home

Teste - Câmera Atrio FullSport Cam 2.0


10 AGO, 2016     Gustavo Figuereido     15    



O mercado de câmeras de ação é um dos mais variados, com opções vindas de diversos fabricantes. Neste mercado, inevitavelmente a referência é a família GoPro, que foram as primeiras a popularizar o formato com uma câmera resistente, com diversos acessórios e um custo atrativo pela qualidade oferecida - porém, com a grande quantidade de impostos e um dólar alto, o preço deste tipo de equipamento continua sendo proibitivo para muitos.

imagem
Câmera Atrio FullSport Cam 2.0

Custado cerca de 600 reais, com qualidade de imagem surpreendente, um pacote cheio de acessórios e compatibilidade com o padrão de encaixes da GoPro, a Atrio FullSport Cam 2.0 é uma excelente opção para quem deseja gravar em vídeo seus pedais.

Ficha Técnica


Resolução de Vídeo: Full HD 1080p(30 FPS)
HD 720p(60 FPS)
Conexôes: Wi-Fi, HDMI e USB
Lentes angulares: 170°
Profundidade máxima: 30 metros
Tela: LCD de 1.5"
Formato de Arquivo: MOV(video) e JPEG(imagem)
Armazenamento: Cartão Micro SD (não incluso)
Bateria: 900mAh (1.5 horas)

Tecnologias de destaque

WiFi - Uma das vantagens da FullSport Cam 2.0 é que ela já possui conexão WiFi, podendo ser controlada por Smartphones. Inclusive, é possível passar os vídeos e fotos diretamente pela rede sem a necessidade de utilizar fios. Caso necessário, a câmera ainda possui saídas HDMI e conexão micro USB.

É utilizado o aplicativo iSmart DV. Com ele, controlar a câmera, alternar funções e ver os vídeos é um processo simples e intuitivo. Porém, vale lembrar que a utilização do WiFi consome bateria.

Viewfinder - Diferente de muitas câmeras deste segmento, a Atrio Fullsport Cam 2.0 possui um viewfinder embutido que permite acertar muito mais facilmente o enquadramento. Além disso, ainda é possível ver seus vídeos e fotos pelo visor da câmera sem precisar carregá-los para o celular ou computador.

Controle Remoto - Um pequeno controle remoto também vem no pacote e permite iniciar e parar a câmera sem ter que tocá-la.

Primeiras impressões


O uso da Atrio FullSport Cam 2.0 é bastante simples e rapidamente nos acostumamos com suas funções. Com ela, é possível controlar diversas parâmetros através de seus cinco botoes. Em caso de dúvida, o manual de instruções em português é pequeno mas bem completo, com imagens e ilustrações de boa qualidade.

imagem
Os botões e portas da Atrio

Como é comum no mercado, a câmera não vem de fábrica com um cartão de memória: nada de muito preocupante já que a maioria das pessoas já possuem um cartão Micro SD em casa. Se não tiver, ele pode ser encontrado facilmente por ser padrão.

Como citado acima, a câmera vem equipada com dezenas de suportes, podendo ser instalada em capacetes, guidão (desde que sejam padrão mais estreito), pranchas e tripés. Além disso, ela já vem com um bastão de selfie, caixa estanque que suporta até 30 metros, um suporte para utilizar sem a caixa e um prático controle-remoto que pode ser preso em cintas de velcro ou elásticas.

imagem
Alguns dos acessórios da câmera

A câmera também vem equipada com uma tela que além de funcionar perfeitamente como um view finder ainda mostra as funções e menus da máquina. Para garantir aquele visual de "alta velocidade" nos seus vídeos, ela utiliza lentes angulares de 170° que registram imagens em Full HD 1080p com 30 FPS e HD 720p 60 FPS, permitindo criar efeitos de câmera lenta na hora da edição.

O teste

O teste foi realizado por um período de três meses. Durante este tempo, usamos a câmera em diversas situações utilizando os suportes originais e outros disponíveis no mercado. Com um pouco de criatividade, é possível encontrar inúmeras posições de câmera na bicicleta utilizando apenas o que vem na caixa, além do mais obvio suporte de capacete e a abraçadeira de guidão e canote.

imagem
Usamos e abusamos da Atrio FullSport Cam 2.0

Um dos melhores suportes é justamente um que permite prender a câmera sem a utilização da caixa estanque. Com ele, o equipamento fica menor, mais leve e, de quebra, a qualidade da imagem melhora ainda mais, já que a luz não precisa passar por uma caixa de acrílico para chegas até as lentes.

Porém, vale lembrar que além de proteger contra a água, a caixa-estanque também evita poeira, chuva e até aumenta a proteção contra impactos. Por isso, deixamos a caixa mergulhada em um balde cheio de água durante dois dias para testar - e aprovar - a eficácia da caixa.

imagem
Uma ótima caixa-estanque

Para gravar vídeos, a câmera possui dois modos de captura, o Car e Video. O primeiro, que não é comumente encontrado em outras câmeras, grava pequenos arquivos na sequencia. Quando o cartão de memória fica cheio, ele começa a apagar os mais antigos para gravar os mais novos.

Embora seja bem interessante, este modo de funcionamento não permite a retirada do carimbo de data - aquela imagem sobreposta ao seu vídeo que traz informação sobre a data e o horário em que o vídeo está sendo registrado. Porém, vale lembrar que provavelmente este modo deve ter sido desenvolvido para registrar acidentes - neste caso, a presença da data é fundamental.

