home

Teste - Capacete Lazer Magma


20 JUN, 2018     Gustavo Figueiredo     1    



O Magma é um capacete de gama intermediária da Lazer indicado para a prática de MTB XC. No teste a seguir, você fica conhecendo mais detalhes de desempenho e funcionamento deste modelo que une um visual agradável e um bom desempenho.

Foto 68228

Tecnologias

ARS Advanced Rollsys - O ajuste de tamanho não é na parte de trás como nos capacetes tradicionais. Com este sistema, o dial fica na parte superior do capacete, aumentando ou reduzindo o diâmetro total da armação para apertar a cabeça de forma uniforme e não só na nuca.

Adjustable Head Basket - Para ajustar-se melhor em diferentes tamanhos e formatos de cabeça, a trava da nuca pode ter sua altura regulada.

Ficha Técnica

Material: EPS e PC In-Mould
Tamanhos: S / M / G
Sistema de retenção: ARS Advanced Rollsys
Ventilação: 22 aberturas
Compatibilidades: LifeBEAM e Z-Led
Peso divulgado: 230g (S)
Peso Aferido: 310g (M)
Preço Sugerido: 629,00

Primeiras impressões

O capacete nos chamou atenção pelo desenho bonito e agressivo. A combinação de cores com camuflado em tons cinza e preto na parte dianteira do capacete agradou bastante. Já os detalhes em amarelo neon atrás foram mais polêmicos, agradando muito alguns e nem tanto outros.

Foto 68231
Foto 68229
Foto 68230

As fivelas e tiras nos pareceram de boa qualidade e com bom acabamento, algo que valeu também para o sistema de retenção. Um detalhe que reparamos é que o projeto do ARS Advanced Rollsys evoluiu ao longo dos anos e agora o cabo passa por dentro da estrutura que aperta a base da cabeça. Com isso, fica resolvido o problema do cabo desencaixar do suporte, deficiência que enfrentamos com um antigo capacete Lazer equipado com uma versão menos moderna do mecanismo.

Foto 67987

A fivela de fixação possui uma trava de cada lado, sendo que o Y das tiras é feito por fivelas convencionais, com as tiras dianteiras e traseiras passando por dentro da peça. Embora hoje em dia existam outras opções, este sistema oferece a vantagem de melhorar a regulagem de inclinação do capacete.

Foto 67984
Foto 67986

Embora tenhamos percebido algumas rebarbas na junção entre o recheio de poliestireno expandido e a capa de policarbonato com 22 duas aberturas de ventilação, o acabamento geral do Magma é muito bom, seja em sua carcaça ou em sua viseira fixa. Para manter o conforto, ele possui apenas 4 espumas internas - uma na testa, duas longitudinais em cima e uma central.

O capacete ainda é compatível com o LifeBeam, sistema de monitoramento cardíaco da Lazer e com a luz traseira para capacetes da marca, o Z-Led.

O Teste

Testamos o capacete em diversas situações, com predominância para o uso em trilhas de diferentes níveis técnicos. O modelo foi utilizado em dias frios e quentes ao longo de dois meses.

Foto 68082
   Thiago Lemos

No geral, o capacete agradou bastante pelo conforto, mas nos pareceu um pouco maior do que o esperado não no quesito aparência, mas sim no FIT. Isso porque ambos os nossos pilotos de teste precisaram utilizar a regulagem interna na posição mais baixa de todas para obter o aperto desejado.

Por falar em aperto, a ação do Rollsys agradou, mas foi preciso um pouco de força para travar o capacete na cabeça com a mão molhada, já que que é difícil girar o botão com dois dedos ao mesmo tempo fazendo uma pinça.

A viseira é relativamente longa e promove uma ótima proteção contra o sol. Porém, por não ser removível e nem móvel, ela tende a ficar no campo de visão do ciclista durante subidas ou pedalando com a cabeça baixa. Embora muitos não se incomodem com isso, existem pessoas que não gostam desta "interferência", preferindo viseiras mais curtas ou capacetes sem viseira.

Foto 68083
   Thiago Lemos

O Magma também nos pareceu bem ventilado e, durante os dias mais quentes do teste não sentimos nenhum desconforto térmico. Em dias frios, seu desenho interno não interferiu com o uso de bandanas. Além disso, o desenho da traseira do mecanismo de retenção é excelente para quem usa rabo de cavalo.

Pros

-Conforto

Contras

-Viseira fixa

Foto 67991
   Thiago Lemos

Conclusão

O Lazer Magma é um capacete indicado para XCM e XCO com uma boa qualidade de construção. Seu conforto agradou bastante, com a viseira fixa e as cores da traseira sendo os pontos mais polêmicos da peça. Embora não seja dos mais baratos (nem dos mais caros), ele apresenta uma boa relação entre custo e benefício. Para usos mais agressivos a Lazer possui modelos como o Revolution FF, que conta com viseira móvel e queixeira removível.

Vale ressaltar que ambos os pilotos de testes sentiram o capacete um pouco grande. O pessoal da Lazer nos informou que existe uma sobreposição no tamanho dos capacetes, e que alguns ciclistas podem se dar bem com mais de uma medida - a recomendação é conferir antes de comprar.

Vestuário: Camiseta AWS Active Razor azul, Bretelle ASW Active Razer azul, Luva ASW Active Fechada preta, capacete Lazer Magma, Sapatilha Specialized 2FO.

Pilotos

Gustavo Pacheco - Strava
Pedro Cury - Strava

Para mais informações acesse a página do capacete Magma na página da Lazer.


Fotos (1)

foto 0 -  Mais Fotos

Comentários

  • avatar

    Sérgio Batista   

    Sérgio Batista   

    Muito top esse capacete! Tenho um da marca e não troco por nenhuma outra.
    7 mes(es) atrás - Denunciar




  • Relacionados