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Shimano XT 2020 - Série M8100 de 12v traz principais tecnologias do XTR


30 MAI, 2019     Pedro Cury     5    
     


Em um evento direcionado para a mídia, realizado ontem em SP, a Shimano apresentou os novos grupos Shimano Deore XT e SLX. Como esperado, o grupo XT entra no efeito cascata, herdando tecnologias da linha mais top, o Shimano XTR M9100 de 12 velocidades que conhecemos com exclusividade no ano passado.

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Pedivelas

Seguindo a mesma concepção do XTR, a pedivela Deore XT terá opção de uma ou duas coroas, pois segundo pesquisas da própria Shimano, um terço de seus consumidores ainda preferem duas coroas.

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Pedivela de uma coroa 1x12

A pedivela de uma coroa possui tecnologia de braços ocos Hollowtech II e movimento central integrado. As coroas apresentam perfil de dente com tecnologia Dynamic Chain Engagement+, que possui dentes estreitos e mais largos para melhor retenção da corrente, suavidade e funcionamento silencioso da transmissão.

O sistema de montagem direta simplifica a troca e substituição das coroas, com opções de 28, 30, 32, 34 e 36 dentes - todas intercambiáveis com o XTR e o SLX. As opções de tamanho do braço de pedivela são de 165mm, 170mm, 175mm e 180mm. As pedivelas de 1 coroa são compatíveis tanto com o cassete de 10-45 quanto o de 10-51.

Além disso, as pedivelas possuem 3 versões para atender os diferentes chainlines (linha de corrente):
- 52mm (FC-M8100-1) para tamanho de O.L.D. (Over Lock-Nut Dimensions) de 142mm ou 148mm, para um Fator-Q mais estreito de 172mm
- 55mm (FC-M8120-1) para um O.L.D. de 148mm para pneus mais largos e maior folga para o quadro (Fator-Q 178mm)
- 56.5mm (FC-M8130-1) para um O.L.D. de 157mm e Fator-Q mais largo de 181mm

Peso (32D, 175mm, sem B.B):
FC-M8100-1: 620g
FC-M8120-1: 628g
FC-M8130-1: 636g

Pedivela de 2 coroas - 2 x 12

A versão para duas coroas possui a combinações 36-26 e são compatíveis somente com os cassetes de 10-45.A pedivela FC-M8100-2 (dupla) possui O.L.D. de 142mm para linhas de correntes de 48.8mm e Fator-Q de 172mm. Já a FC-M8120-B2 possui um O.L.D. de 148mm para linha de corrente de 51.8mm e Fator-Q de 178mm.

Pesos:
FC-M8120-B2 (36-26T, 175mm, sem B.B.) é 672g
FC-M8100-2 (36-26T, 175mm, sem B.B.) é de 654g.

Cassete

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Os cassetes XT apresentam o sistema de encaixe Micro Spline e estão disponíveis na opção 10-45 ou 10-51 (CS-M8100-12). Ambos possuem tecnologia Hyperglide+, que proporciona subidas e descidas mais rápidas nas trocas de marcha, além de garantir uma transmissão mais silenciosa. Os cassetes são construídos com uma aranha em alumínio que comportam 10 pinhões de aço e dois em alumínio.

Relação
-10-12-14-16-18-21-24-28-33-39-45-51
-10-12-14-16-18-21-24-28-32-36-40-45
Peso: 10-51d - 470g e 10-45d - 461g.

Passadores

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A tecnologia ISpec-EV, herdada do XTR, permite um maior ajuste lateral e rotacional dos passadores. Um revestimento de borracha e a tecnologia two-way release (liberação dupla) melhoram ainda mais a troca de marchas.

O trocador traseiro (direito) SL-M8100-IR faz uso da característica multi-release para descer as marchas rapidamente pelo cassete. Já na configuração 2x12, uma alavanca única no lado esquerdo (SL-M8100-IL) faz a troca dianteira com precisão. Os trocadores XT M8100 também estão disponíveis em uma versão com abraçadeira.

Pesos:
SL-M8100-IR: 120g
SL-M8100-IL: 73g
SL-M8100-R: 117g
SL-M8100-L: 78g

Câmbios

Câmbio Traseiro

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Com versões para coroas single ou dupla, o novo XT utiliza o desemno Shadow RD+, protetores de impacto e roldanas de 13 dentes.
Pesos
RD-M8100-SGS: 284g
RD-M8120-SGS: 290g.

Câmbio Dianteiro

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O câmbio dianteiro XT vem em uma especificação para linhas de corrente de 48,8 mm e 51,8 mm, mas está disponível para montagens tipo D-type, E-type ou tipo M-type.
Pesos:
FD-M8100-D: 135g
FD-M8100-E: 106g
FD-M8100-M: 114g.

Corrente

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A nova corrente HG de 12 velocidades possui a placa interna maior para melhorar o engate e a retenção da corrente, além de apresentar as placas de rolete dos elos com tecnologia SIL-TEC, para uma operação mais suave e maior durabilidade.

