MENU

Teste - Capacete Giro Source Mips

Há mais de 30 anos no mercado, a Giro é uma das marcas mais reconhecidas no mundo da bike. Começou sua história quando seu fundador, Jim Gentes, lançou o Giro Prolight, o primeiro capacete moderno, ventilado e de baixo peso.

Capacete Giro Source Mips
Capacete Giro Source Mips


Depois de anos refinando cada vez mais seus capacetes para diversas modalidades e esportes, a Giro lançou também uma linha de luvas e sapatilhas pra bike, com o alto padrão de qualidade já esperado. Confira nosso review completo.

Impressões Iniciais

Capacete Giro Source Mips
Capacete Giro Source Mips    Pedro Cury

Como esperado para um capacete voltado ao trail / all mountain / enduro, o Source cobre uma área mais extensa da cabeça, na parte de trás e lateral. Além de ter o visual mais moderno e robusto esperado para essas modalidades.

Para uma marca como a Giro, não esperávamos nada menos do que um acabamento de alta qualidade, o que o Source certamente entrega com o encaixe perfeito do plástico do casco com a espuma EPS.

A camada da proteção Mips é bem discreta, na cor preta, com as espumas bem distribuídas em seus velcros.

Ficha Técnica

Materiais: Policarbonato InMold e Policarbonato HardBody na parte inferior
Portas de ventilação: 16
Certificações: CE EN1078 / US CPSC
Mips: Sim
Cores (Brasil): Cinza com branco (testado), preto com verde e preto
Garantia: 1 ano
Peso: 340g (divulgado), 341g (aferido)
Preço sugerido: R$ 989,00

Tecnologias

Mips

Mips é integrado ao sistema de ajuste
Mips é integrado ao sistema de ajuste    Pedro Cury


O Giro Source possui a tecnologia Mips, já apresentada aqui, que ajuda a dissipar as forças dos impactos angulares na cabeça, evitando danos cerebrais. O sistema Mips é integrado diretamente ao sistema de retenção Roc Loc 5. A tecnologia já vem sendo adotada nos melhores capacetes do mercado.

Ajuste Roc Loc 5

Sistema de ajuste Roc Loc 5
Sistema de ajuste Roc Loc 5    Pedro Cury


O sistema de retenção Roc Loc 5 promete conforto, estabilidade e ajuste preciso com um baixo peso. Além do ajuste da circunferência, também tem 3 posições de ajuste vertical.

Viseira Ajustável

Viseira ajustavel acomoda goggles
Viseira ajustavel acomoda goggles    Pedro Cury


A viseira pode ser levantada, sem posições pré-fixadas, para apoiar os goggles ou aumentar o campo de visão, sendo ainda removível.

Construção inferior In-Mold Hardbody

Esse tipo de construção consegue fazer a fusão do casco de policarbonato duro, com o EPS. Nesse capacete, esse tipo de construção se estende também para a parte interna, para maior durabilidade.

Canais de ventilação internos

Combinado com as portas de ventilação, o capacete conta com um "canal interno" que força o fluxo de ar, deixando-o mais ventilado.

Espuma Coolfit Anti-Microbial

A espuma interna é dividida em 5 partes e colam diretamente, por velcro, no sistema de retenção + Mips.

Peso

Capacete Giro Source Mips
Capacete Giro Source Mips    Pedro Cury

Em termos de peso, o capacete é divulgado com 340g e bateu precisamente 341g na nossa balança. Para enduro e com Mips é um capacete leve, pesando 34g a menos que o Lazer Jackal que já testamos e não tem Mips. Também é bem mais leve que os 411g do famoso Troy Lee A3.

O Teste

Usamos o Giro Source em muitas situações, por algumas semanas, incluindo treinos no asfalto, na pista de street e principalmente nas nossas trilhas mais técnicas. Também competimos com ele na Copa Monstrinho de XCO, no Rio de Janeiro, onde conseguimos a segunda colocação na categoria Enduro.

