chegou a mudar os conceitos de aerodinâmica do ciclismo para vencer provas de velódromo, e até hoje “ir rápido sobre duas rodas” é um assunto que lhe tira o sono.



O inglês Tom Donhou vive uma história semelhante. À frente da marca Donhou, ele faz bicicletas customizadas de estrada e pista. Mas, num projeto inspirado em carros dragster, cuja velocidade de arranque passa dos 1.000 km/h, Tom construiu uma bicicleta fixa com uma supercoroa. Ele usou os mesmos materiais que está acostumado a utilizar em suas encomendas, mas modificou a aerodinâmica, além de incorporar essa coroa nada convencional.

No primeiro teste, ele pegou vácuo num carro na estrada e atingiu a marca de 90 km/h – a velocidade que ciclistas de estrada desenvolvem em descidas ele conseguiu no plano. Posteriormente, pedalando num rolo, ele passou dos 160 km/h e comemorou muito.

O filme mostra os melhores momentos dessa trajetória. É um curta metragem de menos de dez minutos sobre uma ideia levada com afinco, simplesmente porque fazer bikes e pedalar é tudo o que Tom mais ama na vida.


Comentários



Relacionados