home

SRAM - XX1 Eagle e X01 Eagle - Revelados novos grupos de 12v


24 MAR, 2016     Gustavo Figueiredo     3    
     


Quando o assunto são grupos com apenas uma coroa, a SRAM parece estar sempre um passo a frente. Por isso, não é de se estranhar que o fabricante americano tenha sido o primeiro a introduzir uma novidade bastante esperada: os grupos com 12 velocidades. As novidades, batizadas de XX1 Eagle e X01 Eagle, trazem algumas inovações tecnológicas que prometem aumentar o desempenho e a durabilidade dos componentes.

XX1 Eagle

imagem

Segundo a SRAM, o novo grupo XX1 Eagle foi criado para funcionar de forma silenciosa, intuitiva e precisa. Desenvolvido para o cross-country, ele possui um range de uso bastante grande, com 500% de variação entre a marcha mais leve e a mais pesada, conseguido através de um enorme cassete 10-50 com nada menos do que 12 pinhões.
Peso total do grupo: 1456g

Cambio traseiro

imagem

O coração deste sistema é o novo câmbio traseiro de grande capacidade, que utiliza a tecnologia X-Horizon, capaz de limitar o movimento do trocador somente para o plano horizontal, que segundo o fabricante elimina o problema de trocas involuntárias mesmo nos terrenos mais acidentados.

Além disso, para suportar o enorme cassete, o câmbio conta com uma polia inferior de 14 dentes. Outro detalhe é a nova embreagem com rolamentos que, conforme informa a SRAM, oferece uma curva de operação mais suave, proporcionando mais silencio sem perder a consistência das trocas.
Peso: 264g

Pedivela

imagem

Para este componente, a SRAM faz um promessa bem ambiciosa. Segundo ela, trata-se da pedivela mais leve, rígida e forte do mercado. Para conseguir isso, foi utilizada uma construção de carbono oca e montagem da coroa com padrão direct-mount. As coroas, por sua vez, receberam dentes X-SYNC 2 nas combinações 30, 32, 34 e 38.

Com isso, o fabricante afirma aumentar a suavidade, reduzir o arraste e melhorar a retenção da corrente. O componente terá eixos no padrão GXP, PressFit GXP e PressFit 30.
Peso: 465g

Trocadores

imagem

imagem

A SRAM, como de costume, disponibilizou dois tipos de trocadores para o XX1 Eagle, trigger e grip shift. Segundo o fabricante, os novos triggers são mais suaves, precisos e duráveis do que os anteriores. Além disso, a marca diz ter criado um desenho mais robusto e durável para os tradicionais trocadores de punho.
Peso Trigger: 122g
Peso Grip-Shift: 140g

Cassete

imagem

O novo cassete, já antecipado há algum tempo, utiliza a tecnologia X-Dome com combinação 10, 12, 14, 16, 18, 21, 24, 28, 32, 36, 42, 50 para criar um range de 500% ao mesmo tempo que minimiza o espaçamento entre um pinhão e outro, reduzindo o "buraco" de rotação entre as marchas.
Peso: 355g

X01 Eagle

Criado para corredores de enduro e ciclistas de trilha mais agressivos, a SRAM afirma que este novo grupo possui mais durabilidade e resistência, apostando também no cassete 10-50 para manter um range aceitável para quem gosta de descer em alta velocidade mas sabe que sempre existe uma subida do outro lado.
Peso total do grupo: 1520g

Cambio traseiro

imagem

Assim como no XX1 Eagle, o X01 Eagle também recebeu uma polia de 14 dentes e aprimoramentos na embreagem, que agora conta com novos rolamentos. Além disso, o mecanismo foi reformulado para ficar mais robusto e foi movido para a parte traseira, evitando o contato com detritos e poeira.
Peso: 276g

Pedivela

imagem

Segundo a SRAM, o componente foi construído com a tecnologia proprietária Carbon Tuned, capaz de criar uma pedivela oca extramente resistente e leve. Porém, como ela foi feita para os rigores do enduro, a pedivela X01 Eagle pesa um pouco a mais do que XX1 Eagle. Assim como seu primo mais leve, este grupo também terá coroas 30, 32, 34 e 38 dentes e eixos no padrão GXP, PressFit GXP e PressFit 30.
Peso: 495g

Trocadores

imagem

imagem

Este grupo também conta com novos trocadores nos modelos trigger e grip-shift. Em ambos os casos, a SRAM afirma ter aprimorado não só o acionamento mas também a durabilidade das peças, garantindo mais conforto e confiabilidade para os rigores do enduro e das trilhas mais agressivas.
Pesso Triger: 126g
Peso Grip-shift: 143g

Cassete

imagem

Também criado com o conceito X-Dome, o cassete X01 Eagle também utiliza a relação 10, 12, 14, 16, 18, 21, 24, 28, 32, 36, 42, 50 para ampliar o range sem criar muitos buracos nas trocas de marcha. Segundo o fabricante, o componente tem mais capacidade de retenção de marchas e trocas mais precisas tanto para cima quanto para baixo.
Peso: 355g

Novas correntes

imagem


Junto com os novos grupos, a SRAM apresentou duas novas correntes. Segundo o fabricante, este é o componente mais importante do grupo, responsável por boa parte da suavidade e do silêncio de funcionamento. Para isso, os links tiveram todas as bordas e chanfros eliminados.

imagem


Além disso, a construção com um material batizado de Hard Chrome com cobertura de nitrato de titânio, combinados com um desenho mais plano aumentam ainda mais a durabilidade ao mesmo tempo que reduz a fricção.
Peso XX1 Eagle: 250g
Peso X01 Eagle: 250g


Vídeo de apresentação



Tabelas comparativas

X01 Eagle

imagem

XX1 Eagle

imagem


Comentários

  • avatar

    Lucas   

    Lucas   

    Quero muito !!!
    3 ano(s) atrás - Denunciar


  • avatar

    Lucas   

    Lucas   

    Qual a variação do shimano XTR m9000 1X11 em relação aos 500% de variação deste??

    3 ano(s) atrás - Denunciar




  • Relacionados