MENU

Sorocabana ganha prêmio por criar espaço especial para bicicletas

Prêmio Varejo Sustentável WalMart Brasil

Criar um espaço exclusivo para bicicletas em grandes redes de supermercado e, ao mesmo tempo, incentivar a mudança de vida dos clientes. A ideia da sorocabana Carolina Lopes Duque de Almeida, estudante do curso de Design de Interiores da Escola Técnica Estadual (Etec) Fernando Prestes, foi escolhida em todo Brasil como melhor projeto na terceira edição do prêmio ‘Varejo Sustentável’, promovido pelo Walmart Brasil.

O concurso, que tem apoio da WWF Brasil e do Instituto Envolverde, selecionou os melhores projetos acadêmicos - tanto para estudantes como para pesquisadores - com alternativas inovadoras para o desenvolvimento sustentável do varejo nas mais diversas áreas. Como prêmio, a estudante irá receber um notebook e uma bolsa no valor de R$ 8 mil para se aprofundar nos estudos, além de uma visita técnica na sede da rede, em Barueri. A premiação foi realizada nesta terça-feira, em São Paulo.

O projeto foi orientado pelo professor da Etec, o arquiteto Alfredo Pissinato Junior e defende o uso da bicicleta como transporte 100% ecológico e saudável. “Além de econômico e ajudar a desafogar o trânsito”, defende o professor. O investimento no espaço para bicicletas também traz vantagens para o supermercado, como a diminuição das vagas ocupadas no estacionamento. “Em uma vaga de automóvel é possível estacionar cinco bicicletas”, destaca a estudante.

imagem

Ideia do projeto

Carolina afirma que o sistema de ciclovias de Sorocaba motivou a realização do projeto, por incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte diário, porém, ainda existem muitos obstáculos que impedem o maior número de adeptos. Durante a elaboração do projeto, ela entrevistou ciclistas de Sorocaba e do exterior para entender as carências do sistema. “Tanto aqui quanto nos Estados Unidos, o problema é o mesmo. As pessoas reclamam que não há lugar para estacionar as bicicletas com segurança nem onde guardar os equipamentos. E acabam não aderindo à bicicleta por causa disso”, conta.

O projeto tem chances de ser implementado se não em toda a rede, em algumas unidades. “Não são todas as cidades que possuem uma rede de ciclovias totalmente desenvolvida, e é até perigoso andar de bicicleta. Mas o conceito se aplica em Sorocaba tranquilamente”, destaca Carolina.

Caso for implementado nos supermercados da rede, o “Espaço da Bike” funcionará como um centro automotivo, mas para bicicletas. A proposta é a criação de um centro de serviços, onde os ciclistas possam fazer pequenos reparos, encher pneus, instalar peças e trocar equipamentos, além de estacionar a bicicleta com segurança.

O projeto prevê toda a infraestrutura necessária para as pessoas que resolveram adotar a bicicleta como meio de transporte para irem às compras. Além de um estacionamento, o croqui do espaço traz um balcão de atendimento e guarda volumes, box para lavagem e limpeza de peças e bicicletas e um amplo espaço para manutenção, com cavalete para mecânica. Tudo desenvolvido através do conceito de sustentabilidade, com materiais da própria região, madeira de reflorestamento e reutilização da água.

A principal preocupação da estudante é quebrar a imagem de que bicicleta é para atleta. “Bicicleta é um meio de transporte democrático. Não exige padrões físicos para ser utilizada, existem diversos modelos que atendem o corpo e o condicionamento de cada um, até para quem não está em forma”, afirma.

Para o professor Pissinato, ter o trabalho reconhecido nacionalmente por uma banca de júri conceituada é muito importante. “Isso nos faz acreditar que estamos em sintonia com as necessidades do nosso planeta e estamos habilitados para solucioná-las“, observa o professor.

Fotos (4)

foto 0 -  Mais Fotos


Relacionados

Comentários

Outras notícias

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.