Peso:
CN-M7100 (de 113 elos + QuickLink): 252g.

Freios

Assim como o XTR, o XT possui duas opções de pinça, uma com 2 pistões indicada para XC e outra com 4 indicada para Trail e Enduro. A versão de 2 pistões compartilha o mesmo design que a versão anterior XT M8000, mantendo a compatibilidade com as antigas pastilhas de resina ou de metal. A versão de 4 pistões é um projeto totalmente novo, baseado no design do XTR M9100. Ela possui pastilhas com aletas de resina ou de metal (compatível também com pastilhas D03S ou D02S).

As manetes de freio do Deore XT funcionam as duas pinças e são equipadas com a tradicional tecnologia Servo Wave, que permite um engate mais rápido das pastilhas no disco. Elas podem ser anguladas em 2 posições em relação ao guidão, para uma sensação de frenagem mais firme. As manetes também possuem ajuste de alcance e de curso livre para ajustes e regulagens simples na trilha.

Peso:
XC (BR-M8100-BL-M8100) com rotores e pastilhas 392g.
Enduro (BR-M8120-BL-M8100) com rotores e pastilhas: 410g.

Rotores


Os rotores de nível Deores XT(RT-MT800) com tecnologia Ice Tech Freeza são projetados para maximizar o resfriamento. Em teoria, isso melhora a performance e a consistência de frenagem, além de melhorar a vida útil. O núcleo de alumínio do sanduíche com camadas externas de aço inox, ajuda a dissipar o calor através de aletas centrais.

Tamanhos disponíveis: 140mm (88g), 160mm (109g), 180mm (132g) e 203mm (164g).

Rodas e cubos

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Diferentemente das rodas da série XTR M9100, a nova série Deore XT M8100 oferece rodas completas de 27.5 e 29” para XC e Trail / Enduro. As rodas Shimano para XC oferecem aros totalmente fechados de 24mm de largura interna, prontos para receber pneus tubeless de até 2.35”. Os 28 raios duplos perfilados de raiação direta, oferecem uma combinação perfeita entre rigidez e peso.

Pesos:
WH-M8100-27.5: 1764g.
WH-M8100-29: 1840g.

As rodas específicas Trail / Enduro oferecem 30mm de largura interna, indicada para pneus de até 2.6”. Cubos traseiros apresentam O.L.D. de 148mm e os aros de alumínio comportam 28 raios J para manter as rodas tubeless fortes e ao mesmo tempo leves para pilotos agressivos

Peso:
WH-M8120-27.5: 1846g.
WH-M8120-29: 1932g.

Ambas as rodas vem com eixos passantes E-THRU (de 15mm na frente e 12mm atrás), com O.L.D. de 148mm de largura, além de apresentar interface para cassetes com tecnologia Shimano MICRO SPLINE nos cubos traseiros.

Ainda existem opções de cubos de 100mm e 142mm, 110mm e 148mm, e 157mm.

Peso
HB-M8110: 142g
HB-M8110-B: 147g
HB-M8110-BS: 158g
FH-M8110: 305g
FH-M8110-B: 307g
FH-M8110-BS: 306g
FH-M8130-B: 310g.

Pedais

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Existem três opções de pedal, uma indicada para XC (PD-M8100), outra para uso mais agressivo (PD-M8120) e ainda um plataforma (PD-M8140).

Disponibilidade e preço

SHIMANO DEORE XT e SLX estarão disponíveis nas bikes à partir Do segundo semestre de
2019 e, no mercado de revenda (lojas com prioridade), como componentes à partir de
sexta-feira, 14 de junho de 2019.

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Comparativo de pesos

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Mais informações no site da Shimano.


Comentários

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    ALEXANDRE S SOARES   

    ALEXANDRE S SOARES   

    Por enquanto com 1200 o cassete e 400 a corrente, tô fora!!!
    11 dias atrás - Denunciar


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    Jackson   

    Jackson   

    É o novo aquele específico da Shimano, igual o do XTR
    15 dias atrás - Denunciar


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    EduardoRR    Jundiaí - SP

    EduardoRR    Jundiaí - SP

    Cassete caro hein ? depois o preço cai e dá-lhe Aliexpress.
    15 dias atrás - Denunciar


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    CHRISTIAN EDUARDO PAULETTI   

    CHRISTIAN EDUARDO PAULETTI   

    É igual eletrônicos/automóveis
    Lançam por 5500 em
    Setembro
    Aí dezembro tem 13* povo
    Tá com dinheiro ????
    Aumentam mais um pouco 5900
    Fevereiro março fica bem
    Mais em conta..
    3500/4500

    16 dias atrás - Denunciar


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    Fabio   

    Fabio   

    O freehub é específico para 12v ou existe compatibilidade com os de 11v?
    16 dias atrás - Denunciar




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