home

Strava - O que é e como usar essa rede social de ciclistas


8 JAN, 2015     Pedro Cury     3    
     


Já ouviu falar do Strava ? A rede social mais competitiva do momento está cada vez mais popular no Brasil, mas muita gente ainda não conhece.

Como funciona

O Strava mede e cria um histórico das pedaladas do usuário, coletando informações como: distância, altitude acumulada, velocidade máxima e média, batimentos cardíacos, o traçado do percurso no mapa, entre outras. Pra isso, o usuário precisa ter um Ciclocomputador com GPS ou um celular com sistema Android ou iOS.

Até aí, nenhuma novidade! Os próprios ciclocomputadores e outros softwares já fazem isso há anos. Mas o que traz a graça da rede é que o usuário pode deixar seu histórico público e sistema cria um ranking, em nível mundial, desses dados, dividido no que eles chamam de segmentos.

Entendendo Segmentos

imagem
Vista Chinesa no Rio de Janeiro - Mais de 2 mil ciclistas marcando tempo no Strava

Os segmentos nada mais são do que os trechos de trilha ou estrada, que são sempre armazenados já que os dados vem através do GPS. Ou seja, juntando todos esses dados, é possível saber quem foi o ciclista mais rápido em um determinado lugar, como se fosse uma corrida eterna, sem hora pra começar ou terminar.

Um exemplo real é a subida da Vista Chinesa, no Rio de Janeiro. Mais de 2.200 ciclistas já rankearam nesse segmento! Então, é possível saber a sua posição no ranking geral, quem é e qual o tempo do ciclista mais rápido, a velocidade de cada ciclista do ranking em cada parte do trajeto e muitos outros dados. E esse ranking pode mudar a qualquer momento, basta outro ciclista passar por lá.

Motivação

E qual é a graça de tudo isso ? Bom, além do fator competitivo, que realmente não é para todo mundo, tem também o lado motivacional.

Felipe Arthur Parada, um dos Embaixadores do Strava no Brasil, explica um pouco do que o Strava pode fazer para quem está voltando a pedalar.

Imagine a história abaixo. Poderia ser você ?
"Domingo, acabo de chegar em casa, depois de uma sessão de comilança na casa da minha sogra e decido: amanhã preciso tomar uma providência, já sei! Voltar a pedalar, mas como me sentir motivado se em torno de mim há tudo que eu gosto ? TV, celular e tablet com milhões de aplicativos, vídeo game. Mas vou tentar mesmo assim porque preciso perder essa pança.

No primeiro dia, tudo preparado, saio às 6h da manhã e consigo pedalar incríveis 2 quarteirões sem parar. Como cheguei a este ponto ? Acho que não vou continuar, prefiro jogar Candy Crush.

Eis que surge o Strava, um app que monitora minhas pedaladas com GPS, funciona como um jogo de vídeo game, grava o meu progresso e ainda ganho “medalhinhas”. Nossa que bacana!

No segundo dia, ligo o Strava, pedalo os mesmos 2 quarteirões por duas vezes, só que mais rápido, e aparece no meu quadro de troféus virtual o primeiro prêmio, uma medalha. Fiz meu melhor tempo! Baixei 32 segundos e isso fica gravado, posso compartilhar com meus amigos e desafiá-los a fazer o mesmo
".

Acredito que todos nós já passamos por isso, e nos dias atuais com toda essa tecnologia é difícil continuar uma atividade física. Mas porque não juntar as duas ? Motive-se!

Mais Informações

Esse artigo é apenas uma pequena introdução ao Strava. Existem muitos outros detalhes que vamos falar em outros artigos e ao longo do tempo também esperamos uma evolução do sistema, trazendo ainda mais recursos.

Conheça nossos Clubs no Strava, onde o pessoal do Pedal.com.br se reúne:

Club Strava Pedal - Estrada
Club Strava Pedal - MTB


Comentários

  • avatar

    Sidnei valencola   

    Sidnei valencola   

    Olá amigos... Gostaria de uma ajudar com o strava... criamos um grupo para um evento de disputa nos 4 dias de carnaval... porém ao criar o grupo e os membros entrarem.. Puxou as atividades já efetuadas.. e gerou hanking.. mas a atividade não iniciou ainda.. soh sábado. . Tem como zerar esses valores acumulados. . Já que não iniciamos ainda ? E soh calcular a partir de sábado oficialmente ?
    8 mes(es) atrás - Denunciar


  • avatar

    Pedro Cury    Rio de Janeiro - RJ

    Pedro Cury    Rio de Janeiro - RJ

    Nadia, você pode abrir um chamado de ajuda na própria interface do site do Strava. Em alguns casos recupera, mas nem sempre.
    2 ano(s) atrás - Denunciar


  • avatar

    Nadia faccina    

    Nadia faccina    

    sabe me informar se tem como recuperar uma pedalada que nao marcou?
    2 ano(s) atrás - Denunciar




  • Relacionados