home

Specialized Roubaix Expert UDi2 2017 - Primeiras Impressões


19 JAN, 2017     Gustavo Figuereido    



Lançada em setembro do ano passado, a Specialized Roubaix Expert Udi2 2017 é uma bicicleta de estrada com algumas características muito especiais. A grande inovação dessa bike é o Future Shock, um sistema de amortecimento com molas colocado abaixo da mesa.

imagem
Foto: Andre Piva / Bike na Mídia

Tivemos a oportunidade de testar a Roubaix Expert Udi2 2017 em um evento promovido pela Specialized e pela Peaks Coaching Brasil. Ao todo, rodamos cerca de 30kms pelas subidas, descidas, trechos planos e buracos do campus Butantã da USP, na Zona Oeste de São Paulo.

Velocidade e suavidade

Com 20mm de curso embaixo da mesa e um sistema que permite a flexão de até 20mm do canote de selim, a Roubaix é uma bicicleta extremamente confortável. Porém, ao contrário do que possa parecer, ela acelera com extrema facilidade, com rigidez e responsividade semelhantes a da Tarmac.

imagem

Esta característica é resultado do desenho extremamente rígido da traseira, que incorpora em uma única peça o movimento central, os chainstays e os cachimbos de onde sairão seatstays, seat tube e down tube. Além disso, o eixo passante 12x142mm certamente contribui neste cenário.

Ao levantar para sprintar ou escalar, o movimento do Future Shock não é perceptível e não rouba energia. Porém, vale lembrar que ele possui três ajustes de dureza, podendo ser regulado com modificações na mola interna para atender ciclistas de diferentes pesos e gostos.

imagem
Foto: Andre Piva / Bike na Mídia

Os largos pneus Specialized Turbo Pro 700x26mm calçados em rodas DT R470 Disc fazem um excelente trabalho na manutenção de passo. Inclusive, durante o teste, quebramos um record pessoal em um segmento plano de 5km no Strava.

Ao encarar trechos mais esburacados, a bicicleta realmente impressiona, e mais de umas vez fomos pegos procurando buracos pelo caminho só para sentir o funcionamento dos sistemas de amortecimentos.

imagem

Se a eficácia do Future Shock logo fica evidente, o sistema de abraçadeira baixa e canote de diâmetro menor do que o seat tube precisou de alguns quilômetros para mostrar serviço. Ao passar por uma ponte de concreto com centenas de pequenas ondulações, sentimos uma grande diferença na transmissão de vibrações ao pedalar em pé ou sentado, indicando o bom trabalho de filtragem do flexível canote.

Os sistemas combinados dão uma característica interessante para a Roubaix: ao pedalar forte e em velocidade sobre trechos mais ondulados, a bicicleta parece flutuar melhor sobre o asfalto, permitindo que a velocidade seja mantida com mais facilidade.

Frenagens, curvas e trocas de marcha

O departamento de frenagens fica a cargo do sistema hidráulico Shimano Ultegra com tecnologia Ice-Tech. Durante o teste, não tivemos a oportunidade de pegar nenhuma descida longa, mas nas simulações de frenagem de emergência o sistema mostrou-se bem eficiente e fácil de modular, mesmo que em piso molhado.

imagem

Com trocas eletrônicas realizadas pelo grupo Ultegra Di2, não encontramos dificuldade em deslisar o câmbio de cage longo sobre o cassete 11-32 e pelas coroas compactas 50/34. Com uma geometria mais agressiva do que a última geração, a Roubaix aposta em números semelhantes aos da Tarmac para criar um pacote ágil e eficiente em curvas e trocas de direção.
imagem


Conclusão

A Specialized Roubaix Expert Udi2 2017 é uma bicicleta que realmente impressiona ao reunir dois fatores praticamente excludentes no ciclismo de estrada - altíssimo desempenho e bastante conforto.

imagem
Foto: Andre Piva / Bike na Mídia

Com ela, foi possível acelerar, frear e andar forte com a mesma desenvoltura de uma bike de altíssimo rendimento, porém com um nível de conforto muito grande. Com preço sugerido de R$ 34.999,00, certamente não é uma bike barata, mas é o preço a se pagar por uma bicicleta que pode substituir duas ou três outras sem perder em nada.

Resumo do Teste



Ficha Técnica

Quadro - FACT 10r carbon, Rider-First Engineered™, Eixo de 12x142mm, Future Shock com 20mm de curso
Garfo - Roubaix disc, FACT 11r carbon, Eixo de 12x100mm
Rodas - DT R470 Disc, thru-axle, 2Bliss Ready
Pneus - Turbo Pro, 700x26mm, 60TPI, folding bead, BlackBelt protection
Grupo - Shimano Ultegra Di2 com freios a disco hidráulicos
Mesa - Specialized Pro SL, alloy, 4-bolt
Guidão - Specialized Hover Expert Alloy
Selim - Phenom Expert GT
Canote - Specialized CG-R 27,2

Piloto
Gustavo Figueiredo (Strava)


Comentários



Relacionados