home

SRAM X01 - Novo grupo de 11v para MTB

XX1 ganha um irmão mais novo


1 AGO, 2013     Péricles    
     


A SRAM acaba de anunciar seu novo grupo X01. Assim como o XX1, anunciado no ano passado, o X01 é um sistema que agora a SRAM chama de 1X - Isto é, usa um cassete com 11 catracas e apenas uma coroa, totalizando 11 marchas.

Um sistema com apenas uma coroa, traz algumas vantagens interessantes, como um menor peso, maior simplicidade na passagem de marchas por não precisar se preocupar com o câmbio dianteiro e ainda um sistema com melhor funcionamento - mais preciso.

Tecnologias

As tecnologias são bem parecidas com o do XX1.

Cassete

imagem

O novo cassete, novamente traz uma relação 10-42, com tamanhos 10-12-14-16-18-21-24-28-32-36-42. O peso fica em 275g, 15g a mais que o XX1. O cassete também conta com a tecnologia X-Dome de construção, que o torna mais forte e mais "vazado" para escoar melhor a lama e aumentar a durabilidade das catracas.

Para acomodar o cassete, novamente é preciso do cubo especial XD Driver. A nova versão do cubo vem com uma melhor interface com o cassete e é 6-8g mais leve.

Pedivela e Coroas

imagem

Como no XX1, os braços são de carbono e o spider em alumínio. O design foi melhorado para ser mais fácil de trocar as coroas. Ao invés de 6 opções de tamanho de coroa, o X01 terá apenas cinco - 30-32-34-36-38. Será oferecido em preto ou preto com logotipo vermelho. O peso fica médio em 655g com o central, que pode ser BB30 ou GXP.

Nova corrente XX1

imagem

Para o grupo X01 e XX1, a corrente será a nova XX1. A nova corrente conta com a tecnologia Hard Chrome, que promete um desgaste até 4 vezes menor do que outras correntes. A resistência é a mesma que a corrente anterior.

Câmbio traseiro

imagem

O novo câmbio também usa a tecnologia X-Horizon, que promete maior precisão na passagem de marcha e não deixa o câmbio bater no quadro. Todas as outras tecnologias do XX1 estarão presentes, como rolamentos vedados, trava para tirar a roda mais facilmente e gaiola de carbono. Será oferecido também em preto ou vermelho e pesará 252g.

Passadores

imagem

Trigger Shifter - O passador de alavanca, vai ser igual ao do XX1, exceto por ter o corpo de alumínio ao invés de carbono. O peso será de 91g.

Grip Shift - O passador de giro, como no XX1 conta com o sistema interno de rolamentos e construção internal em metal. Peso: 143g.

Lançamento

A previsão de lançamento oficial nos EUA e Europa é no meio de Setembro.


Fotos (11)

foto 0 -  Mais Fotos

Comentários



Relacionados