home

Specialized 2016 - Camber com mais curso, nova geometria e Brain

A trail fica agora com uma nova tunagem na suspensão e porta SWAT


11 AGO, 2015     Pedro Cury    



Pra quem não conhece, a Camber é uma bike full, de pouco curso nas suspensões, indicada para o all mountain / trail. Na linha da Specialized, ela fica logo acima da Epic (que tem uma proposta de competição) e a StumpJumper FSR - uma bike de mais curso e mais agressiva. A nova linha Camber contas com muitas modificações em relação ao ano passado, que podem ser vistas aqui.

imagem
Specialized S-Works Camber 29 2016

29" ou 650b apenas

Atualmente, a marca lançou uma linha de bikes rígidas com os novos pneus 650b+ (6Fattie), com a Fuze e Ruze, além das StumpJumpers FSR, Rhyme e Enduro também com os pneus maiores. Porém, a Camber ficou apenas com as opções de rodas 29" e 650b tradicionais.

Porta SWAT


Uma novidade que deixou muita gente curiosa e foi apresentada mais no início do ano, foi a porta SWAT embutida no quadro. SWAT é a sigla para Storage, Water, Air e Tools - ou em português - Armazenagem, água, ar e ferramentas, que consiste em uma série de soluções para carregar os itens essenciais do ciclista diretamente na bicicleta ou no corpo. Você pode ver quando surgiu o lançamento do SWAT aqui.

A SWAT door foi uma das últimas soluções e certamente a mais ousada - abaixo do suporte de garrafinha, no tubo inferior do quadro, existe uma tampa removível onde é possível acessar a parte interna do tubo e guardar câmara de ar, bomba, ferramentas e outros itens pequenos. Esse compartimento tem espaço quase até a junção com o tubo superior.

Muita gente fica desconfiada da fragilidade do quadro ao inserir esse sistema, mas a Specialized promete que não tem problema algum, já que o quadro foi reprojetado e construído já levando em consideração o compartimento. Apenas os quadros de carbono possuem a tecnologia.

Geometria

Em termos de geometria, a Camber teve boas mudanças. O ângulo de direção ficou mais inclinado e a rabeira mais curta, permitindo uma pilotagem mais agressiva. Nas 29" o ângulo é de 68 com rabeira de 437mm e nas 650b o ângulo fica com 67.5 graus e rabeira de 420mm. Essa geometria é ainda mais agressiva que as antigas StumpJumper FSR. Aliás, o triangulo dianteiro da Camber é igual ao da StumpJumper FSR.

Suspensões

A maior novidade nas suspensões da Camber é a introdução do sistema Brain. Pra quem não sabe, é uma válvula de inércia inteligente que só libera o funcionamento da suspensão quando a bike passa por obstáculos. Essa tecnologia só está presente hoje em dia na Epic e não integra mais a StumpJumper FSR como no ano passado.

Porém, essa versão é chamada de Position-Sensitive Micro Brain e é totalmente diferente das outras versões. O mecanismo funciona apenas depois de 25% do curso da suspensão ser atingido. Ou seja, nos 25% iniciais não existe nenhuma interferência e o amortecedor tem funcionamento total. Apenas depois que o sistema vai escolher se trava o funcionamento ou o deixa solto.

Além do Brain, que só afeta a suspensão traseira, ambas as extremidades ganharam um pouco mais de curso, ficando com 120mm na versão 29" e 130mm na versão 650b.

Ride Experience Tune - A Specialized alterou o funcionamento de todos os amortecedores traseiros de acordo com o objetivo da bike, inclusive diferenciando de masculina para feminino. Ou seja, o amortecedor da Camber é personalizado para um tipo de pilotagem diferente da pilotagem que se espera para uma Enduro. Assim como a StumpJumper FSR tem uma curva de progressividade do amortecimento e velocidade do retorno, diferente da Rhyme que é sua versão feminina.

Configurações e modelos

imagem
Specialized Camber Comp 29 2016

A Camber tem uma linha extensa para todos os gostos e bolsos. Ainda não temos a lista todos os modelos disponíveis no Brasil, mas podemos adiantar que terão desde as versões S-Works - topo de linha - com rodas 29" e 650b, quanto versões de alumínio que não tem a SWAT door e nem a válvula Brain.

Primeiras Impressões

Tivemos a oportunidade de pedalar uma das bikes no evento de lançamento no Brasil. Confira nossas primeiras impressões sobre a S-Works Camber 29.


Fotos (3)

foto 0 -  foto 1 -  foto 2 -  Mais Fotos

Comentários



Relacionados