home

Sram Apex 1 - Grupo de entrada com 1 coroa para bikes de estrada


26 FEV, 2016     Gustavo Figueiredo    



Quando o assunto é migrar tecnologias dos grupos de alta gama para os mais simples, poucos fabricantes são tão eficientes quanto a SRAM. Por isso, depois de apresentar o Grupo NX, que levou a configuração de 1 coroa com cassete de 11 velocidades para os níveis de entrada de MTB, a apresentação do Apex 1 para bicicletas urbanas e de estrada não foi exatamente uma surpresa.

imagem
Trocadores para guidão curvo. Foto: Sram


O novo grupo aposta em adventos tecnológicos como o cambio com embreagem X-Horizon. manetes hidráulicos para freio a disco e coroas narrow/wide X-Sync para proporcionar todas as vantagens dos grupos de elevada gama em um pacote mais acessível, tanto na configuração 1x10 quanto na 1x11.

imagem
Trocador para guidão reto. Foto: Sram


Os novos trocadores Apex 1 podem ser utilizados com pinças flat mount ou standard e seu peso é de 344 gramas para o esquerdo e 360 gramas para o direito. Os trocadores custarão, no mercado americano, 199 e 249 dólares respectivamente. Também é possível comprar o par por 448 dólares. Se comparado ao Force 1, trata-se de uma grande redução de preço com um acréscimo de peso pouco significativo.

imagem
Cassete 11x42. Foto: Sram


Para reduzir a velocidade ou parar a bicicleta, a Sram desenvolveu pinças compatíveis com discos de 140mm ou 160mm, equipadas com pastilhas orgânicas e material de montagem feito de aço. Já para trocar as marchas, o fabricante aposta em um câmbio que funciona com 10 ou 11 velocidades. O mais legal é que eles são compatíveis com seus trocadores Sram atuais.

imagem
Pedivela Sram Apex 1. Foto: Sram


A pedivela do grupo pode ser encontrada nas medidas 170, 172.5 and 175mm, com o peso anunciado de 762g com eixo de 24mm e braço de 172,5. Ela pode ser equipada com coroas de 38, 40, 42 ou 44 dentes. A peça pode ser encontrada por 116 dólares no padrão GXP ou 151 dólares no padrão BB30. Combinado com um cassette 11-42, trata-se de uma configuração bastante flexível, capaz de enfrentar quase todos os tipos de terreno.

imagem
Câmbio traseiro Apex 1. Foto: Sram


Pesos

Cambio traseiro – 314g
Pedivela – 762g (42t)
Trocador guidão reto – 142g
Trocador e pinça de freio (esquero) – 344g
Trocador e pinça de freio (direito) – 360g
Corrente – 259g
Cassette – 538g



Comentários



Relacionados