home

Shimano entra no mercado de bikes elétricas


2 DEZ, 2013     Guiné    



Acompanhando o crescimento mundial das bicicletas elétricas, a Shimano lança para 2014 sua linha para E-bikes, o grupo Shimano STePS, desenvolvido com a ideia de grupo de componentes de sistema integrado, o que significa que cada peça funciona melhor quando as outras do grupo estão presentes na bicicleta. A linha é um sistema que ajuda o ciclista durante a pedalada, mas se desliga automaticamente ao chegar na velocidade de 25 km/h.

Com um design compacto, o grupo Shimano STePS tem o peso de 3,1 kg, sendo um dos conjuntos mais leves deste tipo disponíveis no mercado. A compactação e a leveza no design melhoram o controle do ciclista sobre a bicicleta em todas as condições e tornam o manuseio mais fácil, abrindo oportunidade para mais pessoas de biótipos diferentes pedalarem. Em termos de variedade para o seu uso, a linha possui três modos de potência: eco (econômica), normal e high (potente). O modo preferido pelo biker pode ser escolhido por um simples toque no botão de troca; o modo econômico pode atingir uma autonomia de 120 km, o normal de 100 km e o mais potente 80 km aproximadamente. O ciclo computador do Shimano STePS dá informações sobre o modo selecionado, quantidade de carga da bateria, velocidade e distância percorrida.

A bateria tem a capacidade de 418 Wh (Watt hora) e leva quatro horas para ser completamente recarregada. A bateria pode ser posicionada em dois locais na bike: no bagageiro traseiro da bike (horizontal) e no tubo do canote (aquele embaixo do selim) vertical. Sua vida útil é de 1.000 ciclos de carga e, após isso, ela ainda recarrega com capacidade de 250 Wh.



O Shimano STePS traz a possibilidade de ser integrado ao cubo de marcha interna da linha Shimano Di2. Essa integração dá ao grupo um número valioso de vantagens. Primeiro, o cubo interno de marchas do Shimano Di2 mantém a ótima performance nas mudanças, com alta tensão da corrente, através da redução da potência do motor enquanto muda a marcha.

Além disso, o desempenho nas mudanças de marcha aliada a total integração do grupo é uma valiosa característica do sistema. Todos os componentes individuais são projetados para funcionar como um sistema sem falhas.


Outra vantagem é a possibilidade de conectar o Shimano STePS ao seu notebook ou computador pessoal, através do Shimano E-tube (software para ajustes e diagnósticos do DI2). Esse sistema fornece acesso fácil e rápido às informações do grupo, para instalação simples e configurações, como por exemplo, alterar a função dos botões de troca de potência, atualizações de firmwares e análises de diagnósticos.

No desenvolvimento de sua bike elétrica, a Shimano fez, especialmente para o Shimano STePS, uma corrente reforçada, tratada e revestida com a tecnologia SIL-TEC, pra ser utilizada apenas em bikes com pedivela de 1 velocidade (single). Os componentes do grupo são projetados para uso o ano inteiro, podendo ser utilizados em temperaturas de - 10 a 50 Cº.

Projeto piloto com BIKE&CO e ZEG

De fevereiro a agosto de 2014, a Shimano realizará um projeto piloto para o grupo Shimano STePS, com os distribuidores BIKE&CO e ZEG no mercado alemão. As duas empresas irão desenvolver e fornecer E-bikes montadas com o grupo para venda em lojas de bike na Alemanha. Além da produção das bikes, ambas empresas disponibilizarão bikes para teste (com apoio da Shimano), em suas lojas de revenda. Assim, selecionando onde os consumidores podem experimentar as bicicletas elétricas com Shimano STePS.

Frank Peiffer, diretor da Shimano Europa, explica a tática: "O mercado de bicicletas elétricas é um novo segmento para a Shimano. Nosso serviço para distribuidores, lojistas e consumidores é a chave para a introdução bem sucedida do Shimano STePS. É por isso que optamos por uma abordagem gradual. O projeto piloto terá uma quantidade limitada de E-bikes a venda, com um serviço direto de assistência técnica. Se a experiência for boa e nos convencer que o produto funciona, iremos expandir para outros lugares, além da Alemanha e o restante da Europa". O produto deve estar disponível para revenda a partir de agosto de 2014.


Fotos (3)

foto 0 -  foto 1 -  foto 2 -  Mais Fotos

Comentários



Relacionados