home

Specialized Trail Launch - Evento de lançamentos 2013


12 JUL, 2012     Pedro Cury    



No final de abril fomos convidados pela Specialized para o lançamento das bikes trail 2013, que aconteceu na cidade de Bend, no estado americano de Oregon.

Depois de quase 20 horas de viagem, chegamos a nosso destino. A conexão de Portland para Redmond foi onde a emoção começou: o avião era menor que um ônibus e ainda usava hélices, ao invés de turbinas. E adivinhem onde era produzido!? Brasil! Sim... coincidentemente voamos tão longe em um avião produzido pela Embraer!

imagem

Bend está localizada na parte central do estado de Oregon. A cidade conta com muitas atividades outdoor e tem como principal palco um lugar muito especial para alpinistas: Smith Rock, um parque estadual com escaladas de diversos níveis de dificuldade. Além das atividades, a cidade conta com algumas cervejarias, como a Deschutes Brewery, 5ª melhor dos EUA.

Mas não são só os alpinistas que encontram sua diversão, a região também é repleta de trilhas de todos os níveis, incluindo algumas construídas pelos locais com muito talento.

Veja um pouco de como foi a viagem.

Dia 1 - Jet lag é para os fracos

Depois de tantas horas de voo, o normal seria descansar e guardar energia para o dia seguinte, certo? Errado! Com todas as bikes 2013 pedindo para serem abusadas e metade dos convidados já presentes, pedalar parecia uma escolha óbvia, ainda mais com sol e calor que fazia.

imagem

Fomos em uma das trilhas que era perto do hotel, chamada de Whoops Trail. Subimos por uns 20 minutos em terreno macio, molhado e até com um pouco de neve. Chegando até aonde a neve permitia, seguimos para uma trilha muito divertida - uma descida veloz, mas com elementos de pumptrack, incluindo rollers, duplos, triplos e curvas em relevê, mas sem pedras e raízes... totalmente "flow"! A diversão era garantida, independente se você apenas passasse os obstáculos pedalando, de manual ou saltando! A Camber não teve problemas em encarar essa trilha que parece tão adequada para 26". Ao final da trilha, mais uma grande surpresa: um conjunto de saltos muito bem construídos, formando uma pista que misturava dirt jump com 4x. Aqui era preciso de bastante técnica e coragem para voar alto.

Ótima surpresa para o começo de viagem, que ainda nem era parte oficial do evento!

Dia 2 - Conhecendo as bikes e novas trilhas

O segundo dia pode ser considerado o início oficial do evento. Já com todos os jornalistas reunidos, começamos o dia com um café da manhã descontraído, seguido da apresentação de toda a equipe e finalmente das novas bikes.

imagem

Após a apresentação, todos já estavam loucos para testar as bikes. Começamos escolhendo a bike que cada um queria experimentar e fazendo os ajustes finos para cada participante, o que foi bem mais rápido com os amortecedores dotados de auto-sag.

Com as bikes prontas, nossa primeira parada foi uma trilha na região de Horse Ridge. Diferente da trilha do dia anterior, essa tinha um terreno muito mais seco e com algumas pedras que chegavam na altura do pedivela. A dificuldade era manter a inércia e ficar atento para não bater os pedais nas pedras, mas isso apenas na subida. As 29" aqui se mostraram vantajosas mais uma vez. A descida era diferente... apesar do mesmo terreno solto, não havia tantas pedras e em alguns trechos era possível passar dos 40km/h.

imagem

Depois do almoço, fomos para a mesma trilha do dia anterior. Mas dessa vez, o terreno estava bastante diferente por causa da chuva. Dessa vez, pude experimentar a Stumpjumper, que acabou sendo um pouco mais lenta por ter mais curso do que o necessário nessa trilha tão lisa.

Para completar o dia perfeito, visitamos a cervejaria Deschutes para degustar seus diferentes tipos de cervejas e fazer um tour para conhecer o processo de produção.

imagem

Dia 3 - Epic Ride

Depois do café da manhã, partimos para o lugar mais bonito entre os 3 dias. Um rolé épico no parque Smith Rock, com direito a single tracks, uma subida longa e uma descida veloz, dessa vez em um terreno duro e com pedras soltas. Mas o melhor de tudo era a paisagem deslumbrante que ficava ainda melhor com sol e céu azul. Passamos o dia inteiro no parque e pudemos sentir bem do que as novas bikes são capazes, desta vez com a Camber Carbon. No final do rolé, paramos para repor as energias com comida de atleta: sorvete!!

imagem

Evento Nota 10

O saldo do evento não poderia ser melhor. Foi um privilégio poder testar 3 bikes diferentes em trilhas de verdade, com os engenheiros que construíram as bikes e com ótimos pilotos. Apesar de ser um evento apenas para mídia, vale lembrar que no mundo do mountain biking, os melhores jornalistas e também os projetistas envolvidos também possuem uma grande experiência e habilidade com as bikes, o que torna o evento mais divertido e desafiador para todos.

Ficamos também impressionados em saber que todos os representantes presentes da marca pedalam quase uma hora todos os dias na hora do almoço, no "Lunch Ride". E não é nada de rolo ou bike indoor e sim em trilhas de verdade. Com tantos testes e horas pedalando, não é a toa que a marca tem a qualidade que tem.

Veja todas as novidades da Specialized Camber e conheça também a nova Stumpjumper Carbon EVO 29.

Fotos: Sterling Lorence


Fotos (17)

foto 0 - Ned Overend foto 1 -  foto 2 - Alan Mais Fotos

Comentários



Relacionados