home

Teste - Bomba Syncros Boundary 2.0HV

Modelo oferece construção sólida e bons recursos para encher pneus de mountain bikes


29 OUT, 2019     Gustavo Figueiredo    
     


A Syncros Boundary 2.0HV é uma mini-bomba para encher pneus de bicicleta com diversas características interessantes para praticantes de mountain biking. Ao longo de dois meses, testamos o acessório em diferentes condições da "vida real", além de realizar alguns testes em situações mais controladas.

Foto 73634
Foto 73635

Vale destacar que, uma bomba de encher pneus de bicicleta pode, a principio, parecer uma coisa simples. Porém, se você anda de bike há muitos anos, já deve ter percebido que existem bombas de diferentes qualidades e que encontrar uma bomba legal nem sempre é simples - não é a toa que muitas pessoas possuem uma de estimação, que acompanha o ciclista por muitos e muitos anos.

Diferenças entre bombas de MTB e Estrada

A diferença de uma bomba específica para estrada ou mountain biking está relacionada ao volume e pressão do ar. Via de regra, uma bomba com maior diâmetro terá um maior volume por bombada do que uma de menor diâmetro. Porém, de menor diâmetro será capaz de trabalhar com mais pressão - isso levando em conta que ambas tenham o mesmo comprimento.

Vale destacar que, hoje em dia, dificilmente se usa mais de 35 psi de pressão nos pneus de bikes de trilha, enquanto para estrada pode-se passar de 100 psi. Sendo assim, bombas específicas para MTB vão encher o pneu de uma maneira muito mais rápida em baixas pressões, porém se tornarão duras quando a pressão começar a aumentar muito, sendo seu limite de funcionamento mais baixo.

Principais características

Válvula com mangueira - O primeiro detalhe que reparamos (ou não reparamos) foi a válvula com mangueira. O que mais chamou a atenção foi o excelente encaixe e acabamento do componente. A bem da verdade, só notamos a presença da mangueira depois de ler a embalagem da bomba - ela fica guardada internamente quando não está sendo usada. A cabeça é compatível com válvulas Presta e Schrader.

Foto 73638
Foto 73641

Alto Volume - Com 67 centímetros cúbicos de deslocamento por bombada, a Boundary 2.0HV pode ser considerada uma bomba de volume alto, mas não altíssimo. Isso quer dizer que, a cada movimento, ela joga uma boa quantidade de ar no pneu, mas ainda é capaz de trabalhar com pressões relativamente elevadas para o MTB, sem ser muito longa.

Suporte

- Como quase todas as bombas vendidas atualmente, a Boundary 2.0HV vem com um suporte plástico que vai preso na furação da garrafinha. A peça funciona com uma tira de borracha que segura a bomba no lugar.

Foto 73642
Foto 73643

Ficha Técnica

Material: Alumínio com cabo de plástico composto
Tipo da válvula: Com mangueira, reversível para Presta / Schrader e trava
Pressão máxima: 80 psi
Volume: 67 cm3
Comprimento: 20cm
Peso divulgado: Aproximadamente 104 g
Peso aferido: 106g
Preço sugerido: R$169.90

O Teste

O funcionamento da Syncros Boundary 2.0HV é bastante convencional. O tipo da válvula pode ser escolhido com o tradicional sistema de reversão dos componentes internos da cabeça. Para travar, existe uma alavanca na parte de cima da cabeça que deve ser puxada. Apesar de fazer um acabamento perfeito, o formato da alavanca não é totalmente ergonômico. O selamento, porém, é excepcional. A mangueira tem um comprimento bom o suficiente para evitar danos na válvula do pneu ou câmara na hora de encher, um recurso sempre muito bem-vindo.

Foto 73717
Mangueira estendida

Por ser relativamente curta (20 cm), o modelo cabe no bolso traseiro de uma camisa de ciclismo. Apesar disso, consideramos o suporte que acompanha a bomba excelente. O encaixe é perfeito e a furação é bem alongada, permitindo encontrar a posição correta para a bomba em quadros com tubos de diferentes formatos e diâmetros. A alça de borracha elástica prende com bastante segurança, sendo muito mais prática do que a tradicional fita de velcro - além de não ficar com cara de suja.

Foto 73637

Para um pneu de MTB que trabalha com pressões entre 20 e 35 libras, o modelo funciona muito bem. Como a bomba é curta e tem um volume relativamente alto, ela precisa ser um pouco mais larga, o que dificulta o funcionamento em pressões mais elevadas - até por isso, ela é indicada apenas para pneus de trilha.

Foto 73640

No geral, o funcionamento da bomba nos pareceu suave e agradou basante. Mas, o detalhe que mais merece destaque é a qualidade do produto. Assim como quase tudo que vem da Syncros, marca com mais de 30 anos que foi posteriormente adquirida pela suíça Scott, a Boundary 2.0HV transpira qualidade. O encaixe de tudo é bem preciso, a textura é agradável ao toque e a atenção aos detalhes é grande. A única coisa que sentimos falta foi de um mostrador de pressão.

Conclusão

A Syncros Boundary 2.0HV é uma boa bomba para praticantes de MTB, com a qualidade construtiva e o acabamento sendo seu ponto mais forte. Vale destacar que o modelo não é indicado para bicicletas de estrada e que, para isso, a Syncros oferece a Syncros Boundary 2.0hp, modelo que desloca apenas 26.5 centimetros cúbicos por bombada, mas tem pressão máxima de até 120 psi.

Mais informações na página da bomba Boundary 2.0HV no site da Syncros.