MENU

Teste Comparativo Capacetes Bell Spark 2 MIPS e 4Forty Air MIPS

Índice

  1. Introdução
  2. Capacete Bell Spark 2 MIPS
  3. Capacete Bell 4Forty Air MIPS
  4. Tabela - Fichas Técnicas Comparadas
  5. Impressões Iniciais
  6. O Teste
  7. Conclusão

A Bell é uma marca com bastante tradição e experiência na produção de capacetes, tendo seus primeiros produtos voltados para o automobilismo nos anos 50. De lá para os dias atuais, a marca passou a atuar em diversos segmentos esportivos, tendo em seus times atletas de alto calibre, incluindo o mito Ayrton Senna, Louis Hammilton e, no mundo da bike, nomes como Aaron Gwin, Amaury Pierron e os irmãos Atherton.
Capacetes Bell Spark 2 MIPS e 4Forty Air MIPS
Capacetes Bell Spark 2 MIPS e 4Forty Air MIPS    Pedro Cury


A marca faz parte do mesmo grupo de empresas de uma outra marca consagrada de capacetes: a Giro. Contamos mais da história da Bell Helmets aqui.

Dessa vez, recebemos para testar dois modelos com proposta parecida: ampla proteção para uso desde no pedal recreativo até no enduro.

Capacete Bell Spark 2 MIPS

Capacetes Bell Spark 2 MIPS e 4Forty Air MIPS
Capacetes Bell Spark 2 MIPS e 4Forty Air MIPS    Pedro Cury


O Bell Spark 2 é a evolução de um capacete consagrado da linha e, segundo a Bell, é um all-arounder, ou seja, para uso diverso. O Spark já estava presente na linha há alguns anos, mas teve uma reformulação esse ano, que trouxe não só um novo visual mais enxuto, mas também algumas novas características.

Como mudanças, o formato traz maior ventilação e também passa a ter viseira ajustável, que além de permitir maior campo de visão ou maior sombra no rosto, também traz espaço para apoiar os goggles. Para completar, o Spark 2 agora conta com uma maior variedade de cores.

Um dos itens atuais mais importantes neste capacete é o sistema de proteção multidirecional MIPS, que já falamos neste artigo, que ajuda a dissipar os impactos e amenizar os possíveis danos à cabeça no caso de uma queda. Tecnologia que está presente nesta versão do Spark 2.

Na parte da ventilação, conta com 13 aberturas e com a tecnologia exclusiva Sweat Guide, que evita que o suor pingue pela frente do rosto, atingindo os olhos ou óculos.

Tecnologias

Integrated Mips
O Spark 2 conta com tecnologia MIPS que ajuda a dissipar as forças dos impactos angulares / rotacionais, evitando danos cerebrais. O MIPS Integrated é uma versão em que o sistema é integrado diretamente ao sistema de retenção, deixando-o mais leve, ventilado e confortável.

Já falamos muito das vantagens do sistema de proteção Mips para capacetes aqui, que está sendo usado nos melhores modelos do mercado.

Sweat Guide

Sweat Guide evita que o suor pingue no óculos e rosto
Sweat Guide evita que o suor pingue no óculos e rosto    Pedro Cury

O acolchoamento com esse design absorve o suor da testa, evitando que ele pingue nos olhos e nos óculos.

No-Twist Tri-Glides
As tiras de ajuste são fixadas diretamente no corpo do capacete, na parte de baixo e separadamente em cada lado. Isso evita que elas girem, mantendo assim a posição correta sempre.

Goggle Gripper
Capacetes Bell Spark 2 MIPS
Capacetes Bell Spark 2 MIPS    Pedro Cury

Uma parte emborrachada na parte de trás do capacete evita que a fita do goggle fique escorregando e saindo da posição correta.

Sistema de retenção Ergo Fit
Capacetes Bell Spark 2 MIPS e 4Forty Air MIPS
Capacetes Bell Spark 2 MIPS e 4Forty Air MIPS    Pedro Cury

O sistema é bem compacto e possui um botão giratório de ajuste da circunferência do capacete, com 48 clicks.

