home

Specialized realiza coquetel para anunciar parceria com a Peaks Coaching Brasil


13 JAN, 2017     Gustavo Figueiredo    



No começo deste ano, conforme informamos nesta notícia, a Specialized e Peaks Coaching Brasil anunciaram a criação de uma parceria para treinamento de ciclistas aqui em terras tupiniquins.

imagem
Equipe da Peaks Coaching Brasil

Para quem não conhece, a Peaks Coaching foi criada pelo lendário treinador Hunter Allen, um dos pais do treinamento por potência e responsável pela criação de praticamente todas as metodologias e terminologias que ligam medidores de potência com desempenho e desenvolvimento atlético.

Ontem, no dia 12 de Janeiro, esta parceria foi oficialmente apresentada com um coquetel realizado na sede da Specialized Brasil, localizada no bairro de Pinheiros, em São Paulo. Durante o evento, tivemos a oportunidade de testar algumas bikes da marca e de bater um papo com Cristiano Solak, CEO da Peaks Coaching Group Brasil e Mestre em Treinamento Desportivo pelo University of Queensland (Austrália).

imagem
Foto: Andre Piva / Bike na Mídia

"Eu e toda a nossa equipe não poderíamos estar mais animados com esta parceria, que certamente terá muito sucesso. A Peaks e a Specialized tem os mesmos princípios e valores, e isso foi uma premissa fundamental quando começamos a procurar uma assessoria para nos associarmos", explicou Marina Richwin, Coordenadora de Marketing da Specialized Brasil

Pedal com convidados

Antes da apresentação oficial, um grupo com jornalistas, treinadores e alunos da Peaks e alguns representantes da Specialized saiu para fazer aquilo que realmente importa nessa vida - dar uma volta de bicicleta.

imagem
Gustavo, do Pedal.com.br, testa a nova Roubaix 2017. Foto: Andre Piva / Bike na Mídia

Felizmente, a chuva que caiu durante o dia inteiro deu uma trégua justamente durante o pedal. Depois de um rápido briefing, cerca de 30 pessoas partiram com bicicletas da Specialized rumo a Cidade Universitária, localizada no Butantã, a cerca de 1km da sede da Specialized.

imagem
Pedal na USP teve teste de bike e alta velocidade

Já na USP, entre aceleradas e alguns PRs no Strava, ainda deu tempo de conversar com os presentes para conseguir mais informações sobre o que podemos esperar dessa nova parceria que promete oferecer treinamento de qualidade no Brasil.

Papo com Cristiano Solak

Quando falamos em treinamento por potência, rapidamente pensamos em atletas de altíssimo desempenho, focados em competições e que basicamente vivem para treinar. Porém, nada poderia estar mais longe da verdade. Na realidade, o treinamento por potência tem a grande vantagem de otimizar o treino, tirando o máximo de resultado com o mínimo de horas investidas.

imagem
Cristiano Solak, CEO da Peaks Coaching Group Brasil

"Muitos acreditam que o treinamento por potência vai ajudar mais o atleta profissional, mas na verdade ele é muito benéfico para aqueles que tem limitação de tempo para treinar", explicou Solak.

"Seja um atleta que quer ser campeão nacional ou alguém que pedala simplesmente por saúde, a metodologia busca a melhora contínua, com o objetivo de ser cada vez mais bem condicionado", continuou.

Além disso, o coach nos explicou que o treinamento por potência serve tanto para um contra-relógio de 1km quanto para uma prova de vários dias ou uma cicloviagem, já que o maior determinante de sucesso são os números de limiar de cada pessoa - um valor que você ficará conhecendo ao realizar o treinamento por potência.

"O treinamento por potência fornece números e dados que indicam se o ciclista está caminhando na direção correta. Ele permite que você analise informações e adapte o treino para atingir exatamente o objetivo, observando se o ciclista está ou não evoluindo", avaliou o treinador.

Dentro e fora de casa, com resultado e diversão

Outro detalhe interessante levantado por Cristiano Solak diz respeito ao treinamento indoor, com ferramentas como Trainerroad e o Zwift, um jogo online que permite que você pedale com pessoas do mundo inteiro.

Não podemos esquecer que, além de ser treinamento, ciclismo é diversão. Pedalar em grupo entre seus amigos é uma das principais partes do ciclismo


Embora estes programas possuam planilhas de treinamento, algumas delas criadas pelo próprio Hunter Allen, Cristiano salienta que elas estão longe de ser um treino personalizado. Porém, ele acredita que estas ferramentas tem um importante papel motivacional.

"Você consegue entrar no Zwift e aquecer com seus amigos e depois partir para o treino por potência, por exemplo. Muitas pessoas acreditam que o treino por potência é engessado, mas isso deixa de ser verdade se você usar os dados a seu favor", explicou.

Segundo ele, é perfeitamente possível, e até bastante desejável, mesclar os exercícios específicos com pedais em grupo com os amigos, otimizando os resultados sem abrir mão da diversão. "Isso é o ideal. Não podemos esquecer que, além de ser treinamento, o ciclismo é diversão. Pedalar em grupo entre seus amigos é uma das principais partes do esporte", finalizou o treinador.

Para mais informações, acesse o site oficial da Peaks Coaching Group Brasil.


Comentários



Relacionados