home

Taça Brasil 2013 teve reconhecimento com treino premiado


8 MAI, 2013     Moraes    



Mais uma vez o feriado do Dia do Trabalhador, 01 de maio, foi comemorado com muito suor e adrenalina. Prestes a se tornar uma tradição em Rio das Ostras, por conta da proximidade da realização da Taça Brasil de Mountain Bike, o feriado tem sido usado para um treino premiado por atletas de várias cidades do Estado do Rio.

Chamada - Taça Brasil de Mountain Bike XCO 2013 from Tripé Filmes on Vimeo.



"É impossível perder essa oportunidade de estar na cidade, na pista onde será realizada a competição, rodeado de amigos, fazendo um treino de reconhecimento para a grande prova", disse Isaías Teixeira, de Nova Friburgo, que foi destaque no treino, fechando o menor tempo.

A tradição vem se estendendo desde 2010 e certamente será uma data guardada pela Bikero, associação de ciclistas da região, como um dia de "trabalho pesado". Deste treino são retiradas informações importantes para o sucesso da prova. "Como o treino é realizado dentro do Tayra Eco Parque, local onde fica 70% do trajeto da prova, onde também está a parte técnica da pista, nossa preocupação é muito maior neste ponto. O trecho que une até o centro do Mar do Norte são terrenos ainda sem construção e sem cercamento, servidões e ruas públicas, onde não podemos fazer nenhuma intervenção, apenas usando o que existe naturalmente", explica Eduardo Almeida, organizador do evento e diretor da modalidade olímpica da Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro.

Com a presença de mais de 50 atletas, alguns foram para conhecer o ritmo do esporte e seus desafios, enquanto outros foram focados em conhecer as novidades da pista para brigar por pontos preciosos no dia da competição que vai parar o distrito e a cidade.

imagem


Pista em obras

Sem mudança expressiva de traçado, os atletas que marcaram presença no treinamento já perceberam algumas novidades em relação aos obstáculos.

"Não podemos fazer alterações drásticas porque estamos trabalhando com total controle e rigorosidade ambiental. Mas dentro do traçado original estamos aproveitando melhor as dificuldades geradas pela natureza. Ainda temos muito trabalho a fazer em pouco tempo. E certamente os atletas presentes na Taça Brasil sentirão as pequenas mudanças e estarão sempre aguardando as alterações que serão feitas no futuro. Será como um jogo de caça às diferenças até 2016", comenta Marcio Gripp, construtor da pista e responsável pela manutenção da mesma.

Festa completa

A Taça Brasil de Mountain Bike em 2013 vai obedecer ao cronograma padrão estabelecido pela Confederação Brasileira de Ciclismo e também da União Ciclística.

"Estamos realizando ações para cuidar das crianças do bairro. Muitas já se interessaram pela bicicleta após a realização do evento em 2012. Agora é pensar em um projeto de escolinha de mountain bike para que possa ficar um legado para nós", disse Pablo Medeiros, presidente da associação de moradores.

Futuro do esporte olímpico off road

As crianças e adolescentes do Mar do Norte, a partir do dia 09 de maio, receberão aulas sobre o que é Mountain Bike nas salas de aula, até o dia da competição que será no dia 19 de maio.

"A finalidade de ensinar as crianças sobre o MTB é conscientizar que elas moram ao lado da melhor pista do Brasil de acordo com a opinião dos melhores bikers do país. E 2016 está perto e estas crianças poderão ver de perto toda a movimentação que será feita para que a zona de aclimatação olímpica possa ser uma realidade. Poderão contribuir e também estarão aptas a serem atletas. Rio das Ostras é um celeiro de mountain bikers e esperamos que o futuro, dado por estas crianças, seja mais próspero para o esporte", complementa Eduardo Almeida.


Comentários



Relacionados