MENU

Shimano Fest 2014 - 5ª edição contribui com os Jogos Olímpicos de 2016

Aproveitando o apelo do Shimano Fest junto à comunidade do ciclismo, dois integrantes do Comitê Rio 2016 acompanharam os três dias (21 a 23/11) da 5ª edição do evento em Sorocaba. A dupla foi ao Parque das Águas com a missão de sensibilizar voluntários que possam atuar nas provas ciclísticas durante os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. A gerente de competição esportiva, Sandra Kawasaki esteve ao lado do britânico Paul Davis, promovido a líder esportivo do mountain bike (MTB) após integrar o Comitê dos Jogos de Londres em 2012.

imagem

"É necessário contarmos com os especialistas em cada modalidade, aqueles que já conhecem os processos da competição. O Shimano Fest nos coloca junto ao público do ciclismo e com certeza aparecerão interessados em aderir ao programa de voluntários para trabalhar no MTB, além das modalidades BMX, Pista e Estrada", relatou Sandra, bacharel em Esportes e também responsável pelo basquete e handebol. "Teremos cerca de 70 mil voluntários no Rio 2016, sendo que sete mil serão especialistas em suas áreas, inclusive médicos".

O programa (rio2016.com/voluntários) é extensivo aos Jogos Paralímpicos do Rio, a serem disputados logo após as Olimpíadas. O paraciclismo inclui provas de pista e estrada, mas Sandra também cuidará do golbol (disputado por cegos nas demarcações do vôlei com dois gols no fundo da quadra), além de basquete e rugby, ambos em cadeiras de roda, enquanto Paul desenvolverá no Brasil as experiências de ex-ciclista e de organizador do ciclismo nos Jogos de Londres, considerados exemplares pelo Comitê Olímpico Internacional. Ele chegou da Inglaterra há três semanas para ficar definitivamente instalado no Rio até os Jogos de 2016. "Temos de ser otimistas e acreditar que o Brasil fará uma grande Olimpíada", desejou Paul.

Handbike apresentada para Rio-2016

A Vemex, empresa brasileira que oferece soluções inovadoras de alta tecnologia para pessoas com deficiência física, apresentou no Shimano Fest o primeiro protótipo brasileiro de handbike (bicicleta movida a mão) para competição, fabricada com ligas leves (peças em alumínio aeronáutico, fibra de carbono e polímeros de engenharia) e componentes Shimano (câmbio eletrônico e rodas de carbono). Os paratletas Jady Malavazzi e Josimar da Silva participaram da apresentação.

imagem

"Minha atual bicicleta pesa 17 kg, enquanto a nova tem quatro quilos a menos, rodas de carbono e câmbio eletrônico. A Jady e eu vamos ganhar muito em termos de performance", destacou Josimar. "Antes de chegar às nossas mãos, a handbike passará pelo teste de fadiga, com 200 mil ciclos, para depois a utilizarmos com total segurança", concluiu.

"O empenho foi grande para apresentá-la no Shimano Fest. Esse protótipo ficará para amostra, enquanto montaremos outros para bateria de ensaios, com a primeira máquina de testes de fadiga no mundo para esse estilo de bike", revelou Breno Horta, da VEMEX. "Essa nova máquina de teste ficará pronta em janeiro e até março nossos dois paraciclistas poderão treinar. Depois incluiremos a parte eletrônica", completou.

O Shimano Fest, totalmente gratuito e destinado a todos os públicos, foi realizado pela Shimano, multinacional líder mundial nos mercados de bike e pesca, com apoios da Prefeitura Municipal de Sorocaba e da Urbes (Empresa de Desenvolvimento Urbano e Social de Sorocaba).

Fotos (5)

foto 0 -  Mais Fotos


Relacionados

Comentários

Outras notícias

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.