MENU

Teste - Ciclocomputador GPS Atrio Iron

Com preço acessível e compatível com Strava, marca nacional ajuda a aposentar Smartphone no pedal

Para muitos iniciantes, gravar os treinos e pedais no Strava ou em outros aplicativos significa utilizar o telefone celular como GPS ativado, o que inevitavelmente cria alguns inconvenientes.

imagem

Nos celulares, além da precisão nem sempre muito boa, o consumo de bateria ainda aumenta bastante, podendo deixar o usuário em situação complicada em uma emergência.

Além disso, colocar um celular caríssimo no guidon pode chamar a atenção de ladrões e também o deixa exposto em uma queda. Um ciclocomputador dedicado como o Atrio Iron resolve esses problemas.

Características

Dimensões: 46 x 71 x 22mm.
Tamanho da tela: 30 x 38 mm.
Bateria: Lítio (Recarregável).
Preço (Outubro 2016): R$ 399,00.
Resistente à água (IPX6).
Iluminação de tela automática.
Acompanha suporte para guidão ou mesa.
Bateria de lithium.
Até 25h de autonomia.
Capacidade para até 90h de atividades.

Primeiras Impressões


Assim como os outros produtos da marca, o Iron vem bem embalado e com um manual simples em português. Na caixa, além do manual encontramos dois suportes, um cabo mini USB e quatro borrachas elásticas de fixação.

imagem

Para a fixação, o GPS conta com um suporte no mesmo padrão da Garmin que pode ser preso na mesa ou no guidão. O aparelho parece ser bem acabada e, apesar de possuir um perfil um pouco alto, visto "por cima" ele é bastante compacto.

Além disso, o visual preto e simples com apenas dois botões é um certo alívio neste dias de cores gritantes e computadores grandes e angulosos.

Com três telas básicas que não podem ser editadas, o funcionamento do Iron é bem simples. Para gravar um treino, basta acionar o GPS, aguardar o sinal dos satélites e dar play. Ao terminar, basta acionar a pausa e desligar o GPS - o treino será automaticamente armazenado.

imagem
Suporte e encaixe compatíveis com Garmin

Para avaliar o treino, basta plugar o Iron no computador com o cabo USB fornecido e abrir as pastas como se ele fosse uma pendrive. O arquivo (.fit) gerado é compatível com o Strava e outros aplicativos de treinamento.

O maior ponto negativo é que o Iron não se conecta a nenhum sensor externo, ou seja, não tem como acompanhar batimento cardíaco, cadência e, claro, potência.

O Teste

O teste do Atrio Iron aconteceu ao longo de um mês e consistiu em pedais em diversas situações, indo de locais mais urbanos a outros com ampla cobertura de árvores. O equipamento também foi testado em dias nublados e com sol.

A sincronização do Iron é lenta, porém nada desesperador. Para conseguir o sinal, basta ligar o aparelho quando estiver tirando a bicicleta do carro ou se preparando para sair de casa. Depois de "pegar" os satélites não tivemos problemas de perda de sinal exceto quando passamos por tuneis - algo perfeitamente aceitável e esperado.

imagem
Montagem transversal ou longitudinal

Ao todo, o equipamento tem dois botões que controlam todas as suas funções. Ao aciona-los, automaticamente a luz de fundo se acende. O botão da esquerda liga, começa e pausa os treinos. Já o da direita comuta as funções e, se for mantido pressionado, permite controlar a unica funções regulável do Iron, o fuso horário. E por falar em horas, a sincronização da data e do horário também é automática.

Como não é compatível com nenhum tipo de sensor, não é preciso parear nada para ver as informações nas três telas comutáveis. A primeira tela mostra velocidade atual, horário, distância percorrida no treino e altitude. Já na segunda temos velocidade média, tempo decorrido na atividade, odômetro e grau de inclinação velocidade máxima, data, a temperatura e calorias gastas na terceira.

imagem
As três telas do Iron

Seja de noite ou de dia, a visualização dos números é boa, sendo que a luz de fundo cumpre bem o seu papel quando escurece. Provavelmente graças a sua simplicidade, a bateria é bastante durável.

Em um de nossos testes, um pedal de quase 140km e 5 horas de duração, o gps consumiu apenas uma "barrinha" das três, e a mudança só aconteceu no final.

Quanto a precisão, ele se saiu bem quando comparado ao celular. Porém, como o próprio sistema de GPS é suscetível ao acúmulo de erros, é bem complicado afirmar com certeza qual deles foi mais exato nas medições.

imagem
Comparativo entre Iron (acima) e Celular (abaixo)

O suporte original nos pareceu robusto e as borrachas de boa qualidade. Todavia, o Iron não vem com o cabo de segurança, o que pode causar problemas em caso de quedas ou desencaixes acidentais. Por utilizar o mesmo padrão de encaixe da Garmin, é possível utilizar os inúmeros modelos de suporte disponíveis no mercado.