Capacete Giro Source Mips
Capacete Giro Source Mips     @juliocesar.fotoesportes


Curiosamente tivemos uma situação totalmente exclusiva nesse teste - Tivemos uma queda forte em um de nossos treinos, onde o capacete realmente foi colocado a prova!

Ajuste e conforto

O sistema de retenção Roc Loc 5 realmente agradou. O dial tem muitos clicks de ajuste, permitindo deixá-lo na medida certa sem apertar ou afrouxar demais. Não sentimos pontos de pressão ou qualquer desconforto.

Capacete Giro Source Mips
Capacete Giro Source Mips    Pedro Cury


Para falar a verdade, esse foi um dos capacetes mais confortáveis que já usamos A sensação que tivemos é que o Mips ajudou no conforto quando apertávamos um pouco mais o ajuste. Seja lá qual for o motivo, o Source foi bem confortável em todas as situações.

Ventilação

Capacete Giro Source Mips
Capacete Giro Source Mips    @gilperes_focoradical

Comparado com alguns outros modelos, as 16 portas de ventilação pareceram menores em tamanho, o que poderia deixar o capacete mais quente. Porém, não sentimos qualquer problema com aquecimento, mas também nenhum resfriamento comparado com capacetes de cross-country. Esse ponto realmente ficou neutro na nossa análise.

Viseira

A viseira possui uma faixa de ajuste vertical, sem precisar de qualquer ferramenta, e promete uma área para apoiar os goggles.

Realmente foi possível apoiar os goggles, o que é essencial para quem gosta desse recurso, já que evita que eles fiquem balançando ou caindo suor. Essa área é bem justa para alguns modelos, tornando difícil apoiá-los em movimento. É uma melhoria que gostaríamos de ver.

Acolchoamento

Esse foi um ponto com um detalhe que não gostamos. Apesar da espuma ser a anti-microbiana e confortável, ela é dividida em 5 partes.

Acolchoamento em multiplas partes
Acolchoamento em multiplas partes    Pedro Cury


Parece besteira, mas na hora de colocá-las na máquina de lavar roupas, com diversos outros itens, fica bem mais fácil de perdê-las

Falta de refletivos

Um outros detalhe que não gostamos e também já vimos em outros capacetes é a falta de qualquer elemento refletivo.

Por mais que o capacete seja para trilhas, muita gente precisa fazer deslocamento por caminhos onde passam carros, onde estar visível é sempre importante. Bastaria o logo Giro na parte de traz ser refletivo.

Peso no enduro ?

Quanto ao peso, na nossa opinião, para proteções, especialmente em modalidades como enduro, vale a pena levar algumas gramas a mais do que estar menos protegido. De qualquer forma, o Giro Source está leve para o sua proteção estendida, ainda mais possuindo Mips.

Proteção - O teste mais real do Pedal

Tivemos a (in)felicidade de ter uma situação nunca antes passada noa nossos testes. Caímos... E caímos bem feio!

Em uma pista nova no Rio de Janeiro, com obstáculos recém construídos, calculamos mal um salto e viramos pra frente. Apesar de ter conseguido colocar as mãos para aliviar a queda, batemos a cabeça forte no chão com o Giro Source. Confira o vídeo.



No tombo, o capacete não quebrou, mas ficou arranhado em boa parte. Quer teste mais real que esse ? :)

Pros

- Alto Conforto
- Mips muito bem integrado

Contras

- Acolchoamento com muitas partes
- Não ter áreas refletivas

Conclusão

O Giro Source Mips traz as características necessárias para o all mountain e enduro. Tem área de proteção estendida, tecnologia Mips, viseira ajustável e visual atrativo. Como maior destaque, fica o conforto.

Capacete Giro Source Mips
Capacete Giro Source Mips     @juliocesar.fotoesportes


Para saber mais, acesse o site oficial da Giro no Brasil. A Giro é representada oficialmente pela ISAPA.

Piloto: Pedro Cury - Perfil no Strava
Vestuário:
Bermuda Ahau Trail
Camisa Ahau (branca)
Luvas ASW Active FF
Sapatilha Shimano XC3
Óculos Absolute
Goggle Fox


Relacionados

Comentários

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.