MENU

Specialized Chisel 2021 - Bike ganha geometria mais agressiva e canote 30.9

Nova geração da XCzeira de alumínio da Specialized chega com geometria renovada e duas opções de montagem

Em sua segunda geração, a Specialized Chisel continua sendo classificada como uma XCzeira de alto rendimento. Em 2018 fizemos um teste com a Chisel Expert 1X e, apesar de termos gostado muito da bike, concluímos que sua geometria já não encontrava-se no padrão mais atual do mercado.

Specialized Chisel 2021
Specialized Chisel 2021

Agora, em sua nova versão, a Chisel ganha um projeto mais atual, com a caixa de direção indo dos ultrapassados 69,8 graus para 68 graus - nada revolucionário, mas certamente bem mais moderno. Outro detalhe aprimorado foi o alcance, que saiu dos enxutos 418mm para 430mm no tamanho M - mais uma vez, moderno pero no mucho.

Specialized Chisel 2021
Specialized Chisel 2021

Segundo a tendência do "longer, lower, slacker", o central ficou mais rebaixado em relação aos eixos, com o BB drop indo de 57.5mm para 63mm. Outro detalhe importante foi a redução do off-set do garfo, que agora é de 42mm contra os tradicionais 51mm da Chisel "antiga". Com isso, espera-se uma bike mais agradável nas curvas. No geral, ao menos no papel, a Chisel tornou-se uma bike mais capaz em terrenos técnicos e velocidades elevadas.

Quando testamos a bike anterior em 2018, ficamos surpresos com o conforto do quadro, algo que certamente veio do uso de uma construção moderna em alumínio M5, no já tradicional sistema de soldas Smartweld - a primeira vez que ele foi aplicado em uma bike completa foi em 2015, na Allez Sprint que você conheceu nesta matéria do Pedal. Felizmente, a bike segue utilizando o mesmo padrão de construção.

Specialized Chisel 2021
Specialized Chisel 2021

Outro ponto que privilegiava o conforto era o canote de 27.2mm. Porém, agora a bike utilizará um canote de 30.9mm. Isso permitirá mais facilidade na adaptação de canotes telescópicos - ela já tem previsão para cabeamento interno não só para o dropper, mas também para o restante das mangueiras e conduítes de controle. Obviamente a caixa é cônica e o espaçamento dos eixos passantes é boost.

Um detalhe interessante é que o novo quadro aposta em um tipo de construção que permite que ele seja verticalmente flexivel, sem perder a rigidez lateral, mais ou menos como vemos acontecer em quadros de carbono - o segredo seriam os seatstays ovalizados.

Specialized Chisel 2021
Specialized Chisel 2021

Segundo a Specialized, o novo quadro da Chisel pesa apenas 1400g, porém a marca não informou qual tamanho e nem como este quadro foi pesado. A bike estará disponível em duas versões e também apenas o quadro.

A Chisel Comp (R$ 14.499,00) vem equipada com um garfo RockShox Judy Gold e componentes Shimano SLX M7100 12V. A Chisel Base (R$ 12.199,00) é mais simples, vindo montada com um garfo RockShox Judy Silver TK e componentes Deore M6100 12V

Mais informações no site da Specialized.


Relacionados

Comentários

A chisel 2019 é excelente, tem coisas que não tem como melhorar, as suspas de offset menor ficam para as full suspension de 120 de curso para compensar a elevação da caixa de direção, desnecessário em uma rabo duro, de tanto mexer acaba piorando o que é perfeito, tudo isso pra justificar o aumento de preço, como se não bastasse o dólar alto.

Em 2019 comprei uma Chisel Expert que vem equipada com Sram Eagle NX e suspensão Rock Shox Reba RL. Pelo jeito tiraram esse modelo e se tivesse custaria quanto? Uns 17k pelo menos, mesmo valor que valia uma Epic quando comprei a minha.

Todo ano a mesma coisa, mudam alguns graus na geometria, trocam entre padrões existentes e aumentam os preços...

Quero ver as novas Scott Scale de alumínio e eixos 148x12. Será uma boa disputa entre as marcas.



Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.