MENU

Teste - Cinta Cardiaca Bluetooth Atrio

Monitorar de forma eficiente os batimentos cardíacos é fundamental para quem deseja aprimorar o condicionamento físico na bicicleta, por isso, contar com uma boa cinta cardíaca é extremamente importante.

imagem
Cinta cardíaca Atrio


Há algum tempo, o mercado destes componentes apostava no padrão ANT+ para transmitir os dados do sensor para a unidade de controle, normalmente um ciclo-computador dedicado. Porém, de uns anos para cá, a invasão dos smartphones exigiu que os fabricantes adotassem um novo protocolo de comunicação: o Bluetooth LE (Low Energy).

Com este sistema, foi possível integrar celulares e também ciclo-computadores à sensores com um baixo consumo de energia. Assim, uma vasta gama de aplicativos para smartphones puderam ser desenvolvidos, facilitando ainda mais o controle preciso dos treinamentos.

A cinta cardíaca da Atrio é uma opção da marca nacional para quem quer acompanhar os batimentos cardíacos sem complicação e sem gastar muito, já que ela custa menos do que os modelos importados.

Primeiras impressões

imagem
fixação é simples e durável


Seu desenho é simples, contando com o tradicional "centro" integrado e faixa elástica com presilhas de plástico, diferente dos modelos mais caros que contam com um sensor separado, preso por ilhoses metálicos na faixa elástica.

A caixa é bem feita e o produto vêm acondicionado em um berço de plástico transparente. Além disso, ela ainda conta com um manual do proprietário completo - algo cada vez mais raro hoje em dia.

Uma característica interessante do produto é que além do sinal Bluetooth, a cinta também transmite sinais de 5.3 khz que é compátível com alguns relógios do mercado, inclusive os da própria marca, e a maioria das esteiras e bicicletas ergométricas encontradas nas academias

imagem
Sensor traseiro


Ficha Tecnica

Dimensões: 330mm x 34mm X 12mm
Peso: 59g (com bateria)
Duração esperada da bateria: 6 meses
Distância de recepção: 10 metros no máximo
País de fabricação: China

Principais características

A cinta têm construção simples, mas eficiente. Segundo o fabricante, ela é resistente à água. Isso quer dizer que chuvas não são um problema, mas ela não pode ser submersa na piscina, por exemplo. Além disso, o equipamento é compatível com celulares que utilizem a tecnologia Bluetooth LE, em aparelhos com sistemas operacionais iguais ou superiores ao IOS 6.0 ou ao Android 4.3.

O acesso à bateria é simples, assim como o processo de sincronização com o celular. Para fazer isso, basta ativar o Bluetooth e parear a cinta com o aplicativo que você pretende usar. Além do APP da própria Atrio, ainda testamos a cinta com o Strava e com o Wahoo.

O Teste

A cinta Atrio foi testada com aplicativos citados em algumas situações diferentes: rolo, estrada, trilhas, sol e condições de chuva pesada. Para o teste, foi utilizado um celular Motorola Moto G. Em nenhum momento ocorreram problemas como perda de contato, nem pedalando sob linhas de alta tensão - algo que costumava acontecer com algumas cintas mais antigas.

Outro detalhe positivo foi a utilização do desenho clássico de miolo integrado e presilhas de plástico. Isso porque, em alguns modelos com sensor separado preso por ilhoeses, ferrugem, quebras e o suor acumulado na conexão entre sensor e cinta costumam causar perda de sinal.

imagem
Funcionamento constante no Strava e no Wahoo


Para o meu formato de corpo, a cinta Atrio é confortável, mesmo depois de mais de 6 horas de pedal. Para limpar, basta soltar as presilhas, lavar a faixa elástica e passar um pano úmido no corpo da cinta. O equipamento funcionou sem problemas tanto no Strava quanto no Wahoo, que é utilizado para gravar treinos indoor realizados no rolo.

Aplicativo Atrio

Disponível na Play Store e na Apple Store, o aplicativo AtrioFitness é bastante simples, porém funcional. Com ele, é possível parear não só a cinta cardíaca Atrio, mas também o sensor de velocidade e cadência da mesma marca. Além disso, ele também funciona com cintas cardíacas e sensores de outras marcas, desde que o padrão de comunicação seja o Bluetooth LE.

imagem
APP mostra zonas de treinamento em tempo real


É possível programar dados como peso, altura, sexo, idade e tamanho do pneu da bicicleta para conseguir ajustar o aplicativo às suas características pessoais. Outro detalhe interessante é que ele mostra em tempo real a zona de treinamento, permitindo aumentar a eficácia do seu treino.

