MENU

Strade Bianche 2020 - Wout van Aert vence com ataque decisivo a 13km da chegada

Atleta da Jumbo-Visma acelerou de forma decisiva e não deu chances de reação para seus perseguidores

     

Depois de bater na trave em duas edições da Strade Bianche, Wout van Aert conquistou uma vitória de tirar o chapéu na prova que marcou a volta tardia da temporada de clássicas 2020. O jovem belga de apenas 25 anos acelerou do grupo dos ponteiros quando faltavam 13km para a meta, deixando seus adversários sem nenhuma chance de reação.

Foto 75787
    Jumbo Visma / Divulgação

Com o pódio sendo fechando por Davide Formolo (UAE Team Emirates), campeão nacional italiano, e Max Schachmann (Bora-Hansgrohe), campeão nacional alemão, a prova como de costume cruzou vários trechos de estrada de terra batida, com a chegada sendo posicionada ao alto da Piazza del Campo, na cidade italiana de Siena - ao todo, foram 184km e 11 trechos de terra, totalizando 63km de "off-road".

"Foi um longo dia de sofrimento e ninguém se sentiu tão bem assim. O calor estava exaustivo, então foquei na hidratação e em manter o corpo fresco. No fim, ainda tinha alguma coisa sobrando", comemorou Van Aert. "Me apaixonei por esta corrida há dois anos, e meu objetivo era vencer. Estou com 25 e já consegui, então estou muito feliz", finalizou o vencedor.

Ataque decisivo

Para vencer, Van Aert acelerou de um seleto grupo que liderava a corrida, com a aceleração decisiva acontecendo a 13km da meta, em uma seção de descida na terra. Em outras edições, o atleta aprendeu que a subida fina, apesar de não ser longa, pode ser extremamente taxativa.

Por isso, depois de atacar, ele tratou de controlar as pernas e sua vantagem para a dupla de atletas em perseguição. Nos quilômetros finais, percebendo que não poderiam superar o líder, Formolo e Schachmann acabaram contentando-se com a disputa pelo segundo lugar, a diferença que começou na casa dos 10 segundos terminou com pouco mais de 30 segundos no fim da prova.

Resultados

1 - Wout van Aert (Bel) Team Jumbo-Visma 4:58:56
2 - Davide Formolo (Ita) UAE Team Emirates 0:00:30
3 - Maximilian Schachmann (Ger) Bora-Hansgrohe 0:00:32
4 - Alberto Bettiol (Ita) EF Pro Cycling 0:01:31
5 - Jakob Fuglsang (Den) Astana Pro Team 0:02:55
6 - Zdenek Stybar (Cze) Deceuninck-Quickstep 0:03:59
7 - Brent Bookwalter (USA) Mitchelton-Scott 0:04:25
8 - Greg Van Avermaet (Bel) CCC Team 0:04:27
9 - Michael Gogl (Aut) NTT Pro Cycling 0:06:47
10 - Diego Rosa (Ita) Team Arkea-Samsic 0:07:45


Conteúdo Relacionado

Comentários