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Shimano XTR 2014 - Freios, carbono e rodas tubulares em destaque

Empresa japonesa quebra a tradição e abraça novas tecnologias

Na busca de novos componentes, mais leves e com melhor desempenho, a Shimano apresentou um pouco da sua nova gama de produtos e rodas para XC do renomeado grupo XTR Race. A linha M980 contará com novos freios a disco hidráulicos, componentes de transmissão novos (incluindo um pedivela diferente e a corrente mais durável), bem como rodas tubulares de carbono super leves para todos os tamanhos.

Não foi ainda um lançamento completo, com mudança no grupo inteiro, mas apenas um pouco do que está por vir. Também não foi dada uma data para inicio das vendas.

Novos Freios - Rotores com dissipadores

O novo XTR esteticamente é bem parecido aos antigos M985, mas agora 40 gramas mais leve. Para redução de peso, os engenheiros incorporaram magnésio na construção, além de uma manete de carbono e parafusos de titânio.

Uma outra grande diferença é o uso de rotores com dissipadores de calor, como os da linha de downhill Saint. Com isso, a Shimano promete uma redução no aquecimento de até 40ºC. Os rotores possuem a mesma tecnologia ICE Tech dos anteriores, porém, com a adição dos dissipadores. Os rotores estão disponíveis nos tamanhos 180 / 160 / 140mm.

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Rodas tubulares e de carbono

Os atletas profissionais de XCO sempre pediram rodas Shimano mais leves. Depois de um ano de desenvolvimento e depois de serem testados pelos atletas Sergio Mantecón e Fabien Giger nas etapas da Copa do Mundo, a Shimano apresenta as rodas tubulares e de carbono, com extensão para 29er.

Usar fibra de carbono e ainda rodas tubulares (onde o pneu precisa ser colado no aro) é uma grande revolução para a marca que costuma manter uma posição mais tradicional.

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Movimento central e corrente

O novo movimento central SM-BB93/SM-BB94 terá opções para rosca tradicional e press-fit, com uma redução de peso de 19 gramas, além de um novo sistema de vedação.

A nova corrente CN-M981 HG-X para MTB, traz a tecnologia Sil-Tec, que é um tratamento para redução do atrito no metal, aumentando a performance e durabilidade. Já usada na nova corrente Dura-Ace 9000, a tecnologia também ajuda a manter a lubrificação e a reduzir o acumulo de lama.

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