Uma parte ruim é que, assim como a maioria dos celulares, o Iron não utiliza um altímetro barométrico, deixando a medição de altimetria para a cartografia do Strava. Com isso, a precisão da altimetria acumulada do pedal fica bastante prejudicada, embora o indicador de inclinação durante o pedal funcione muito bem.

Chegando em casa, para passar os treino para o Strava basta plugar o Iron no comportador através da porta USB e jogar o treinos direto do aparelho para sua conta.

Pontos Positivos

Durabilidade da bateria
Baixo Custo

Pontos Negativos

Não se conecta a nenhum sensor externo
Não possui barômetro

Conclusão

Apesar do baixo custo, o Atrio Iron cumpre seu papel. É uma excelente oportunidade para quem não quer usar o celular no guidon, mas quer acompanhar seus dados durante o pedal e posteriormente no Strava.

A falta de conectividade com outros sensores é um grande ponto de decisão - algo que não faz falta para os mais novatos, mas é fundamental para os mais experimentados.

Site Oficial: http://www.lojamultilaser.com.br.


Conteúdo Relacionado

Comentários

Meu GPS não aparece no computador, nem sinal de vida, apenas carrega. O que faço??

Ramon, esse teste é bem antigo, de 2016. Infelizmente vou ficar devendo a resposta. Já não lembro mais e o aparelho morreu há tempos em um tombo.

Bom dia tira uma duvida ele pausa automatico quando para ? uns fala que sim outros que não?

Pela terceira vez perco um treino. Ao sincronizar com strava, aparece a seguinte mensagem: O upload parece estar incorreto e não podemos processá-lo.*
Alguém pode me ajudar?

è possivel salvar rotas no gps para eu seguir como um gps de carro?

BOM DIA GALERA, O MEU ATRIO DE PAU NÃO ESTOU CONSEGUINDO MARCA OS MEUS TREINO EU ACHO QUE TEM QUE FORMATAR OU REINSTALAR UM NOVO PROGRAMA, O MEU ATRIO SÓ TEM 1 ANO por favor voce conheci pessoas tecnica para concerto, muito bom dia para todos

Não vi imagens com mapas.
Não tem mapas?
Wander

Meu atrio iron está gerando um arquivo corrompido, o strava não reconhece. Alguém já passou por isso é conseguiu resolver?

ola bom dia. o meu gps iron nao da sinal de satélite. o que deve ser ja atualizei tudo.

Acabei de adquirir um. No manual diz que possui altímetro barométrico.

É possível colocar uma rota no atrio?

Acabei de comprar um GPS ATRIO. Quando conecto a um PC ele não é reconhecido. Não aparece nada. Como resolvo esse problema?

meu gps atrio parou de funcionar. O aparelho funciona normalmente mas a luz de fundo não acende mais. O que eu faço??? obrigado!!

O meu átrio não tem a pastas para arquivar as atividades, e perdi todos os meus treinos o que faço?

Boa Noite
O meu GPS Atrio Iron, pela terceira vez perdeu as minha atividades, não aparece nada na pasta de atividades.

Não ande com ele na chuva!

o usb do meu Atrio nao e reconhecido nao da nenhum sinal o que faço me ajudem

Quando vou carregar no strava, aparece a msg de erro no servidor e nao cansigo carregar no strava. Tem como me ajudar?

Amigo, atualize o sistema no site da Atrio. Update de firmware.

O USB do meu atrio não é reconhecido, não da sinal de nada quando conecto, apenas a bateria começa a carregar. O que deve ser, alguem pode me ajudar/

Não aparece no meu notebook quando conecto ele, ai não consigo passar minhas atividades para o strava,o que devo fazer?

Quando comprar este ciclo, compre também a capa protetora, pois ele não pode ver chuva, por mais fraca que seja. No mais não tive problema.

Mainar
Bom dia, alguem sabe como acertar a data hora, pois acertei o fuso horário e a hora atualizou, porém, a data não, como faço.

Trava com 30km ou 1 hora de pedal e não computa a quilometragem travada no odômetro. Tem 01 ano de uso!

Bom dia , uso o meu e qdo da uns 30 km ou umas 01:30 hs há de uso ele trava a tela, ai tenho que reiniciar novamente, o que pode ser ????

