Há alguns meses, fizemos um teste completo da Stumpjumper FSR Carbon Comp 650b 2016. Agora no lançamento da linha 2017 da marca, na sua sede na Califórnia, tivemos a chance de experimentar a nova versão dessa bike.
Principais Mudanças
A linha Stumpjumper FSR sofreu poucas mudanças, mas bem significativas, como listado abaixo:
- Todas as versões agora usam o padrão de eixos Boost e isso agora torna possível o uso de rodas 6Fattie (650b +) nas bicicletas de rodas 29". Antes eram duas bicicletas separadas.
- Não existe mais a versão Stumpjumper Hardtail, essa mudou de nome para Epic HardTail, para assemelhar-se a Epic FSR, sua irmã de XC competitivo.
- A maior novidade é que versão S-Works agora conta com suspensões dianteiras e amortecedores traseiros Öhlins, consagrada marca sueca que produz amortecedores e sistemas de suspensão de altíssimo rendimento para diversas modalidades esportivas. Porém, vale lembrar que a marca só produz suspensões dianteiras para rodas 29", então mesmo a versão S-Works 650b conta apenas com o amortecedor traseiro da marca.
Na trilha
Para testar a bicicleta, tivemos a chance de pedalar em 2 loops com terrenos parecidos, porém um com uma descida mais rápida e com pedras. O terreno da região é seco, duro e com sessões de muitas pedras, local em que a Stumpjumper fica bem a vontade. A versão testada, foi a 650b, justamente para comparar com o teste que fizemos anteriormente.
O maior defeito que encontramos anteriormente foi justamente nas suspensões. É verdade que a versão antes testada não era a S-Works, porém era no amortecedor traseiro que sentíamos maior lineariedade e falta de suporte em algumas curvas.
Com o amortecedor Öhlins, mesmo sem ter tempo de muitos experimentos, ficou clara a mudança total de comportamento, resolvendo esse detalhe anterior que nos incomodava.
O novo amortecedor tem novas características que não tivemos tempo de experimentar. Existe um controle de compressão de alta velocidade que ajuda a marcar o comportamento mais ou menos progressivo. O controle de retorno conta também com menos cliques (apenas 6). E assim como nas outras marcas existe uma alavanca de trava rápida para ajudar o quando se quer pedalar com a suspensão mais firme como em subidas.
A suspensão dianteira, um RockShox Pike RCT3, já estava presente em algumas versões do ano passado e também mostrou um comportamento muito melhor do que a Revelation que usamos anteriormente.
Como a geometria não mudou, era de se esperar um comportamento parecido com a versão anterior, mas com um funcionamento melhor das suspensões. E felizmente isso se comprovou! A bike é muito fácil de fazer curvas. Com o novo amortecedor, se torna uma das mais divertidas que já andamos.
Esperamos em breve fazer um teste mais completo e também comparar com a versão 29".
Piloto: Pedro Cury (Strava)
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