MENU

Suspensão Intend Bandit promete leitura incrível de terreno com câmara de ar negativa estendida

Seguindo a máxima da forma deve seguir a função, modelo aposta no desenho atípico para melhorar desempenho

As primeiras suspensões de bicicleta com molas pneumáticas (a ar) possuíam uma séria limitação em sua capacidade em seguir o terreno. Isso porque, graças ao selamentos justos, o garfo possui muito atrito interno, o que reduz sua capacidade de seguir o solo.

Intend Bandit
Intend Bandit

Além disso, uma mola de ar está sempre comprimida, por isso existe sempre uma resistência inicial até que ele comece a se mover - para contornar isso, foram inventadas as câmaras negativas.

Em principio, a câmara negativa empurra a suspensão para baixo, na direção contraria à câmara principal, deixando a suspensão muito mais macia. Porém, como a negativa tem um volume menor, seu efeito é limitado.

Para contornar isso, a alemã Intend criou a Bandit, um garfo que aposta em um curioso desenho, com a espiga esquerda alongada em um desenho meio coroa dupla, meio coroa simples - a extensão permite criar duas grandes câmaras de ar, uma positiva e outra negativa.

Criada por Cornelius Kapfinger, o modelo de construção invertida é indicado para modalidades de gravidade, podendo ter o curso ajustado entre 150 e 190mm, com eixos de 12mm, 15mm e espaçamento boost ou convencional, tanto para rodas 29 quanto para as 27.5 - o off-set é de 44mm.

Intend Bandit
Intend Bandit

Segundo seu criador, o desenho foi inspirado pelo pigback Vorsprung Secus, que aumenta o volume da câmara de ar negativa de diversas suspensões com um reservatório externo.

Segundo Kapfinger, além da alta capacidade de leitura de terreno ao longo de todo o curso, o modelo pode ser ajustado de forma a "contrair-se por si só, quase como se alguém estivesse puxando a suspensão para baixo". Além disso, com tanto volume de ar disponível, tanto para cima quanto para baixo, os ajustes podem ser extremamente precisos e variados.

Intend Bandit
Intend Bandit

O modelo está disponível em série limitada, com o preço ficando na casa dos 1999 Euros, ou cerca de 12 mil reais, sem taxas de importação, impostos e frete. Definitivamente não é um brinquedo barato.

Mais informações no site da Intend.


Relacionados

Comentários

parece que juntaram uma lefty com uma rs1



Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.