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SRAM Force eTap AXS chega para reduzir custo de grupos eletrônicos de estrada

Novidade chega apenas dois meses depois de apresentação de novo ecossistema eletrônico da SRAM


4 ABR, 2019     Gustavo Figueiredo    



O fabricante de componentes de bicicleta norte-americano SRAM acaba de apresentar seu novo grupo eletrônico de 12 velocidades para bicicletas de estrada, o SRAM Force eTap AXS, que chega apenas dois meses depois do Red AXS e do Eagle AXS.

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A marca afirma que a novidade estará disponível nas versões para freio a disco e ferraduras convencionais em um pacote que possui muitas das características tecnológicas de seus irmãos mais velhos e avançados, mas com um preço um pouco mais convidativo. Vale lembrar que, até então, a tecnologia eletrônica sem fios da SRAM, tanto na versão AXS quanto nas anteriores, estava disponível apenas no Red, o modelo topo de gama.

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A novidade também utiliza a nova corrente Flattop que, segundo o fabricante, apresenta uma durabilidade 3 vezes maior e funcionamento mais macio e silencioso. Além disso, o câmbio traseiro também aposta na nova embreagem (trava) hidráulica Orbit, que em teoria tem a capacidade de estabilizar a corrente de forma eficiente, gastando menos energia do que uma trava convencional por atrito.

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O trem de transmissão tem uma construção obviamente mais simples do que a versão topo de gama, com o cassete deixando de ser usinado de uma peça única para o tradicional formato de pinhões rebitados. A pedivela ganhou coroas parafusas em vez do monobloco único de duas coroas do Red.

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A relação de marcha segue o padrão X-Range apresentado pelo Red, como cassetes 10-26, 10-28 e 10-33, todos compatíveis com o padrão de cubos XDR. Para os grupos 2x, existem coroas 48/35 ou 46/33, menos opções do que o Red. Para quem usa apenas uma coroa, existem opções indo de 36 até 46 dentes, além de uma coroa aerodinâmica de 48 dentes. O novo Force eTap AXS também pode receber medidores de potência DZero com a utilização de uma aranha especial.

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Assim como sugere o nome, o novo grupo funciona dentro do ecossistema AXS da SRAM, que utiliza um aplicativo de celular muito bem feito, capaz de integrar e controlar de forma simples todos os componentes AXS, que vão de câmbios a trocadores diversos de estrada e de MTB, além de canotes retráteis.

Para mais informações, acesse o site da SRAM.


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