home

Taça Brasil de MTB 2013 - Informações


14 MAI, 2013     Guiné    



Rio das Ostras será sede, nos dias 18 e 19 de maio, da Taça Brasil de Mountain Bike, evento internacional mais importante do calendário do ciclismo no País. A partir deste ano, a competição valerá mais pontos para o ranking da União Ciclística Internacional – UCI, uma vez que a pista foi promovida pela entidade para a classe E2. A estimativa é de que cerca de 250 atletas de toda a América Latina participem da competição, realizada pela Prefeitura de Rio das Ostras em parceria com o grupo BikeRO e o Tayra Eco Parque, no Mar do Norte.

De acordo com o Secretário de Esporte e Lazer, Alberto Jorge, o evento servirá para promover a candidatura do município a Zona de Aclimatação para as Olimpíadas. “Rio das Ostras tem todas as condições de ser escolhida. Estamos trabalhando para cumprir todas as exigências das federações. A nossa pista é a única no País homologada pela UCI para a classe E2, o segundo mais alto nível da modalidade”, afirma.

“Com a pista alçada à classe E2, a competição passa a valer mais pontos no ranking brasileiro e mundial. Com isso, atraímos mais atletas de ponta, não somente do Brasil, mas da América Latina”, explica Eduardo Almeida, um dos organizadores do evento e integrante do grupo BikeROs. “Nesta prova, por exemplo, contaremos com a participação da delegação argentina. Normalmente, delegações somente são reunidas para a disputa de competições do nível dos Jogos Pan Americanos para cima. Acreditamos que a vinda deles tem a ver com a qualidade da prova e o nível dos concorrentes”, observa.

Respeito ao ambiente

Um dos grandes atrativos da Taça Brasil de Mountain Bike é a pista construída em Mar do Norte. O traçado foi projetado respeitando o desenho natural do local e qualquer mudança, antes de ser feita, obrigatoriamente passa pela análise da Secretaria do Ambiente, Sustentabilidade, Agricultura e Pesca. As intervenções e limpeza da área para competições somente podem ser realizados durante três meses no ano. “A pista já é uma referência da modalidade no País. É um percurso exigente, com poucos obstáculos artificiais e que agrada aos competidores”, avalia o atual campeão da competição e líder do ranking da Confederação Brasileira de Ciclismo – CBC, o ciclista Henrique Avancini, da equipe Caloi Elite Team.

A Taça Brasil de Mountain Bike faz parte do projeto “Rio das Ostras Cidade Bike” que tem por objetivo estimular a prática do ciclismo no município de Rio das Ostras.


Comentários



Relacionados