Capacete Bell 4Forty Air MIPS

Capacete Bell 4Forty Air MIPS
Capacete Bell 4Forty Air MIPS    Márcio de Miranda

O 4Forty Air é projeto novo, baseado em um dos capacetes mais elogiados da linha Bell, o 4Forty. A nova versão Air busca oferecer características similares ao 4Forty, mas com ainda mais tecnologia e, especialmente, mais ventilação. Novo visual, viseira ajustável em 3 posições, maior facilidade para encaixe de óculos e acolchoamento Ionic+ de secagem rápida. Segundo a Bell, esse é um capacete com tecnologias usadas pelos profissionais, mas projetado para o entusiasta.

Assim como o Spark 2, ele conta com sistema de proteção MIPS Integrated, tecnologia Sweat Guide para evitar o suor no rosto / óculos e compatibilidade com goggles, além da viseira ajustável - mas nesse caso com 3 posições definidas.

Como diferenças para o Spark 2, o 4Forty Air conta com fechamento magnético, acolchoamento Ionic+, maior compatibilidade com óculos, extensão completa do casco sobre a espuma EPS, tiras de ajuste premium e o sistema de retenção Float Fit, que permite maior gama de ajustes na cabeça.

Tecnologias

O 4Forty Air conta com todas as tecnologias do Spark 2, mas com o sistema de retenção Float Fit ao invés do Ergo Fit. Conheça as melhorias:

Sistema de Retenção Float Fit

Capacetes Bell Spark 2 MIPS e 4Forty Air MIPS
Capacetes Bell Spark 2 MIPS e 4Forty Air MIPS    Pedro Cury

Sistema de ajuste compacto e eficiente, com botão giratório de ajuste de circunferência e trilho de ajuste vertical. Esse sistema é integrado também à tecnologia MIPS para melhor ajuste.

Acolchoamento Ionic+
Acolchoamento Ionic+
Acolchoamento Ionic+    Pedro Cury

O acolchoamento é feito de um material de secagem rápida e que evita o mau-cheiro causado por bactérias.

Eyewear Storage
A parte da frente do capacete tem um design que facilita encaixar os óculos quando não estão no rosto, além da grande compatibilidade com goggles.

Fidlock Buckle

A fivela de fechamento é magnética, com encaixe lateral, facilitando o uso.

Tabela - Bell Spark 2 MIPS VS 4Forty Air MIPS
Tabela - Tecnologias Capacetes Bell
Tabela - Tecnologias Capacetes Bell


Impressões Iniciais

Estética

Os dois capacetes são muito bonitos, com um visual que remete mais ao trail / enduro e dificilmente não vão agradar a todos, ainda mais com a boa disponibilidade de cores.



Porém, um olhar mais atento traz maior vantagem ao 4Forty Air. Nele, a parte dura de policarbonato cobre toda a parte externa do capacete, enquanto no Spark 2, a espuma EPS da parte de baixo fica exposta, lembrando capacetes mais simples.

A viseira do 4Forty Air também não conta com os parafusos externos, dando um visual mais limpo e eliminando uma peça a mais que poderia se perder, além de ser mais bonita. O sistema de retenção também é um pouco mais discreto e com aspecto de ter um melhor acabamento.


Já nas fitas de ajuste, divulgadas como premium, nota-se uma melhor qualidade olhando bem de perto, mas nada de mais. A conexão das fitas com o capacete sim, são mais discretas no 4 Forty Air.


Apesar do sistema de fechamento do Spark 2 ter a vantagem de permitir um ajuste mais preciso (sem precisar reajustar as fitas), esteticamente ele não nos agradou.
Capacetes Bell Spark 2 MIPS e 4Forty Air MIPS
Capacetes Bell Spark 2 MIPS e 4Forty Air MIPS    Pedro Cury


Contando ponto para a estética do Spark 2, está a borracha na parte de trás para retenção com a fita do goggle (Goggle Gripper), que traz o nome do capacete emborrachado.
Capacetes Bell Spark 2 MIPS e 4Forty Air MIPS
Capacetes Bell Spark 2 MIPS e 4Forty Air MIPS    Pedro Cury


O que podemos concluir de forma resumida é que o 4Forty Air tem um acabamento superior quando se olham os detalhes, porém ambos são bonitos e a escolha acaba caindo no gosto pessoal.

Sistema de Retenção

O Spark 2 conta com 48 clicks no botão de ajuste, trazendo muita flexibilidade, talvez por ter um tamanho a menos que o 4Forty, que conta apenas com 32 clicks. Porém, o último conta com ajuste vertical, trazendo maior precisão.

