home

Specialized 2016 - Novas Stumpjumper FSR e Rhyme


18 MAI, 2015     Péricles    



Uma das bikes mais tradicionais da Specialized, a Stumpjumper FSR, recebe um completo redesign para 2016. A Stumpjumper foi a primeira bike da marca americana a receber as rodas 650b (ou 27.5") no ano passado com a versão EVO. Agora, serão 3 versões: 650b, 29" e 6Fattie (27.5+).

imagem
Specialized StumpJumper

Mudanças de geometria

Muitas marcas relançam suas bikes, mudando apenas alguns componentes e cores. Não foi o caso da Stumpjumper FSR - todas as versões tem geometrias diferentes e mais agressivas.

650b
Antes, a única versão 650b da bike, eram as versões EVO. Para quem não sabe, a Specialized usa a denominação EVO para bikes de geometria mais agressiva e mais curso. No caso das Stumpjumpers, as diferenças para a 29", além das rodas 650b, o curso da suspensão subia de 140mm para 150mm, o sistema de suspensão não tinha mais o amortecedor Brain e a geometria tinha ângulo de direção 1 grau mais aberto e chainstays mais curtos.

Agora não existe mais versão EVO! As 650b vao manter os 150mm de curso, mas ter um chainstay ainda menor, com 420mm ao invés de 435mm e o ângulo de direção ainda mais aberto, com 67 graus. O central também ficou mais baixo, com 335mm. Realmente uma bike apta para uma condução bem mais agressiva.

29"
A geometria da 29" também ficou mais agressiva, com chainstays de 437 mm ao invés de 450mm, movimento central de 336 mm e ângulo de direção de 67.5 graus.

6Fattie - 650b+
A Specialized foi uma das primeiras grandes marcas a adotar os pneus grandes 27.5+. Quem não sabe muito sobre esse novo padrão, pode ler nosso artigo específico e também ver o teste que fizemos em primeira mão.

A versão 6Fattie virá com um quadro diferente dos outros tamanhos, tendo um eixo traseiro de 148mm atrás e 110mm na frente. Não sabemos porque a marca não resolveu adotar o padrão de eixo na bike 29" e deixá-la já compatível com os pneus largos. Também não foi dada informação sobre geometria.

imagem
Quadro Specialized StumpJumper

Porta SWAT

Já falamos antes do sistema SWAT (https://www.pedal.com.br/specialized-2014-conheca-o-sistema-swat_texto7152.html), que é a solução da Specialized para armazenar, no próprio quadro, ferramentas e água.

Na Stumpjumper, a marca levou o conceito ainda mais adiante, com uma porta SWAT no tubo inferior do quadro! Um compartimento, relativamente grande, onde dá pra armazenar uma câmara de ar e uma bomba!

Mais detalhes
- Todos os modelos vêm com o novo canote ajustável Command Post IRcc, que conta agora com pontos de parada intermediários.

- Todos os modelos vêm com cabeamento interno e freios Shimano.

- Exceto para o 6Fattie, todos os modelos são compatíveis com pedivela de duas coroas, por meio de adaptador proprietário Taco Blade e do novo design de tubo superior da rabeira e amortecedor. No entanto, a maioria dos modelos vêm com transmissão 1x11.

- Todos os modelos vêm com aros Traverse Fattie. Modelos mais avançados vêm com rodas com aros de carbono - Roval Traverse SL Fattie.

- Opções de chassis e Carbono FACT e alumínio M5

- Pneus Purgatory 6Fattie na dianteira e Ground Control 6Fattie na traseira

Specialized Rhyme

imagem
Specialized Rhyme

A Rhyme passa a ser a versão feminina da Stumpjumper FSR, mantendo aspectos da geometria, porém, com um ajuste interno do amortecedor otimizado para o menor peso das mulheres. Além disso, há mudança no selim e guidon.


Fotos (1)

foto 0 -  Mais Fotos

Comentários



Relacionados