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Specialized Stumpjumper 2019 chega com três diferentes versões

A Stumpjumper é uma das bikes mais tradicionais da Specialized. Na linha da marca desde 1981, trata-se de um modelo feito para trilhas que já passou por dezenas de variações. Agora, para 2019, a "Stump" recebeu um redesenho completo, ganhando três versões diferentes e dezenas de opções de montagem.

A linha parte da Stumpjumper Short Travel (ST) - que chega para substituir a Camber - passa pela versão Stumpjumper com mais curso e vai até a Evo. Entre elas, temos variações de curso, geometria e tamanhos de roda.

Foto 67346

Configurações

Material - Carbono ou alumínio
Caixa de direção - 65.5º / 66.5º
Cubos - Boost
Tamanhos - Masculino de S à XL / Feminino de XS à L
Stumpjumper ST 29 - 130mm Dianteiro / 120mm traseiro
Stumpjumper ST 27,5 - 13mm dianteiro / 130mm traseiro
Stumpjumper Long Travel 29 - 150mm dianteiro / 140mm traseiro
Stumpjumper Long Travel 27,5 - 150mm dianteiro / 150mm traseiro
Stumpjumper Evo - Mesma configuração da LT mas com mudanças na geometria

Detalhes

Como era de se esperar, a nova Stumpjumper possui a já famosa caixa de armazenamento Swat Box que ficou 20% mais espaçosa. Em todas as verões, a bike é equipada com o chip que varia a altura do central e o ângulo de caixa em até meio grau. O quadro ainda recebeu uma traseira assimétrica que visa aumentar a rigidez lateral do conjunto em cerca de 19%.

Foto 67344

Vale ressaltar que as versões em carbono são feitas com o conceito Rider First Engineered, que utiliza construções variadas nos diferentes tamanhos da bike para manter a experiência de pilotagem igual para todos os ciclistas.

Outra mudança interessante é a volta do movimento central com rosca que agora deve abrigar obrigatoriamente pedivelas de apenas uma coroa. Um pouco mais atrás do central, existe uma proteção de borracha no chainstay que foi cuidadosamente desenhada para reduzir o barulho da corrente batendo.

Foto 67343

Tirando a Evo, todos os quadros são iguais tanto na dianteira quanto na traseira e utilizam quadros de carbono ou de alumínio. A versão Evo estará disponível apenas em alumínio em um primeiro momento, com a marca podendo criar a opção de carbono caso a aceitação da geometria seja boa.

O desenho e as propriedades da suspensão traseira também foram bastante alteradas, recebendo uma curva mais progressiva. Segundo a marca, a bike ficou mais macia no começo, ganhou suporte no meio e resistência ao fim de curso em pancadas fortes - de forma curiosa, o autosag foi abandonado.

Foto 67345

No quesito geometria, a Stump foi alongada e rebaixada seguindo os padrões modernos. As versões ST e a com mais curso possuem 455mm de alcance, 65,5 graus de caixa e traseira de 432mm. Já a Evo é ainda mais longa, chegando à 490mm de alcance com uma caixa de 63,5 graus e traseira de 440mm.

Vídeo de apresentação



Mais informações no site oficial da Specialized.


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