Como zerar ODO do gps atrio

MEU GPS FIZ LIMPEZA DOS ARQUIVOS USEI NO TREINO ELE REGISTROU OS DADOS NORMALMENTE POREM QUANDO CONECTEI AO COMPUTADOR PARA PASSAR OS DADOS NÃO ACONTECE NADA QUANDO DA O TOQUE NO BOTÃO ESQUERDO PARA ABRIR PARA O PC ELE ABRE PARA GRAVAÇÃO E NÃO PARA COLETAR DADOS

Ciclo Computador Gps Para Ciclismo Atrio Iron parou de funcionar com dois meses de uso, não acho Assistência tecnica


O meu gps também fica com a tela branca quando vou conectar no meu pc, que tem o windows 10. Em computadores com outras configurações antigas funciona perfeitamente. Creio que seja o drive do gps que precisa de atualizaçao.

Este aparelho é a prova d'água?

O meu travou com a bateria carregada, esperei á bateria descarregar para voltar a funcionar... lendo os comentários eu vi que isso não aconteceu somente comigo.

Não gostei, pois não tem pausa automática

Olá, recentemente comprei um Atrio, e hoje fui passar os arquivos para o computador, mas ao conectar, a tela acendeu ficou toda branca e agora não apaga mais, gostaria de saber se alguém já teve algum problema parecido.

Lucas , você ajudou muito, funcionou perfeito a atualização.... Win 10 voltou a ler o gps

Várias perguntas aqui podem ser facilmente respondidas:
Fuso horário: basta segurar a tecla da direita por alguns segundos. No caso de horário de Brasília, deixar -3:00;
Travado após desconectado do pc: basta segurar a tecla da esquerda por 10 segundos;
Iluminação: Liga por horário. Não tem como desligar;
Melhorias: é chinês, importado pela Multilaser e colocado o nome de Átrio. Portanto, não esperem melhorias.
A Auto Pausa funciona sim, porém tem que dar uma olhada na opção Trip (time). Se ela estiver parando, o strava ao importar conserva somente o tempo pedalado. Vai mostrar média errada no aparelho, mas no strava mostra certinho. Se tiver correndo o tempo com a bike 100% parada, exija a troca, pois é defeito.

O arquivo dentro do gps tem que ser atualizado para que o win 10 consiga instalar o GPS, se alguem precisar de atualização, solicite pelo google drive:
https://drive.google.com/file/d/0Bwq7bAevA3DHaFAwR01JUk5BTnhWbk02Sks5RlB4ODVINmUw/view?usp=sharing
Eu tive o mesmo problema, como sou lojista, vendo a marca e utilizo o produto, resolvi dividir com vocês.

Espero ter ajudado.

O meu gps atrio tambem fica com a tela branca quando vou conectar no pc o q eu faço p resolver?

fui descarregar os arquivos no pc e trava com a tela branca, o que fazer?

fui descarregar os arquivos no pc e trava com a tela branca, o que fazer?

Há dois meses estou utilizando um Iron e tenho gostado bastante.
A precisão dos dados tem sido grande.
Duas situações negativas que encontrei nele é não ter pausa automática e não ter a opção de desativar a iluminação noturna, o que acaba causando desconforto para o ciclista.
Embora a luz do Iron não seja tão forte, atrapalha bastante durante a noite.
Para amenizar a situação, acabei colocando um insulfilme, entretanto ai fica um pouco ruim a leitura durante o dia.
Alguém encontrou alguma solução melhor para essa iluminação?

Quando vou carregar a atividade no strava aparece a mensagem FIT file contains bad data. e nao consigo carregar de jeito nenhum... Alguem sabe pq isso acontece?

Gostaria de saber o que fazer quando o átrio travar?

tenho um faz uns 6 meses e hoje nao esta achando o sinal de gps fica tudo travado. alguem ja teve esse problema e qual conserto ?

Adiquiri 6 aparelhos deste para revenda diretamente com a Multilaser, e dos 6 4 já foram para garantia, com problemas de travamento, não acha sinal gps, etc.
Todos com pouco tempo de uso média de 3 meses.

Estou tendo um problema com meu Atrio, ele marca tudo certinho, porem quando conecto ele no PC ele fica somente com a tela ligada sem aparecer nada no visor, já fiz de tudo e não consigo fazer com que ele volte ao normal, já aconteceu com alguém este problema, de não conseguir acessar os arquivos dele e de não ter acesso?

iGPSPORT iGS20E, comprado pelo AliExpress funciona bem no Brasil?

Se ele atualiza hora automaticamente isso quer dizer que ele só obedece a um fuso horário, tipo o de Brasília? Se for assim quem mora em outras regiões e principalmente no horário de verão ele vai ficar diferente da região. Tipo Nordeste não tem horário de verão!