Todavia, o cálculo das zonas é feito pela idade e não por batimento cardíaco máximo medido ou limiares aeróbico e anaeróbico. Com isso, a precisão fica comprometida. Depois que o treino é concluído, é possível vê-lo em um histórico que mostra alguns detalhes da atividade e o tempo gasto em cada zona de treinamento.

imagem
Tela inicial e como o aplicativo mostra seu pós-treino


Testamos o aplicativo funcionando simultaneamente com o Strava e com o Wahoo e o resultado foi variado. No celular utilizado, o Strava funcionou sem problemas com o APP da Atrio. Porém, o Wahoo precisou ser ligado antes de ativar o APP da Atriopara funcionar. Caso contrário, não foi possível parear a cinta cardíaca todas as vezes.

Todavia, certamente este tipo de ativação conjunta vai variar de acordo com aparelho, sistema operacional e aplicativos instalados, sendo impossível saber o que vai acontecer em todos os casos. De uma forma ou de outra, quando ativamos um aplicativo por vez, a cinta funcionou sem nenhum tipo de problema.

Pontos positivos

Construção sem ilhoses
Preço competitivo

Pontos negativos

Zonas cardíacas do aplicativo são apenas por idade
Não é possível exportar os treinos

Conclusão

A cinta cardíaca da Atrio é uma boa opção para quem deseja um produto funcional com um preço competitivo e durante o teste não apresentou nenhum tipo de problema de funcionamento e resistiu bem à chuva e ao calor intenso. O aplicativo, porém, ainda precisa de aprimoramentos.

Ativar dois aplicativos ao mesmo tempo é um problema pequeno, já que dificilmente isso será necessário. Porém, o AtrioFitness poderia ser mais completo, permitindo ao usuário programar manualmente suas zonas de trabalho cardíaco. Além disso, a opção de exportar os arquivos armazenados em GXP ou outro padrão comum também poderia estar presente, o que é bastante interessante para quem usa programas para organizar a rotina de treinos.

Site do fabricante: Atrio

Página da Cinta: Cinta cardíaca Atrio

Piloto de testes: Gustavo Figueiredo (Cebo)


Relacionados

Comentários

Usei a minha 2 vezes, depois lixo

FURADA, galera, a cinta para de funcionar em poucos dias devido a umidade n tampa, embora se diga a prova de agua, mas ela umidece e para. Mandei para assitencia/garantia, se passarasm mais de 60 dias e nunca mais tive ela de volta, me enviaram um sensor de cadencia em troca pessoal. A ultima informação foi de que estaria vindo pela transportadora e nao pelo correio, porem para minha surpressa a transfolha, essa transportadora, nao tem numero de telefone algum para entrar em contato. Resumo, ficou por isso mesmo. Nao recomendo pessoal, facam uma outra busca de mercado e evitem dor de cabeca...

é possivel usar a fita com strava e com o relogio ao mesmo tempo?

(0xx11) 31980004 Pessoal este é o telefone do SAC deles.

Luiz, talvez sua cinta esteja mesmo com defeito. Não somos responsáveis pela assistência técnica da Atrio. Agora, ela transmite para o celular sim, isso com certeza. Os gráficos ai da matéria são todos prints da tela do meu telefone, então disso tenho certeza.

não transmiti pra celular nenhum o Bluetooh, você esta enganando seu público dizendo que além do Bluetooh ela tem mais conexões. A conexão dela é com o relógio e mais nada. Pior ainda, nunca consegui contato com a Atrio pra tentar solução, a pós venda deles simplesmente não existe, não recomendo nem a meu inimigos. dinheiro jogado fora.

adiquiri uma cinta cardiaca ATRIO para usar no meu iphone 5S baixei o aplicativo atrio fitness, mas nao consegui seu funcionamento sempre uma frase erro de conecçao tentei pelo bluoetooth do celular, mas nada
pergunto
e defeito da cinta ou esta faltando um aplicativo
obrigado
Edson julio

adiquiri uma cinta cardiaca ATRIO para usar no meu iphone 5S baixei o aplicativo atrio fitness, mas nao consegui seu funcionamento sempre uma frase erro de conecçao tentei pelo bluoetooth do celular, mas nada
pergunto
e defeito da cinta ou esta faltando um aplicativo
obrigado
Edson julio

Funciona com Runtastic Pro ? Se não quais seriam as opções para esse app?

Compatível com Apple Watch?

Eu consigo parear com o relógio Tomtom Runner?

É possível utilizar esta cinta pareada ao Moto G 5-S?

Luciana, se o Polar funcionar no padrão Bluetooth, funciona sim.

Ela funciona com o Polar?

Não.consigo conectar meu átrio ao Strava, na página de conectar acessório de terceiros, qual opção devo usar?

Olá gostaria de saber em qual site estão vendendo este átrio steel.

Olá. Tenho uma cinta dessas e gostaria de saber como vc parearam ela com o strava? Pois não manual não fala nada.

Olá pareado ao app . Por exemplo o Strava. Ele dá sinais sonoros de zona alvos etc.. ou só será visto tudo no final do treino?



Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.