MENU

SRAM anuncia recall de alavancas de câmbio e freio

Chamada atinge modelos eTAP AXS Red, Rival e Apex

Release de imprensa
A SRAM LLC está conduzindo uma ação de segurança para os parafusos de fixação em todas as alavancas de câmbio e freio 12 velocidades eTAP AXS Red, Force, Rival e Apex produzidas antes de 1º de julho de 2023, que foram vendidas como conjuntos de pós-venda (aftermarket, que são peças adquiridas como reposição ou upgrade, não oriundas do equipamento original das bicicletas novas).A SRAM determinou que algumas dessas alavancas podem escorregar ou girar mesmo após apertar o parafuso de fixação do corpo da alavanca. Se o parafuso de fixação não estiver segurando adequadamente a alavanca no guidão, pode resultar em uma alavanca solta, o que, por sua vez, pode causar um acidente.

SRAM anuncia recall de alavancas de câmbio
SRAM anuncia recall de alavancas de câmbio


PRODUTOS ENVOLVIDOS:


As alavancas de câmbio e freio SRAM eTap AXS RED, Force, Rival e Apex de 12 velocidades oriundas do pós-venda (aftermarket) podem estar envolvidas neste aviso de segurança. Se suas alavancas estavam originalmente em uma bicicleta nova comprada em um revendedor autorizado, nenhuma ação é necessária.

ATENÇÃO:

A alavanca de câmbio é um ponto de controle principal ao andar de bicicleta de estrada com guidão curvado. Se a alavanca de câmbio não estiver devidamente apertada no guidão, pode escorregar ou mover-se ao tentar virar a bicicleta ou ao passar por um solavanco; isso pode levar à perda de controle e/ou acidente resultando em lesões.

Publicidade



AÇÃO DO CLIENTE:

Você deve verificar a firmeza da instalação da alavanca de câmbio e freio aplicando leve pressão ao corpo da alavanca, empurrando em direção ao centro do guidão da sua bicicleta. Não gire o corpo da alavanca à força, pois isso pode danificar o guidão. Se a alavanca de câmbio e freio girar ou escorregar quando você aplicar a leve pressão, pare de andar de bicicleta.

Você pode apertar o parafuso de fixação do corpo da alavanca usando uma chave de torque para 6 Newton-metros usando uma chave hexagonal de 5 mm.

Ambas as alavancas devem ser reapertadas usando o seguinte procedimento:

1. Role a capa de borracha para trás para expor a porca de fixação do corpo da alavanca, conforme mostrado no desenho abaixo. A porca é destacada em vermelho no diagrama.
Porca de fixação do corpo da alavanca mostrada em vermelho.
2. Usando uma chave hexagonal de 5 mm ou soquete, afrouxe a porca de fixação 2 voltas completas. Para alcançar a porca, talvez seja necessário puxar a frente da capa de borracha para trás para inserir a chave por baixo da capa.
3. Usando uma chave de torque, aperte a porca de fixação para 6N·m.
4. Repita os passos 2 e 3 mais duas vezes adicionais para remover o excesso de adesivo azul do parafuso de fixação do corpo da alavanca.
5. Afrouxe a porca de fixação 3 voltas completas e ajuste a alavanca para a posição desejada no guidão e depois aperte a porca de fixação para 6N·m. Reposicione a capa na alavanca.
6. Se a alavanca de câmbio e freio não estiver segura após o procedimento acima, por favor, visite um revendedor autorizado da SRAM para uma avaliação adicional.

Assista abaixo ao vídeo mostrando como realizar o processo de inspeção e reaperto.

Entenda como deve ser feito o procedimento:



Se você não se sentir confortável em realizar esse trabalho ou se não tiver as ferramentas corretas, leve sua bicicleta a um revendedor autorizado da SRAM para que o parafuso de fixação seja apertado ou substituído sem custo para você. Você pode encontrar um revendedor autorizado local da SRAM aqui. No Brasil, encontre uma loja mais próxima de você.

Publicidade


Se sua alavanca de câmbio e freio não girar ou escorregar quando você aplicar leve pressão, nenhuma ação adicional é necessária. No entanto, sempre verifique os componentes de freio antes de cada pedalada e certifique-se de que estão instalados corretamente.

A SRAM anunciou ainda que no dia 5 de fevereiro, segunda-feira, fará uma live às 10h através do Teams para tirar dúvidas com a equipe de especialistas. O link de participação está disponível aqui


Relacionados

Comentários

Outras notícias

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.