Olha o meu GPS átrio travou no primeiro mês aí olhei o manual e descobri que estava com a memoria cheia, tem que apagar os arquivos do pedal, pois depois de algumas horas ele começa a gravar e logo trava. Outra coisa o meu travou ficou com tela de quando está carregando, carregando no notebook, principalmente quando o note entra em espera aí é esperar alguns dias ele apaga tudo aí é só carregar novamente. Devia ter um bluetooth para sincronizar sem ter que usar o cabo.

O meu GPS atrio não está abrindo o arquivo .fit quando eu o conecto ao computador através do Cabo usb. Ele abre apnas os arquivos do meus documentos. Tem com resetar.

Estou utilizando o IRON, desde 30.12.2016, efetuei 45 pedaladas com ele. Ponto negativo: a Vel.Média, não fica estabilizada no momento que vc para, tendo que ficar pausando o aparelho e aí ocorre de esquecer de liberar, e começam os probleminhas. Quando despeja o arquivo no STRAVA, identifica a Vel. Média correta, pois como o CRONOMETRO fica paralisado, dá para efetuar a conta para comprovar se ficou correto. O meu aparelho está ocorrendo os sinais de outros cometários, que é TRAVAR no meio do pedal. Ocorreu isto pela quarta (4ª) vez e creio que terei que remeter ao vendedor, pois, isto não deve ser normal, é problema sério e não dá para ficar perdendo os pedais por motivo de mau funcionamento do aparelho. Hj eu zerei ele, pois estava com a memoria praticamente cheia, devido não ter apagado depois de ter transmitido para o STRAVA e CP. Creio que possa ser este o problema, e se não for, tenho direito de troca, devido o mau funcionamento.

Estou utilizando o IRON, desde 30.12.2016, efetuei 45 pedaladas com ele. Ponto negativo: a Vel.Média, não fica estabilizada no momento que vc para, tendo que ficar pausando o aparelho e aí ocorre de esquecer de liberar, e começam os probleminhas. Quando despeja o arquivo no STRAVA, identifica a Vel. Média correta, pois como o CRONOMETRO fica paralisado, dá para efetuar a conta para comprovar se ficou correto. O meu aparelho está ocorrendo os sinais de outros cometários, que é TRAVAR no meio do pedal. Ocorreu isto pela quarta (4ª) vez e creio que terei que remeter ao vendedor, pois, isto não deve ser normal, é problema sério e não dá para ficar perdendo os pedais por motivo de mau funcionamento do aparelho. Hj eu zerei ele, pois estava com a memoria praticamente cheia, devido não ter apagado depois de ter transmitido para o STRAVA e CP. Creio que possa ser este o problema, e se não for, tenho direito de troca, devido o mau funcionamento.

estou usando gostei mais o ponto negativo e que nao tem auto pausa vc tem k dar pausa toda hora que parar senao a media vai la embaixo corrijam isso pvf

Realmente a unica coisa que não gostei dele é não funcionar a pausa automática. No geral top o aparelho. Espero que tenha um firmware para atualizar e corrigir esse problema.

Gostaria de saber se o Gps Atrio Iron , encaixa no suporte do garmin , aquele longo que fica no guidão ?

funcionou bem 1 mes, agora trava durante o treino e precisa desligar segurando as teclas. Começando a me arrepender.

Usei o meu por 232 km, umas quatro atividades. Ao registrar a última atividade ele travou, nao carregava a atividade no strava (perdeu o atalha atrio). Pressionei os dos botos por 10 segundos e ele zrou os dados, unclusive a aatividade que eu não carreguei. Não sei se ele vai voltar a funcionar normalemnte.

No AliExpress se compra um por R' 170,00.
Eu mesmo tenho um iGPSPORT iGS20E, comprado pelo AliExpress.

Valeu, pelas dicas, Produto de boa qualidade.

O meu travou na tela de carregamento, sendo necessário pressionar por 10s os dois botôes para voltar ao normal, ele também não pausa automáticamente totalmente, pausa o tempo, mas a velocidade segue mostrando 1km/h, o que interfere na média final, dizem que ele fica registrando a movimentação do satélite, mas em suma gostei dele.

Erico, estamos verificando por aqui e atualizaremos se precisar.

O altímetro não é barométrico? O manual do aparelho diz que sim.

muito bom onde encontrar e o preço

Oq seria um baixo custo? Altimetria deficitária é um problema!!

Um ótimo lançamento. Possivelmente sera sucesso de vendas, o que estimulará a empresa a fabricar modelo mais completo com pareamento de sensores! Aguardando o meu chegar.