No modo vídeo, a gravação é contínua até que o arquivo tenha cerca de 4gb de tamanho. Depois disso, a câmera para de gravar e desliga-se automaticamente, mesmo que ainda haja espaço disponível no cartão de memória.

Se ligada de forma contínua, a bateria do equipamento dura mais de uma hora e meia. Porém, a durabilidade tende a diminuir se a tela for muito utilizada. Um detalhe que devemos prestar atenção para evitar confusões acontece justamente na hora de começar ou parar uma gravação: ao apertar o botão do obturador com a tela desligada, um primeiro toque fará ela ligar. Com isso, será preciso um segundo toque para iniciar ou parar uma gravação.

imagem
Prático controle-remoto

Qualidade da imagem

Levando em conta o custo reduzido, era de se esperar que a Atrio não fosse capaz de produzir boas imagens. Porém, o resultado final das gravações ficou muito bom, principalmente em ambientes claros. Em ambientes com menos iluminação como trilhas mais fechadas a qualidade cai um pouco, mas nada fora do normal.

As únicas situações que colocam a Atrio em problemas são os ambientes muito escuros, trocas repentinas de iluminação e imagens com duas fontes muito distintas de luz, horas em que ela pena um pouco para ajustar a luminosidade. Confira no vídeo abaixo alguns testes que realizamos.

O que também deixa a desejar é a resolução máxima de 1080p com 30 fps. Apesar de ser suficiente para muitas situações, as câmeras mais modernas já podem fazer essa resolução com até mais de 60 fps e chegam a ter resolução de 4k. Com o youtube aceitando 1080 com 60 fps, gostaríamos de ter essa opção, que deixa a visualização das filmagens de mountain biking muito mais suaves e também permite fazer "câmeras lentas" melhores na edição.

Teste - Atrio Full Sports Cam 2.0



Pontos positivos

- Baixo Custo
- Diversos suportes inclusos

Pontos negativos

- Transição de iluminação
- Resolução máxima de 1080p com 30 fps

Conclusão

Apesar de não possuir uma resolução e qualidade das câmeras líderes, a Atrio ganha no baixo custo e quantidade de acessórios incluídos.

Para mais informações, acesse o site oficial da Atrio.


Comentários

  • avatar

    Márcia    

    Márcia    

    Comprei uma átrio 4k, configurei o gravador de som com uma seta, e não tem som nenhum no vídeo.Fui até a loja onde comprei e troquei por outra que está com o mesmo problema. Vou ter que trocar a câmera outra vez?
    1 mês atrás - Denunciar


  • avatar

    Clemente   

    Clemente   

    Boa tarde. Alguém poderia me ajudar a configurar/parear o controle remoto?
    Até agora não consegui fazer funcionar uma vez se quer.
    Obrigado

    3 mes(es) atrás - Denunciar


  • avatar

    Wylker    

    Wylker    

    Minha câmera travou o que faço ?
    6 mes(es) atrás - Denunciar


  • avatar

    Junior    

    Junior    

    Tenho uma atrio só que não film muito tempo pq alguém sabe, fiz uma trilha de moto quando fui ver achando q tinha filmando tudo, so filmou 10 min msm assim em vários vídeo
    7 mes(es) atrás - Denunciar


  • avatar

    Carlos   

    Carlos   

    tem configuração de som sim, tem que setar para gravar som se não os videos ficam mudos.
    aperta o botão da frente ate aparecer uma engrenagem no visor
    apertar o botão de cima da câmera vai aparecer resolução
    e logo a baixo gravador de som
    pronto seus videos estao com som agora

    8 mes(es) atrás - Denunciar


  • avatar

    Daniela   

    Daniela   

    não consigo conectar a câmera com o aplicativo. Alguma dica???? Helppppp
    8 mes(es) atrás - Denunciar


  • avatar

    Carolina   

    Carolina   

    Olá, comprei hoje a Atrio Full Sport Cam HD e não consigo colocar o som nas filmagens. Pode me ajudar ?
    8 mes(es) atrás - Denunciar


  • avatar

    Caryna    

    Caryna    

    Eu tenho uma camera Atrio 4k wifi e estou com o mesmo problema de não sair audio dos videos... Alguém tem alguma dica??
    9 mes(es) atrás - Denunciar


  • avatar

    marcos   

    marcos   

    moço a atrio nao tem saida de audio. obrigado
    10 mes(es) atrás - Denunciar


  • avatar

    wallace   

    wallace   

    a minha tem mal funcionamento do controle, funciona quando quer, e já troquei e manteve-se o problema
    10 mes(es) atrás - Denunciar


  • avatar

    Vinicius    

    Vinicius    

    A minha chegou hj com esse mesmo problema no audio....acredito que seja uma configuração
    11 mes(es) atrás - Denunciar


  • avatar

    JULIANA BORO   

    JULIANA BORO   

    Olá bom dia, Adquiri na semana passada a câmera Atrio , porém meus videos não estou saindo o audio , e já tentamos de todas as formar procurar em configurações para acertar o mesmo , porém sem sucesso, não estamos localizando a função para acertar caso seja uma programação, vocês poderiam ajudar com a questão e assim auxiliar para eu acertar e começar a utilizar o meu produto?
    Estou falando do modelo: Câmera de Ação Atrio Full Sport Tela 2.0 - com Wifi

    11 mes(es) atrás - Denunciar




  • Relacionados