home

Shimano Fest 2019 - Destaques da Groove

Fabricante nacional renova sua linha com novas tecnologias e modelos para todos os tamanhos de bolso


26 AGO, 2019     Gustavo Figueiredo     1    
     


A Groove Bikes, marca que conta com toda a experiencia do lendário Caio Salerno no desenvolvimento de suas bikes, apresentou algumas novidades bem interessantes em seu stand no Shimano Fest 2020. Mais uma vez, o fabricante nacional realizou mudanças importantes que prometem manter a linha atualizada com as últimas tendências do mercado.

Groove Riff 70 2020

A Riff 70 é um modelo já tradicional da Groove, sendo um dos mais avançados da marca quando falamos em hardtails com quadro de alumínio. Para 2020, a marca renovou a bicicleta ao substituir o grupo SLX de 2x11 velocidades pelo novo SLX M7100 1x12. Outros detalhes como a renovação do quadro e a adição do padrão de espaçamento boost colocam a Riff 70 mais alinhada com as últimas tendências do mercado. Confira mais detalhes no vídeo abaixo:



Groove Rhythm 70 2020

A Rhythm 70, com seu quadro de fibra de carbono, saiu na frente como a primeira bike nacional a apostar no padrão de espaçamento boost ainda em 2017, o que permite criar geometrias com traseiras mais curtas e, de quebra, ainda aumenta não só a resistência das rodas como também a rigidez do quadro e do garfo. Para 2020, a máquina de XC da Groove ganhou dois importantes aliados: o novíssimo grupo Shimano XT M8100 com 12 velocidades e a suspensão dianteira Rock Shox Sid Select +, com trava remota.

Foto 73094
   Pedro Cury

Esta suspensão conta com a nova mola de ar Rock Shox DebonAir, que proporciona uma leitura de terreno muito eficiente, ótimo suporte para pedalar e a capacidade de receber os espaçadores de volume Bottomless Tokens, que ajudam a controlar a progressividade do curso - algo muito útil para ciclistas mais pesados ou muito agressivos. O controle hidráulico de compressão, retorno e trava é feito pelo eficiente sistema Charger RL.

Foto 73078
   Pedro Cury
Foto 73077
   Pedro Cury

Quanto ao grupo, o novo XT M8100 incorpora praticamente todas as tecnologias do XTR 12 velocidades, como o sistema de engates de corrente Hyperglide + e os trocadores com tudo o que a Shimano tem para oferecer em termos de tecnologia (Multi release, 2-way release e Instant Release). Além disso, o cassete é o já famoso 10-51.

Foto 73081
   Pedro Cury
Foto 73079
   Pedro Cury
Foto 73080
   Pedro Cury

Os aros WTB i25 com 25mm de largura interna são calçados com pneus Zippering Tubeless, modelo que possui talão de kevlar e composto de borracha Silica-Control de dupla densidade. Com cravos da linha central bem agrupados e com formato de triângulo invertido e cravos laterias mais espaçados, ele oferece excelente rolagem e boa capacidade de tração nas curvas, sendo um dos mais avançados da Chaoyang.

Foto 73095
   Pedro Cury
Foto 73076
   Pedro Cury

O cockpit aposta em componentes da própria Groove, com uma mesa de 80mm, guidão 720mm e selim Groove by Velo. Com esta configuração, a bike fica na casa dos competitivos 11.4kg e é adequada para quem deseja alto desempenho em competições e treinos de cross-country - trata-se de um pacote que pode rodar bastante sem precisar de nenhum upgrade.

Ficha Técnica Resumida


Quadro: Astro Fibra de Carbono Tapered Boost
Garfo: Rock Show SID Select +
Cockpit: Groove
Pneus: Chaoyang Zippering Tubeless
Peso Divulgado: 11.4kg
Preço sugerido: R$ 16.499,00

Groove Ska 90 2020

Para a temporada 2020, a Ska 90 sofreu importantes atualizações. Embora seu quadro de alumínio tapered com cabeamento interno seja o mesmo do ano passado, o modelo ganhou atualizações de componentes e cockpit. Além da nova pintura, a suspensão dianteira foi substituída por uma Rock Shox 30 Silver Solo Air, versão que conta com 100mm de curso, trava remota no guidão, controle hidráulico de retorno regulável e mola de ar, o que facilita muito o ajuste para ciclistas de diferentes pesos.

Foto 73084
   Pedro Cury

O modelo tem dois pontos que merecem grande destaque: os freios hidráulicos Shimano MT-201 da linha Acera e o novo grupo SRAM SX Eagle de 12 velocidades, uma versão levemente simplificada do NX que, segundo alguns, é até melhor do que seu irmão mais velho - as diferenças mais visíveis são o custo mais baixo e a ausência da polia que guia o cabo para dentro do câmbio. Nesta bike, a relação é feita por um cassete 11-50 com coroa de 32 dentes. Quanto aos freios, os sistemas hidráulicos da Shimano nunca falham em oferecer segurança, boa modulação e potência até mesmo em suas linhas mais simples, sendo sempre um ótimo diferencial em qualquer bicicleta.

Foto 73086
   Pedro Cury
Foto 73087
   Pedro Cury
Foto 73088
   Pedro Cury

Para oferecer um pacote com peso aceitável e boa pilotagem, a Groove apostou em um novo cockpit próprio, com mesa de 80mm e guidão com 720mm de duplas espessura. Os pneus Chaoyang Zippering com 2.2'' são mais simples do que os utilizados na Rhythm 70, mas possuem o mesmo desenho básico que proporciona uma boa rodagem e tração nas curvas.

Foto 73090
   Pedro Cury
Foto 73091
   Pedro Cury
Foto 73092
   Pedro Cury

Com este pacote, a Ska 90 pode ser uma boa opção para quem busca treinar e competir em provas de XC com bom desempenho e sem dores de cabeça, contando já com as vantagens de um grupo 1x12.

Ficha Técnica Resumida


Quadro: Groove Alumínio "Garantia Vitalícia" Tapered
Garfo: Rock Shox 30 Solo Air
Cockpit: Groove
Pneus: Chaoyang Zippering
Freios: Shimano MT-201
Preço sugerido: R$ 5.900,90

Groove Balance Bike

Foto 73093
   Pedro Cury

Para quem deseja uma bike de verdade para crianças que vão dar, literalmente, seus primeiros passos no mundo das bicicletas. A bicicleta de equilíbrio da Groove possui rodas raiadas e pneus 12'' com câmaras de ar. Por falar nisso, os pneus são feitos de borracha de verdade, algo que nem sempre acontece em bikes deste tamanho. Além disso, ela possui manoplas confortáveis e espaço para apoiar os pés.

Mais informações no site da Groove.


Comentários

  • avatar

    Edalmo Avelar   

    Edalmo Avelar   

    Bom dia , tem alguma informação sobre a Hype 90 e SK 50?
    2 mes(es) atrás - Denunciar




  • Relacionados