A Epic é a consagrada bike full suspension de cross-country da Specialized. Campeã olímpica, mundial e três vezes da Copa do Mundo, a bike hoje tem a maior equipe de competidores profissionais da sua história.
Novo Quadro
O quadro tem cabeamento interno com possibilidade de passagem de 1 a 4 cabos. O amortecedor traseiro está um pouco mais alto, para tornar possível encaixar dois suportes de garrafinha em todos os tamanhos do quadro. Apesar disso, a altura do quadro (standover) não aumentou.
Como novidades, a nova Epic integra o conceito de Power Transfer. A bike tem um chainstay mais largo e mais rígido, além da parte de baixo do tubo de selim que é mais larga ao redor do movimento central. A geometria também foi alterada em relação as anteriores. O eixo dianteiro agora é 15mm e o traseiro é de 142 x 12mm para tornar o conjunto ainda mais rígido. O eixo traseiro não vem com quick-release para aliviar peso.
Nos modelos Expert e superiores, o quadro é compatível com o sistema SWAT, integrando uma ferramenta multiuso logo à frente do amortecedor traseiro e também o compartimento de câmara, alavancas de pneu e inflador abaixo do suporte de garrafa.
Suspensões - Novo Brain
Em 2014, a bike continua com o sistema Brain, que a acompanha desde 2003 e é responsável pelo funcionamento "inteligente" da suspensão dianteira e traseira. Isto é, o sistema apenas funciona quando "entende" que o terreno é irregular, mantendo a suspensão travada quando o terreno não oferece obstáculos, e assim, maximizando o aproveitamento da pedalada. Porém, o Brain vem com uma versão nova que tem um reservatório menor, com 5 posições de ajustes e uma mangueira de Kevlar 25g mais leve.
Além disso, o link da suspensão agora usa pivôs concêntricos, herdados da Camber, que prometem um melhor funcionamento da suspensão. O amortecedor traseiro também conta com Auto Sag, pra facilitar a calibragem.
Pedivela S-Works
Uma outra novidade é o novo pedivela S-Works, equipando as versões de mesmo nome. O novo pedivela vem com opção de 1 ou 2 coroas e com spider de carbono. O espaçamento é de 104mm.
Epic S-Works World Cup
Uma nova versão entra na linha. Construída para competidores, a bike promete ser mais leve, rígida e rápida. Essa versão não possui câmbio dianteiro, ou seja, o pedivela possui apenas uma coroa. As suspensões tem menos curso, sendo apenas 95mm na frente e atrás. Além disso, há mudanças na geometria – essa nova versão tem um chainstay mais curto, de apenas 439mm. O amortecedor traseiro também tem um funcionamento mais voltado para competições.
As rodas também são as novas Roval Carbon e o peso final é de apenas 9.05 Kg.
Epic M5 Alloy
Como modelo mais básico, a Epic também será oferecida na versão de alumínio M5 Alloy, trazendo uma configuração mais acessível, mas com as vantagens da suspensão e geometria dos modelos superiores.
No Brasil
Os lançamentos Specialized 2014 tem previsão de chegar no Brasil em Setembro.
Relacionados