Ajuste vertical do Bell 4Forty Air
Ajuste vertical do Bell 4Forty Air     Pedro Cury


Acolchoamento

Um detalhe bobo, mas que gostamos, é que em ambos os modelos, o acolchoamento é dividido em apenas duas grandes partes, facilitando muito o “jogar na máquina de lavar com toda tralha e achar depois”. Parece besteira, mas já tivemos capacetes com 6 acolchoamentos e alguns se perderam.

Refletivos

Um ponto que sempre pegamos no pé é que nenhum dos últimos capacetes testados possui refletivo. Algumas marcas argumentam que isso não é necessário no mountain biking, porém muita gente se desloca em caminhos compartilhados com carros ou motos para chegar nas trilhas. A Bell também não prestou atenção nesse detalhe, que poderia estar discretamente em seu logotipo.

O Teste

Recebemos o capacete na etapa da Copa do Mundo de MTB em Petrópolis, no Rio de Janeiro, e o reconhecimento da pista foi nossa primeira experiência com o 4Forty Air. Depois disso andamos também no Montanha Azul Bike Park, nos nossos treinos de asfalto, street e trilhas locais.

Capacete Bell 4Forty Air MIPS em teste
Capacete Bell 4Forty Air MIPS em teste    Marcio de Miranda


Como piloto, tivemos a opinião de Pedro Cury, editor do Pedal.com.br, especialista em teste de produtos.

Ajuste e conforto

Mesmo com sistemas de retenção diferentes, os dois capacetes apresentaram excelente conforto. O sistema do 4Forty Air é superior por permitir também o ajuste vertical, porém para nosso tamanho de cabeça, ambos funcionaram bem e não apresentaram nenhum ponto de pressão.

A faixa de ajuste pelo botão também agradou em ambos os casos, com muitas posições intermediárias, sem ter um ponto que aperta demais ou de menos.

Como já notamos com outros modelos, o fato de ter MIPS, além da proteção, ajuda no conforto, provavelmente por permitir uma pequena “folga rotacional”.

Capacete Bell Spark 2 MIPS em teste
Capacete Bell Spark 2 MIPS em teste    Márcio de Miranda


Ventilação

Visualmente, as portas de ventilação do Spark 2 são bem maiores que do 4Forty, porém o último tem uma abertura a mais. Não foi possível sentir diferença entre os dois e, nesse ponto, os achamos neutros, não esquentam, mas também não trazem sensação de resfriamento como alguns modelos de cross-country. Ou seja, é o que esperávamos para um modelo de maior proteção.

Viseira

Nos dois, a viseira permite ajuste vertical sem ferramentas, sendo que o 4Forty Air tem 3 posições pré-determinadas, enquanto o Spark 2 tem um trilho livre de ajuste. Sinceramente não fez qualquer diferença e a funcionalidade foi a mesma. Em ambos foi possível apoiar os goggles ao tirá-los do rosto.

Comparativo Bell - Pros x Contras

Tabela - Tecnologias Capacetes Bell
Tabela - Tecnologias Capacetes Bell


Conclusão

Já tínhamos testado capacetes da Giro e nunca prestamos tanta atenção nos modelos da Bell, que fazem parte do mesmo grupo, porém ficamos impressionados com suas qualidades.

Capacetes Bell Spark 2 MIPS
Capacetes Bell Spark 2 MIPS    Márcio de Miranda


A escolha entre o Bell Spark 2 e o 4Forty Air vai ficar muito mais no quanto você quer gastar a mais com detalhes de conforto e acabamento, do que funcionalidade.

Ambos trazem grande conforto, grande proteção na área traseira da cabeça e possuem proteção MIPS - o que julgamos essencial hoje em dia. Também estão na faixa de peso esperada.

O 4Forty Air trará uma maior praticidade com a fivela magnética, maior ajuste do sistema Float Fit e um acabamento mais bonito, sendo a melhor opção para quem pode gastar um pouco mais.

Vestuario


Foto 1
Capacete - Bell 4Forty Air Mips
Camisa Vortek
Bermuda Vortek
Luvas Vortek
Sapatilha Bontrager Flat

Foto 1
Capacete - Bell Spark 2
Óculos Absolute After
Camisa Avalanche Bike Shop
Bermuda Vortek
Luvas Vortek
Sapatilha Bontrager Flat

Piloto: Pedro Cury - Link do Strava


Relacionados

Comentários

Outras notícias

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.