home

Shimano Tiagra ganha opção para discos hidráulicos


2 ABR, 2016     Gustavo Figueiredo    



A partir do meio deste ano, a Shimano vai oferecer uma nova opção de freios hidráulicos para bicicletas de estrada com um custo mais competitivo. Trata-se do Tiagra, um dos pacotes mais acessíveis da marca japonesa.

imagem
Trocador para discos Hidráulicos Shimano Tiagra


O grupo de entrada já vem herdando tecnologias dos seus primos mais velhos há alguns anos, tanto é que em 2012 ele ganhou dez velocidades e em 2013 a famosa pedivela de quatro braços e STIs com cabos embutidos e ergonomia melhorada no ano passado.

Agora, o grupo ganha a opção de utilizar manetes hidráulicos (ST-RS405) e pinças flat-mount (BR-RS405) com os mesmos discos Ice-Tech de 140mm ou 160mm (SM-RT81-SS/SM-RT81-S). O grupo, todavia, continua com as mesmas 10 velocidades e com a tecnologia Vivid Index, deixando as 11 velocidades para o 105, que está imediatamente acima na hierarquia da marca.

Pela fotos, podemos reparar que o formato da alavanca Tiagra difere das linhas mais altas, lembrando mais o desenho original dos STIs. Isso acontece porque o sistema hidráulico ocupa espaço no trocador, obrigando o reposicionamento do mecanismo de troca - o que acaba gerando uma peça maior.

A pinça, por sua vez, lembra bastante os outros modelos da linha e, curiosamente, não será oferecida a opção de post-mount - indicando uma possível tendencia de migração definitiva para o padrão flat-mount.

imagem
Pinças hidráulicas Shimano Tiagra


As pinças Tiagra virão equipadas com pastilhas de resina convencional mas são compatíveis com a tecnologia Ice-Tech, que possuem aletas de refrigeração. Como todos os freios da marca, os Tiagra utilizarão óleo mineral e não possuirão ajuste de ponto de contato da sapata, embora o alcance possa ser regulado em até 10mm.

Com a chegada de mais esta opção, é de se esperar que as bicicleta de estrada com freios a disco estejam cada vez mais presentes no mercado. Porém, a Shimano parece realmente disposta a levar esta tecnologia para a maior quantidade de usuários possível, oferecendo opções cada vez mais em conta. Por isso, se você ainda não está pronto para ter uma estradeira com discos, é melhor se preparar.



Comentários



Relacionados