home

Rock Shox RS-1 -Detalhes, fotos e vídeo da nova suspensão invertida

Toda em carbono, nova suspa é voltada para competição e rodas 29


8 ABR, 2014     Pedro Cury    
     


A Rock Shox encarou o desafio de criar uma suspensão invertida de XC que realmente funcione bem. Muitas outras marcas já se aventuraram por esse caminho, porém sem muito sucesso.

imagem

O principal desafio neste projeto é a torção lateral que para ser minimizada é preciso ter canelas mais grossas o que aumentava muito o peso da suspensão. Tornando impossível fazer um produto para encarar competições de nível mundial.

imagem
A marca americana repensou totalmente o projeto de suspensão invertida para criar a RS-1. As canelas, arco e espiga foram totalmente otimizados no uso do material, que será em fibra de carbono, para maior rigidez e menor peso.

Para resolver o problema da torção a nova suspensão terá um sistema um pouco diferente de eixo, chamado Predictive Steering. O eixo de 15mm passará por dentro de uma peça chamada Torque Tube (um segundo eixo de 27mm) e o último passará dentro do cubo, conforme a figura. Os encaixes do cubo na suspensão (dropouts) também foram superdimensionados para maior contato com o cubo / torque tube. Apesar disso o peso não aumentou muito comparando com um eixo tradicional de 15mm. Um cubo específico precisará ser usado. O cubo será vendido separadamente e as rodas RISE XX, RISE 60 29”, ROAM 50 29” virão opcionalmente preparadas.

imagem
Uma grande vantagem desse design é que o óleo, como fica na parte de cima da suspensão, está sempre lubrificando a interface das hastes com as canelas durante o funcionamento e oferecendo uma melhor performance em impactos menores. Isso também permite regula-la para um funcionamento mais firme sem perder esta sensibilidade.

O sistema de amortecimento também precisou ser todo remodelado e funcionará com um cartucho selado. A trava ficou mais eficiente para momentos de sprints. Uma nova válvula (Dig Valve) foi criada para controlar a compressão de baixa velocidade (evitar o funcionamento ineficiente em frenagens e impactos constantes) e o sistema Rapid Recovery (recém divulgado nas Pike's e Boxxer's) tenta manter o retorno sempre eficiente para a suspensão trabalhar sempre na faixa de curso mais sensível. O sistema também traz uma manutenção mais fácil.

Também como nas Pike's e Boxxer's (e parece que também na Reba, SID e Revelation), será possível regular a progressividade do amortecimento com até 3 Bottomless Tokens (batentes).

A suspa é realmente focada para competição e será oferecida apenas para rodas 29, o curso estará disponível em 80, 100 ou 120mm, steerer cônico de carbono e pesará em torno de 1.666 g. O lançamento será em Junho.

A Rock Shox repensou totalmente o projeto de suspensão invertida para criar a RS-1



Confira o vídeo


Fotos (4)

foto 0 -  Mais Fotos

Comentários



Relacionados