Circuitos travados em ruas ou estacionamentos, pelotão compacto fazendo curvas fechadas em alta velocidade, acelerações e frenagens bruscas, muitos tombos e diversos ataques são a receita básica de uma prova de critério.
Com estas características que proporcionam emoção para ciclistas, diversão para espectadores e simplicidade de organização, este tipo de competição não para de crescer no mundo inteiro e certamente tende a se popularizar no Brasil. Para enfrenter este tipo de desafio, a Specialized desenvolveu a Allez Sprint, uma bike feita especialmente para provas de critério.
Aplicado a tecnologia Smartweld não só na caixa de direção mas também no novo movimento central hidroformado, a bike promete muita agilidade para fazer curvas rápidas e muita eficiência para transmitir toda a potência do ciclista para as rodas. Segundo a Specialized, em um sprint de 200 metros, ela chegaria 4 bicicletas à frente da Allez anterior.
Movimento Central
O coração desta bicicleta é o novo movimento central de grandes proporções. Ao olhar para a peça, ela lembra muito uma de fibra de carbono. Mas na verdade é feita com duas metades hidroformadas de alumínio que são unidas pelo processo de brazzing, uma fusão em alta temperatura nas áreas de contato entre os componentes.
Depois, esta peça única é unida ao restante do quadro com soldas Smartweld. O resultado é impressionante – segundo a Specialized, a traseira da Allez Sprint é quase tão eficiente na transmissão de potência quanto a da nova Tarmac.
Conversando com a equipe de desenvolvimento, nos foi explicado que a única forma de aumentar a rigidez sem ganhar peso é criar peças de maior diâmetro e com mais área de contato. Isso explica o formato do movimento central de bikes de carbono e também o da nova Allez, que difere completamente dos modelos tubulares mais comuns.
Caixa de direção
A caixa de direção da bicicleta também é hidroformada e resulta da união do tubo superior, tubo inferior e head tube. Em cada tamanho da bicicleta, a Specialized utiliza um head tube e um garfo diferente, garantindo muita agilidade na tocada.
Geometria
Com a traseira super curta e a caixa de direção mais fechada do que a Tarmac, a Allez Sprint promete acelerações fortes e muita agilidade em baixas velocidades. Além disso, o movimento central é um pouco mais alto do que o da Tarmac, permitindo deitar mais a bicicleta em mudanças de direção sem que os pedais toquem no chão, o que costuma resultar em tombos.
Com isso, o ciclista tem mais facilidade para fazer curvas pedalando, o que é ideal para provas realizadas em espaço apertados, com muitas curvas e arrancadas.
Aerodinâmica
Para aumentar a penetração aerodinâmica, a Allez Sprint utiliza um seat tube aero e o canote idêntico ao da Venge. Outra solução que veio diretamente de sua prima de carbono é o seat stay montado em uma posição mais baixa, o que garante um melhor fluxo de ar na traseira da bike.
Componentes
A Allez Sprint utiliza pontos de contato Body Geometry que proporcionam uma melhor ergonomia. Além disso, a bike vem equipada com os pneus S-Works Turbo 2, os mais rápidos do mercado segundo a marca.
Um detalhe bastante interessante é o grupo com apenas uma coroa SRAM, combinado a um cassete de 10/42 de 11 velocidades. A ideia é reduzir o peso e o arrasto aerodinâmico sem perder o range da relação, o que seria ideal para provas em circuitos travados com subidas curtas e explosivas.
Conclusão
A Allez Sprint faz parte da nova geração de bikes que agregam alta tecnologia e rendimento em quadros feitos de alumínio, algo que já se tornou tendência no mercado atual. Além disso, o modelo vem de encontro com as necessidades dos praticantes de um tipo de prova que tente a crescer cada vez mais. No papel, ela tem tudo para apresentar um desempenho bastante interessante sem custar tanto quanto uma bike de carbono.
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