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Specialized 2016 - S-Works Venge ViAS em detalhes


12 AGO, 2015     Gustavo Figueiredo     1    



Muito já se falou sobre a nova Specialized S-Works Venge ViAS 2016. Porém, durante o último fim de semana (8 e 9), ficamos frente a frente com a nova máquina de cortar o vento da Specialized e capturamos detalhes únicos desta bike que promete, segundo a marca, economizar até 120 segundos em um contra relógio de 40km.

Pneus e Rodas

A nova Vange ViAS vem equipada com as rodas Roval CLX 64, que tem rolamentos de cerâmica montados em um novo cubo ainda mais aero e aros com 64mm de altura e 21mm de largura interna, considerado bastante largo até para os padrões atuais.

O pneu dianteiro foi desenvolvido no túnel de vento e tem apenas 22mm de largura. Porém, quando montado aro de 21mm, assume um total de 24mm de largura. Isso quer dizer que, embora seja mais fino e aerodinâmico, ele tem as mesmas características de rodagem, aderência e absorção de impactos de um pneu de 24mm.

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Na traseira, a bike é equipada com um pneu S-Works Turbo de 24mm que, quando montado, fica com 26mm de largura, proporcionando mais conforto, estabilidade e aderência.

Freios

Ao todo, a nova Venge ViAS demorou 4 anos para ser projetada. Para se ter ideia, só os freios tomaram dois anos da equipe de engenharia. Segundo a Specialized, em termos de aerodinâmica, o pior lugar para a montagem do componente seria acima do seat stay, e o plano original era instala-lo abaixo do chain stay. Porém, depois de extensivo testes no túnel de vento, eles descobriram que essa posição não era ideal – já que além de gerar arrasto, os freios acabavam raspando nos aros em momentos de forte aceleração.

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Por isso, a ferradura traseira foi instalada no meio do seat-tube, mais ou menos atrás do suporte de bidon. Com isso, além de reduzir o arrasto, o atrito das sapatas com os aros também foi eliminado.

Para completar o fluxo de ar perfeito na rabeira da bike, ainda existe uma capa aerodinâmica para os componentes do grupo Di2 embaixo com movimento central.

Bike Fit

Diferente do que faz com outras bicicletas, o ciclista que deseja comprar uma Vange ViAS deve fazer um bike fit antecipado, para depois encomendar a bike já com suas medidas. Segundo Andy Pruitt, pai do bike fiting moderno e responsável pela Specialized Body Geometry, o ciclista deve usar o Vange ViAS Sizing Tool para transferir as medidas de sua bike atual para a Venge.

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Para garantir o posicionamento perfeito, a bike conta com até 4,5cm de espaçadores abaixo da mesa, duas opções de guidão (flat ou 2,5cm). Para o melhor efeito aerodinâmico, somente são usadas mesas com -17 graus e o canote que tem 0,25 ou 0,35cm de recuo não pode ser revertido para manter o formato mais aerodinâmico possível.

Rider-First Engeneered

A Venge ViAS utiliza a mesma geometria da Tarmac, uma bicicleta que tem respostas ágeis, aceleração imediata e um comportamento exemplar até quando o piso é ruim. Ambas foram desenvolvidas com a filosofia Rider-First Engineered. Segundo a Specialized, cada tamanho de quadro tem um projeto diferente.

Com mudanças na quantidade de fibra, material utilizado e propriedades de absorção de impacto, ciclistas de diferentes tamanhos e pesos sempre encontrarão a relação ideal entre conforto e rigidez. Para completar, a nova Venge ViAS é feita em carbono FACT 11r, o mais avançado da marca.

Ecossistema Aerodinâmico

A nova Venge ViAS faz parte de um pacote maior, batizado pela Specialized como Aerodynamic Ecosystem (Ecossistema Aerodinâmico). Com essa nova forma de abordar a questão do fluxo de ar, o fabricante aposta na união de diversos produtos que trabalham em conjunto para oferecer o máximo em desempenho.

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A nova bicicleta equipada com as rodas economiza 120 segundos em 40km. Mas, segundo o fabricante, se for combinada ao macaquinho S-Works Evade GC, capacete S-Works Evade e com a nova sapatilha S-Works 6, o ganho final pode ficar na casa de 5 minutos.

Power Meter

Por se tratar de uma bicicleta de alto desempenho, a S-Works Venge ViAS 2016 já vem equipada com um power meter. O modelo escolhido foi para equipar a pedivela S-Works foi o Quarq, montado na aranha de fixação das coroas.

Conclusão

Como podemos ver, a Venge ViAS é uma máquina para quem deseja o máximo de desempenho quando o assunto é aerodinâmica. Porém, por se tratar de um sistema completo e extremamente individualizado, certamente trata-se de uma bicicleta construída para quem deseja o máximo em desempenho e não se importa de pagar por isso.

S-Works Venge ViAS Di2

-Rodas Roval CLX 64 (20mm de largura interna do aro) com pneus S-Works 22/24mm Turbo.

-Pedivela S-Works com medidor de potência Quarq.

-Selim S-Works Power.


Fotos (3)

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Comentários

  • avatar

    aristenes b. silva   

    aristenes b. silva   

    qual valor dessa bike na loja? e quanto fica comprando pela inter-net com o cep.
    57084032?.

    1 ano atrás - Denunciar




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