home

SRAM XX1 - Anunciado novo grupo para All Mountain, Enduro e XC

Será um novo grupo de 11 velocidades para mountain biking ?


25 MAI, 2012     Diego Bellizzi    
     


A SRAM anunciou uma nova família de produtos, a XX1. Trata-se de um sistema de transmissão para mountain biking com coroa única, projetado para Enduro (All Mountain agressivo) e Cross Country. O anúncio foi muito breve e cheio de mistérios, apenas foi dito que será um grupo com apenas uma coroa, com opção de uso de gripshift ou passadores de alavanca, sistema inovador de funcionamento da corrente incluindo câmbios Type 2 e, o que mais chamou atenção: o cassete de maior combinações já produzidos. Nenhum outro detalhe foi dito e apenas essas três fotos abaixa divulgadas.

imagem

Câmbio traseiro de 11 marchas ?

Além da especificação divulgada pela SRAM, podemos notar alguns detalhes diferentes nas fotos. Reparem o tamanho da maior catraca na bike da foto ? Parece bem maior que as atuais catracas de 36 dentes. Pelo ângulo e qualidade propositalmente diminuída da foto, fica difícil realmente contar quantas catracas o cassete possui.

Ter um sistema de 1 coroa com 11 catracas faz bastante sentido devido a diferentes fatores: já existe essa tecnologia em bikes de estrada; resolveria problemas atuais no design de quadros para rodas 29" (deixaria mais espaço para pneus maiores e menores tubos de corrente), além de ser um sistema mais leve por não usar câmbio, passador e conduítes dianteiros.

Agora basta esperar o lançamento oficial em julho para matar a charada.


Fotos (3)

foto 0 -  Mais Fotos

Comentários



Relacionados